quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Natal - Confit de Pato

Depois dos aperitivos e da entrada, fomos ao pato, opa, ao prato : Confit de Pato.

é bem facil de fazer, mas toma um tempo danado, mas vale a pena, é muito bom. Aqui eles vendem o confit de pato em lata, que nao sao ruins, alias sao bem bons, mas eu queria fazer desde o inicio. Segue ai a receita :

Ingredientes :
- coxas de pato (uma por pessoa esta bom, eu usei 3)
- sal grosso
- ervas (nao encontrei ervas frescas, entao usei umas ervas secas que tinha aqui em casa)
- alho bem picadinho
- azeite
- gordura de pato ou de ganso (no Brasil a gente acha facil gordura de porco pra vender, aqui se acha facil a de pato... mas se você nao achar a gordura de pato, logo logo te mostro como "fazer" a gordura).

Preparo :

Em um recipiente coloque as coxas e tempere com sal grosso. De uma esfregada para poder espalhar bem. Na parte da carne, passe bem o alho e as ervas (nessa hora você pode colocar outras coisas também nessa marinada seca : cebola, alho poro, louro, cenoura, etc. eu nao tinha nada disso hehehe entao nao coloquei... você pode colocar outros temperos também, como noz moscada por exemplo). Passe um fio de azeite, cubra com um pano ou filme plastico e deixe na geladeira por 24h...



No outro dia, lave bem as coxas. Nao deixe nada "grudado" nelas, porque se nao vai queimar no cozimento... Seque-as com papel absorvente e reserve.




Pre-aqueça o forno à 150 graus.

Coloque a gordura dentro de uma panela, e deixa derreter até atingir a temperatura de 70 graus, ou 80 (bom, com termometro a receita fica mais facil ainda de fazer, mas como nao tenho termometro, foi tudo no olho... derreteu e começou a querer ferver, desligue, ja esta bom).


a gordura de ganso


poe na panela

deixe derreter tudo

Se você nao achar gordura de pato assim o que rola de fazer é : comprar um pato gordo inteiro, cortar o que te interessa (coxas e peito) e separar toda a gordura q você conseguir cortar. Assim que você reunir o maximo de gordura, coloque-a em uma panela e leve ao fogo (baixo) e deixe derretendo. Ela vai ficar igual a essa ai da foto. 


Coloque as coxas dentro de um recipiente relativamente fundo com o lado da pele para cima. Despeje a gordura derretida por cima, até cobrir tudo. "Tampe" com papel aluminio o seu recipiente (ou se ele tiver tampa, tampe-o) e leve ao forno. Bom, agora é que sao elas... com termometro o negocio é ficar vigiando para deixar a temperatura do oleo entre 70 e 90 graus. No olho é mais dificil, como eu fiz ? durante uma hora e meia deixei o forno a 150 graus. Durante mais meia hora deixei à 200 graus. Durante meia hora deixei à 180 e durante a meia hora final à 150 graus (ou seja 3h no forno). Quando der 2h de cozimento, tire do forno e corte um pedacinho para saber se esta cozido.

Se ela nao estiver bem macia deixe até completar as 3h que eu fiz a descriçao ali em cima.

Ficou pronta ? coloque as coxas, com a pele voltada para cima, em um tabuleiro (eu sempre forro com papel manteiga para nao sujar muito). Com o forno no maximo (200 ou 250 graus) coloque as coxas la dentro (aqui os fornos sao eletricos, entao na parte de cima tem uma resistencia, e colocando bem proximo à ela, as coxas vao ficar crocantes mais rapidamente.... no forno a gas nao sei como fazer... acho q da quase na mesma, so vai tomar um pouco mais de tempo...). Assim que elas estiverem bem crocantes, tire do forno e sirva.

Eu servi com batatas e alhos assados (coloquei 3 batatas e dois alhos "em camisa", ou seja, com a ultima camada de casca, dentro de papel manteiga, e levei ao forno durante a hora final de cozimento do pato).



Mas qual a caracteristica marcante do Confit ? essa :


Ta escuro mas da pra ter uma ideia da delicia que é :)


Voilà !

Um prato para ficar na memoria hehehe vai ser bao !!!!

Abraços

CH

3 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Delíciaaa!!!!!Estou sem net..só no final de janeiro agora....tentarei ler lá em Udia....beijos tietes.

Unknown disse...

Deve ser uma delícia embora eu não coma pato - e depois também aboli certos alimentos de minha vida já que estão acabando comigo. mas só de ler eu fico satisfeita.

Iara Fonseca Schmidt disse...

Nossa Senhora da Boa Comida !!! Esse jantar de natal estava simplesmente delicioso!!! Ta super de parabéns babys .... pelo "pato" e pelo blog que ta chic demais ! heheh

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails