sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Diario do Queijo - Emmental


Ta ai um queijo que a gente aqui nao da a devida importancia, e eu acabei descobrindo o porque. Na França a gente encontra Emmental de tudo quanto é maneira no supermercado : ralado, em bloco, em fatia, etc.. quase como a mozzarella que compramos ai no Brasil (aquela amarela com agua oxigenada hehehe). Tem o gosto sempre igual e "so serve" para derreter mesmo, pra fazer um sanduba, colocar por cima do macarrao, pizza, etc... descobri que emmental é um nome generico aqui na França (assim como para outros paises da europa).. ele até recebia o nome de gruyère tb...

Mas o que acontece é que ele é um queijo Suiço, e mesmo muita gente tentando provar que ele é daqui tda França, instituiçoes que normalizam isso nao reconhecem nenhuma origem francesa desse queijo.

O Emmental é feito de leite de vaca, e é prensado e cozido.

Ele vem do Vallée de l'Emme.

Quando compramos um Emmental de qualidade, com afinagem e tudo mais, ele é bem gostoso. Tem um gosto bem longo e uma textura nao tao cremosa, mas que derrete na boca.

Ele é um AOC (desde 2004) e faz parte da santa trindade do Fondue de queijo :)

Abraços

CH

6 comentários:

Unknown disse...

Este eu também conheço e sendo assim acho que só podia ser sem importância aí.
(Estou pensando em fazer o Diário do Pão)

carlos henrique disse...

pao tb é importante...vale a pena fazer... um dia ainda posto a variedade (enorme) de paes que tem aqui, mas vou acabar o de queijo primeiro hehehehe

maria neusa guadalupe disse...

aiaiaiai..pão e queijo..pão de queijo...maravilhosas guloseimas..rs...beijos tietes.

Anônimo disse...

Que massa, Carlos. A dica, explicação e o jeito legal de escrever. Gosto longo é que demora pra sair? Ou que dura muito tempo? E o AOC é o quê?

Descer pro gorgonzola

pedro p. disse...

Foi mal, carlos!

saí anônimo!

carlos henrique disse...

Opa, entao o gosto longo é aquele que logo depois de vc mastigar e engolir ele fica mais um tempinho.... diferente do "final de boca" que é quando vem um gosto diferente, vc engole, ou esta prestes a engolir e vem um gosto diferente do que estava na boca... isso acontece muito com queijo, vinho e cerveja... faz parte da evoluçao dos aromas e sabores na boca....vale a pena ficar atento a isso quando a gente experimenta qualquer coisa :)

AOC vc viu ali no gorgonzola :)


Abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails