terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Verrine de Ovos Brouillés e creme de Champignon


Na onda ainda das verrines, fiz essa ai, facin facin :

Creme de Champignon :
- champignons de Paris, acho que usei uns 200 gramas.... use quando ainda estiverem frescos, esses ai que usei ja estavam na minha geladeira ha alguns dias (quese uma semana) e eles começam a escurecer depois de um tempo.... por isso o creme ai da foto ficou cinza escuro, normalmente, com champignons frescos, ele fica bem claro.
- leite, usei uns 500ml
- uma colher de sopa bem cheia de farinha
- 50g de manteiga
- sal, pimenta.

lave os champignons. Mixe-os em um liquidificador ou em um processador (igual a gente fez para o filet wellington). Leve à uma frigideira, em fogo médio, e deixe perder agua. Coloque um pouco de sal e pimenta, reserve.

Faça um molho bechamel (o famoso molho branco) nao tao "grosso" Ai vai uma receita que nao tem como errar : derreta a manteiga em uma panela, coloque a farinha e fique mexendo até perder o odor acido. Essa mistura ai de manteiga e farinha se chama roux, ela vai mudando de cor de acordo com o cozimento. Começou a branquear, ele ja vai perder o cheiro acido, quer dizer q ja vai estar no ponto. Adicione o leite frio e mexe até engrossar. Assim que "pegar" a textura (depois de uns 3 ou 4 minutos mexendo sem parar) tire do fogo. Coloque um pouco de noz moscada. Coloque ai dentro desse molho branco aquela pasta de champignons. Mexa bem, confira o sal e a pimenta. Mixe com um mixer de mao (ou bata em um liquidificador) para poder deixar tudo bem liso. Se quiser pode até peneirar para deixar ainda mais liso (ou passar por um pano de prato bem limpo).

Dica para o molho branco : na nossa receita ai usamos o roux quente e o leite frio. Se vc quiser aromatizar seu leito, fervendo-o com alguns legumes dentro (cebola, cenoura, folhas de alho poro, louro, etc) e for usar o leite quente, o negocio é usar o roux frio. Faça a mesma coisa que vc fez para fazer o roux (manteiga mais farinha) e deixe esfriar. Assim seu molho nunca vai empelotar e sempre vai ficar bem liso (roux quente/leite frio , leite quente/roux frio)

Ovos Brouillées : sao os ovos mexidos mais cremosos que vcs vao comer na vida hehehe

- ovos (eu usei dois)
- azeite
- sal, pimenta

em uma panela coloque um cadin de agua e leve para ferver. Em uma saladeira de "ferro" hehehe de inox na verdade, que possa ir ao "quente" coloque os ovos e um fio de azeite. Voce vai cozinhar esses ovos  em banho maria. Entao, coloque esse recipiente em inox em cima ai da panela da agua fervendo e va mexendo sem parar. Os ovos vao começar a cozinhar, va mexendo, mexendo, até ficar na textura que vc queira.... lembrando que quanto mais tempo ele ficar ai mais seco ele ficara...

dica para o banho maria : o recipiente com agua tem que ser sempre menor que o recipiente que contem "a coisa" a ser cozida... isso ajuda na hora de nao encostar, de forma nenhuma, o recipiente com o conteudo a ser cozido na agua.... por varios motivos : encostando na agua isso pode acelerar o cozimento, pode acontecer de entrar agua na sua comida, etc....

voilà, agora é so montar a verrine :

eu coloquei o creme de champignons no fundo, até quase a metade. Fiz uma camada de migalhas de pao (que nao esta muito visivel na foto). Cobri com os ovos e por cima coloquei sementes de girassol, pimenta caiena e pimenta biquinho.

bem bom, ahhh servir quente :)

abraços

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Sofisticado pra mim,pobre mortal..rs..mas gostoso...beijos nadacozinheiros.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails