domingo, 2 de janeiro de 2011

Diario do Queijo - Saint-Marcellin

FELIZ ANO NOVO !!!!!!

Enquanto eu preparo os posts das coisas boas que comemos aqui no nosso Réveillon, vou postando mais queijos (tenho varios na fila, entao vou postando para poder "fazera  fila andar" hehe)


Classssssico queijo feito aqui perto de Lyon. O Saint-Marcellin é um queijo que a gente sempre tem em casa. Ele lembra muito o Saint-Félicien, mas é mais forte em gosto e mais "amarelo"... ele é bem cremoso também, com a "casca" durinha e "mofada". 

O Saint-Marcellin era feito com leite de cabra, mas isso foi la no seculo XV... depois que uma lei de reflorestamento foi colocada em pratica, os rebanhos de cabra foram diminuindo, o que fez a produçao de leite diminuir tb... foi quando começaram a usar leite de vaca para fazer esse delicioso queijo. 

Otimo queijo para comer com pao ou para fazer molhos para acompanhar carnes vermelhas.

Ele é feito na cidade de Saint-Marcellin, aqui na regiao dos Dauphines.

Um otimo 2011 pra todo mundo !! 

Como diria um professor meu : um abraço, um beijo e um queijo para vocês !! hehehe

CH

2 comentários:

maria olimpia alves de melo disse...

E enquanto a fila anda vou me tornando uma especialista em queijos franceses rsrsrs (Ah, minha memória!)

maria neusa guadalupe disse...

Que pena que os rebanhos de cabras franceses se foram...mas esse queijo está com uma cara apetitosa..aiaiai...um ano novo cheio de delícias pra vocês....beijos animadinhos daqui.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails