domingo, 9 de janeiro de 2011

Camarao na Moranga

Falei que ia colocar receita. Bom, essa receita fiz ja tem tempo e acabei nao postando pq estou sem a foto do prato pronto. Como refiz esse prato pro réveillon, vou postar aqui a receita, mas a foto do final vai ser diferente hehe e nao tem o prato montado, o que é uma pena....

Pra matar a vontade da Iara de comer camarao, no domingo passado fiz um camarao na moranga. Tive dois problemas : achar uma moranga legal (eles vendem sempre fatiadas no mercado, e as que a gente encontra inteiras nao sao la daquelas morangonas bonitas) e achar camarao cru (por incrivel que pareça eles vendem camarao cozido !!! tanto em supermercado quanto no mercado de rua... é bem dificil achar camarao cru... mas eu achei, ufa...)

Ingredientes :

- 1 abobora moranga inteira
- 1kg de camarao (nao comprei um kilo nao, pq estava muito caro, devo ter comprado uns 600 gramas)
- umas duas batatas médias (a receita pede Maizena, e como eu nao gosto Maizena para coisas salgadas assim, eu uso batata.. pq a batata tem amido e ajuda a engrossar o caldo...)
- uns 100 gramas de creme de leite fresco (pode ser leite também, mas com creme é bem melhor, mas é meio que opicional isso)
- uma cebola média picadinha
- uns 2 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados em cubinhos
- ervas (eu usei salsinha, mas pode ser coentro tb... mas como a Iara nao gosta de coentro, eu sempre uso salsinha)
- ctupiry (eu usei o requeijao que postei aqui no blog)

Preparo :

Abobra : faça uma tampa na abobora. Reserve essa tampa. Retire as sementes com a ajuda de uma colher.


Em uma panela bem grande, ferva o suficiente de agua para cobrir a abobora. Assim que a agua ferver coloque a abobora la dentro. Coloque as batatas descascadas também. Assim cozinha tudo junto.


Da pra fazer no forno também. Usando uma moranga muito grande nao rola de cozinhar na agua, entao é so passar papel aluminio e levar ao forno à 180 graus... o tempo depende do tamanho da moranga (pro réveillon ela demorou um hora e meia para cozinhar)

Na agua, deixe cozinhar uns 20 minutos, ou até a parte de dentro da moranga estiver macia. Cuidado para nao cozinhar demais, se nao a casca vai se quebrar, e a abobora vai se desmontar toda.
Escorra. Com uma colher retire um pouco da poupa da abobora. Cuidado para nao furar a casca. Nao precisa tirar muito nao, so um tanto bom hehehe amasse a polpa da abobora e as batatas, como se fosse fazer um pure, e reserve.

Eu passei a abobora em baixo da agua fria para parar o cozimento. Mas é opcional...

Recheio :

- em uma panela coloque a polpa da abobora, as batatas (e o creme de leite se quiser). Mexa bem. Assim que levantar fervura, desligue e separe. Quando nao uso creme de leite, ou Maizena, eu pego um mixer de mao e mixo isso tudo ai, pq dai fica bem cremoso...


- limpe os camaroes (retire a casca, o rabo, e faça um corte superficial nas costas dele... assim você pode tirar o intestino, aquele fiozinho meio preto, e tudo ficara bem hehehe ah, essas cascas podem ser aproveitadas para fazer um caldo, igual aquele de galinha, mas no lugar da galinha, coloque as cascas...fica bem bom). Em uma panela com um fio de azeite, doure a cebola... coloque o alho, assim que ele soltar aquele perfume, coloque os camaroes e os tomates. Deixe refogando. Sal, pimenta.


Assim que os camaroes estiverem cozidos, coloque o creme da polpa da abobra/batata. Mexa bem. Coloque as ervas bem picadinhas. Ajuste o sal e a pimenta.


Hora de preparar a moranga. Passe o requeijao por dentro da moranga, nas paredes. Coloque ai dentro da moranga o creme de camaroes.


Cubra com o requeijao e coloque a tampa. Para a abobora ficar bonita, passe um papel absorvente humidecido com azeite em toda a casca.


 Coloque a abobra dentro de uma forma e leve ao forno (200 graus) por uns 20 minutos. Voilà, ta pronto. é so servir com arroz branco e batata palha heheehe pena que nao tinha batata palha aqui em casa (pro réveillon eu fiz batata palha aqui em casa)....

Aquele abraço

CH

ps : as fotos nao estao boas pq foram tiradas com minha maquina velha, quando ela ja estava estragando... e os textos estao misturados, tem coisa que escrevi em outubro e coisa q escrevi agora :) 

4 comentários:

Unknown disse...

Não como camarão, mas adoro moranga. Um dia vou experimentar com outra coisa...o que? Quando eu experimentar eu conto.

Delma disse...

Caique.
Fala pra Maria Olimpia que com carne seca desfiada fica bom demais.

Bom, eu adooro camuranga.Mas não dei sorte. A moranga desmorona, ou eu fico com medo de cozinhar muito, fica dura, enfim, nunca acertei o ponto certo.Parabéns! A sua parece que ficou maravilhosa.
Bjs

maria neusa guadalupe disse...

Na passagem de ano 2010 seu irmão fez a mesma coisa lá em casa...só não umidificou a moranga com azeite..ficou bom demais,como a sua parece ter ficado...beijos esclarecedores.

carlos henrique disse...

com carne seca fica bom mesmo... nossa, me deu até vontade de fazer carne seca aqui de novo :)

cozinhar moranga é chato mesmo, é por isso que quase nao faço por aqui... passar do ponto é facin facin... essa ai quase passou do ponto, a que fiz pro réveillon ficou bem no ponto, tirando o fundo que super cozinhou hehehe

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails