sábado, 15 de janeiro de 2011

Mayonnaise

Pensando na saude de sua familia, meu irmao me pediu uma receita de mayonnaise caseira (pq as que a gente compra por ai tem açucar e conservantes). Passei, ele fez e deu errado (ele mudou alguma coisa pq viu na net..). Entao vai ai a receita e como fazer, facin facin :

Ingredientes para fazer um pouquinho, pq nao adianta fazer muito... nao se guarda muito tempo na geladeira nao (24h ja é muito) :
- uma gema de ovo (so a gema, sem clara ok ? hehehe)
- acho que deu uma colher de café, ou cha, de sal (é meio a gosto isso ai)
- a mesma quantidade de alguma coisa acida (pode ser limao, vinagre, eu usei vinagre balsamico... mas lembrando que o limao é um pouco mais neutro, o balsamico da um gostinho...)
- a mesma quantidade de uma boa mostarda (nao é aquela amarela da arisco nao, pelo amor de Jaga, aquilo so tem açucar e colorante)
- oleo de girassol (pode ser outro oleo tb, so nao pode ser o de soja ok ? que é uma merd.... pode ser azeite tb)

Preparo :

primeira dica : deixe tudo ficar na mesma temperatura... entao tire o que estiver na geladeira pelo menos uns 20 minutos antes de fazer a receita... tudo na mesma temperatura a chance de errar é menor.
Em uma saladeira, ou ball, coloque o sal e o acido. Dissolva o sal ai. Em sequida coloque a mostarda e a gema. Vai misturando com um fouet (pq o fouet ? pq ele vai "colocar" ar dentro dessa mistura e emulsificar tudo isso...). Tudo misturado, va colocando o oleo em um fiozinho continuo, mas nao muito rapido. E va mexendo... quando começar a emulsificar, a "pegar" o ponto, vc pode colocar um pouco mais rapido. O negocio é colocar o fio de oleo (e ao mesmo tempo mexer), parar de colocar o oleo, mexer, colocar o oleo enquanto mexe e por ai vai... até ficar no ponto que vc quer...


Eu demorei 7 minutos para fazer a mayonnaise (pq estava fazendo o video)... entao em 5 minutos esta pronto... ela esta escurinha por causa do vinagre balsamico... para guardar é so passar um filme plastico por cima e colocar na geladeira. 

Lembre-se que da para inventar moda ai tb... colocar alho, ervas, etc.... use a imaginaçao :)

Facin Facin

Abraços

CH

5 comentários:

maria olimpia alves de melo disse...

hum,vamos ver...preciso r primeiro sair para comprar uma boa mostarda...

maria neusa guadalupe disse...

Vixi..fizemos tudo errado,seu irmão e eu....rs..agora acho que acertaremos...depois te conto...beijos aprendizes

maria neusa guadalupe disse...

Voltei..rs..fui ver o vídeo..aqui passou sem som nenhum mas gostei de ver sua mão...achei a idéia supimpa...beijos admiradores.

Luís Gustavo disse...

Opa! Vou tentar de novo! Aquele vídeo que você tinha me passado tinha processador na jogada. Na tv, vi um chef fazer com processador também, mas com as claras, que segundo ele deixam a maionese mais leve. Tomei: usei 2 gemas, um copo de óleo de canola e toda força do braço direito. Vou ver seu vídeo agora, mas provavelmente bati rápido de mais e o negócio ficou parecendo sorvete de creme derretido. Não talhou nem nada, o gosto ficou sem graça, mas não ficou com textura de maionese nem... Vou tentar novamente e te conto. Valeu

carlos henrique disse...

receita infalivel :
250ml de oleo
1 colher de cha de vinagre
1 ponta de colher cha de mostarda
sal
1 gema
suco de meio limao

pra fazer é a mesma coisa. Assim que ela estiver no ponto, coloque o suco de limao. Infalivel, e bem bom.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails