quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Prato 3 em 1 : torta

Lembram do Frangao de domingo ? entao, gosto de fazer frango assim para comer fresquinho, saido do forno, mas adoro os restos também !!! pq ? pq da pra fazer 3 pratos com esse frango. O primeiro, claro o frangao assado, o segundo uma torta e o terceiro uma sopa....

vou mostrar a torta hoje, e depois posto a sopa.

Ingredientes

massa :

- 500g de farinha de trigo
- 250g de manteiga cortada em cubos
- 50 ml de leite
- 2 ovos
- sal (so um cadin)

recheio :

- o que sobrou da carne do frango, desfiada (guarde os ossos !!! é para a sopa)
- os legumes que sobraram do frango
- so um pouco de creme de leite fresco
- ervas, usei basilico (manjericao)
- eu coloquei também um pouco do pimentao confit (que fiz no ultimo post)
- sal, pimenta

Preparo :

Faça o recheio antes. Com um garfo amasse os legumes que sobraram (pode até ajudar com uma faca, picando bem picadinho).


Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira, e doure um pouco esses legumes (eles ja estao cozidos, entao o negocio é so dar uma corzinha mesmo...). Corou, coloque o frango. Igual, corou, coloque o pimentao confit (ou mesmo milho, ervilha, o que quiser). Eu coloco um pouco de creme fresco para nao deixar tao seco, mas pode ser molho de tomate também, mas so um cadin. Coloque as ervas, acerte o sal e a pimenta.


Separe, e deixe esfriar um pouco.

Massa :

Coloque a farinha em um ball. Adicione a manteiga. Va espremendo com a mao. é meio que ir apertando a manteiga na farinha. Ficou tudo misturado, parecendo migalha de pao (mais ou menos hehehe) ?


Coloque o leite, e os ovos. Agora é amassar, mas delicadamente, a gente nao quer trabalhar a massa e fazer desenvolver o gluten. Vai ficar parecendo um bloco, homogeneo, mas meio rachado. Espalhe um pouco de farinha na mesa e coloque a massa ai so para dar apoio. Aperte dos lados, em cima, em baixo, enfim, para ir deixando o bloco mais compacto.


A massa pronta, enrole em filme plastico e leve a geladeira por uns 20 minutos. Retire da geladeira e abra a massa. Tem duas maneiras de fazer isso. Uma, é a classica : um pouco de farinha na mesa, e passar o rolo. A outra é ir cortando pedaços da massa e ir montando na forma. Tipo um quebra cabeças mesmo. Essa segunda maneira é mais facil, pq essa massa é meio complicada de abrir no rolo.

Eu abri no rolo. Faço assim : corto metade da massa, e vou abrindo devagar (passe farinha na mesa e no rolo). O negocio é abrir um pouco, virar a massa, passar um pouco defarinha (na massa), e abrir mais um pouco. Va fazendo assim, pq assim ela nao gruda na mesa.



 Nao abro muito fina também nao. Coloque a massa em uma forma com fundo removivel. Nao precisa untar, ja que a massa tem bastante manteiga..

Sobra um monte de massa né ? nao tem problema nao, a gente vai fechar a massa mesmo...

Coloque o recheio dentro da massa. Eu coloquei um pouco de parmezao ralado por cima. Mas so depois que eu fechei a massa é que eu vi que nessa hora pode ficar muito bom se colocar um molho branco (béchamel). Fazendo o molho branco e deixando esfriar, ele fica mais durinho, dai da pra rechear tranquilo a massa.


 Feche as sobras de massa sobre a torta.


Ficou esse buraco né, dai é so pegar um pedacinho de massa, abrir, e fazer uma emenda.... pegue mais pedaços de massa e faça uma decoraçao....para "colar" a massa sobre ela mesma, use agua. Passe so um pouquinho que ela gruda... nada de usar ovo....

Dai é so levar ao forno por uns 30 ou 40 minutos, à 180 graus.


Voilà.... se quiser pode passar ovo em cima da massa antes de levar ao forno, para ficar mais corada...

Aquele abraço

CH

ps : se você colocar uns 250g de açucar glace na massa, da para fazer tortas doces com ela também.

5 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

HUMMMMMMMMMMM..me deu saudades da torta de repolhos que eu fazia na década de 80..rsrs...a sua está maravilhosaaa....beijosadoradoresde torta.

Iara Fonseca Schmidt disse...

vc errou a mão nessa torta babys... ficou boa demais ... falta fazer o post da sopinha tbm né? adoooro tudo!

Tiago Lopes disse...

fantastico.............

Tiago Lopes disse...

fantastico.............

carlos henrique disse...

opa obrigado...e volte sempre :)

abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails