terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Verrine de "sopa" de pepino, leite de coco e curry

Aqui na França eles costumam servir alguns pratos em copos de vidro. Na maioria das vezes sao copos pequenos e bem bonitos (e eles chamam de verrine... normalmente serve-se como entrada ou sobremesa)... é uma maneira bem legal de apresentar os pratos... e quando servida fria, da pra fazer com antecedencia.... uma otima ideia. 


Fiz uma esses dias com uma sopa de pepino (aquele japones, verde escuro), leite de coco e curry.... ridiculamente facil de fazer. E pode ser servida quente ou fria.... fria, no dia seguinte ela fica muuuuuuuuuuuuuuuuuuito boa :

Ingredientes :

- uns dois pepinos grandes 
- uma cebola pequena "picadinha"
- 350ml de leite de coco
- uns 100ml de caldo de legumes (é meio a gosto isso ai)... nao o knor hein, é o que a gente sempre faz aqui... pra fazer rapidamente, em um litro de agua coloque : uma cebola cortada ao meio, uns 2 dentes de alho, 2 cravos, 2 folhas de louro e uma cenoura grande (esses ingredientes estao sempre à mao, entao da pra fazer rapido "sem frescura", mas se vc quiser colocar uma folha de alho poro e um talo de salsao tb é bom hehehe mas so isso ja esta bom...) leve ao fogo. Ferveu, conte 20 minutos e ja esta bom. 
- sal, pimenta
- uma colher de café de curry (eu nao sou muito chegado em curry nao, entao é meio a gosto isso ai tb)
- azeite

Preparo : 

Descasque os pepinos e corteos ao meio. Retire as sementes (é so passar uma colher raspando tudo....guarde para fazer uma salada depois). Corte "a carne" dos pepinos em cubinhos :)

Em uma panela aqueça um pouco de azeite e cozinhe a cebola (caramelize como dizem por aqui.... ficou transparente ta bom... normal, como pra fazer arroz hehehe). Coloque os cubos de pepinos. 2 minutinhos depois "abra um buraco" no meio da panela e coloque o curry. é importante "fritar" o curry ai em contato com a panela, assim ele perde aquele gosto de po.... ele vai escurecer um pouco, dai vc ja pode misturar tudo. Coloque o leite de coco e o caldo de legumes. Deixe cozinhando por uns 20 minutos. Ahhhhhh um segredo : para dar textura, eu sempre coloco batata... entao coloque uma batata média cortada em cubos. Assim que ela estiver cozida, tire a panela do fogo. Com um mixer de mao (ou vc pode bater no liquidificador tb) mixe tudo.... até ficar bem liso. Sal, pimenta (se quiser pode colocar um pouco de noz moscada tb). 

Voilà, esta pronto. Se for comer quente, sirva imediatamente, mas se for comer fria, guarde na geladeira e sirva no dia seguinte.... usei um "bastao" de cenoura para decorar...

aquele abraço

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Chique por demais..aiaiai..beijos já divinopolitanos.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails