sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tarte Tatin

Voilà a receita da famosa Tarte Tatin... ja aviso : nao faço da maneira tradicional. Pra falar a verdade, prefiro assim, do meu jeito :) la vai :

Ingredientes

- 5 maças
- 30 g manteiga (ou 50g hehe)
- 40g mel
- 100 açucar.
- limao, se precisar.
- "uma" massa brisée

Preparo :

Descasque as maças, e corte em gomos... nem pequenos nem grandes. Coloque na agua em quanto for cortando para nao escurecer....

Em uma panela, ou frigideira, coloque o mel e a manteiga e deixe derreter. Mexa um pouquinho para ajudar. Coloque as fatias de maças e ai e deixe cozinhando em fogo médio pra baixo. Eu sempre tampo, pra nao secar muito e nao queimar :) fique de olho.

Assim que ficarem prontas (elas começam a ficar transparentes) deixe as maças de lado (se suas maças forem bem doces, pingue ai umas gotas de limao para dar uma acidez legal). Em outra panela coloque o açucar e faça um caramelo. Assim que caramelizar, coloque as maças (e o liquido delas) ai dentro desse caramelo. Tire do fogo e mexa delicadamente.

Pegue um tabuleiro legal, redondo de preferencia, dê uma besuntada com um cado de mainteiga. Coloque as maças, bem bonitas e "despeje" o liquido (o caramelo mais aguado na verdade hehe) que sobrou na frigideira/panela em que vc cozinhou as maças.

Abra a massa da espessura que quiser, cubra a forma e com um garfo faça uns furinhos ai para tudo nao explodir. Leve ao forno (pré aquecido à 180C). Assim que a massa dourar, ta pronto.

Desenforme e coma quente :)




Olha que beleza.

A Tarte Tatin tem esse nome pq ela é assado ao inverso, a massa fica em cima, e o recheio em baixo. Mas assim que ela fica pronta, a gente volta com ela para o "estado" natural das coisas :) 

Abraços

CH

2 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Delícia..por um pedaço bem grande,esqueço que sou diabética...beijos doceiros.

Iara Fonseca Schmidt disse...

Virei a maior fã de torta de maçã depois dessa receita ! hehehe Bom demais babys :)

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails