sexta-feira, 4 de março de 2011

Jantar Instituto Paul Bocuse 3


E la fomos nos a mais um jantar no Instituto Paul Bocuse, aquele que ja contei para voces nao so uma, mas duas vezes :). Dessa vez fomos com mais dois casais de amigos para provar o menu surpresa do restaurante experimental. O jantar foi otimo como sempre, mas dessa vez tivemos algumas bolas na trave, entao, de um jantar nota 100 passou a ser um jantar nota 99,5 hehehe

Eramos :
Nico e Hélène

Iara e eu

Estelle e Sergio


Vamos ao menu.


De Mise en Bouche (um aperitivo) tivemos uma Focaccia "recheada" com uma compota salgada de cebolas... muito bom !!! Ponto fortissimo da noite :)

Ess ai foi a minha entrada : Artichaut en velouté, en royale, poêlé et cru en salade. Noisettes du Piémont torréfiées. Rissole de foie gras. (Alcachofra em varios estados :  em velouté, ou seja um creme que foi "levantado", aerificado, com creme de leite fresco ; em um "pure" leve ; cru e na salada + Castanhas do piémont torradas e um maravilho Rissole de foie gras... nossa, tava muito bom esse Rissole !!!)
O velouté estava muito bom, mas com o gosto de creme muito acentuado, e a textura tb... o que é um pouco desagradavel... o ponto forte foi o Rissole, estava de comer ajoelhado hehehe

Essa foi outra entrada, que a Iara comeu : Noix de
Saint Jacques en croûte de noisette. Salade de légumes croquants des maraîchers d'Ecully. Vinaigrette à la betterave et huile de truffe.
(Vieiras em crosta de amendoas, salada, vinaigrette de beterraba e azeite de trufas... tinha umas lascas de trufas tb !! otimo prato, tava muito bom !!!)
Entrada perfeita, bem equilibrada com otimos sabores !!!


Esse foi o meu prato : Râble de lapin farci aux verts. Epaule fondante mitonnée, servie sur pain toasté. Ragoût de Casareccia aux saveurs de sud (o nome é mais complicado do que realmente é o prato : Râble, o lombo quase, de coelho recheado com espinafre e outras coisas verdes + a perna do coelho bem cozida, bem macia servida sobre uma fatia de pao + figado + molho + esse prato ai de baixo :

Massa cozida como um rizoto (nunca tinha pensando em fazer massa assim, uma otima ideia) com tomates secos, basilico, azeitona... uma delicia !!! 
O ponto fraco do meu prato foi o recheio do coelho, estava muito salgado !!! A massa e a "torrada" com a carne de coelho estavam otimos !!


Esse foi o prato da Hélène : Blanc de bar snacké. Poulpes, coques, palourdes, couteaux et brocolis cuisinés ensemble. Jus de coquillages acidulé ( Resumindo : varios frutos do mar com brocolis e um "caldo" de "conchas" com limao...) 
nao experimentei esse, mas a Hélène e o Nico falaram que estava muito bom, mas um pouco salgado tb.

Esse foi o Sergio que comeu : Pavé de lieu jaune de ligne cuit côté peau. Pomme paille. Lentilles de Berry assaisonnées de Chorizo (resumindo : peixe cozido somente do lado da pele, batata palha e lentilhas temperadas com chorizo).
Nao experimentei, mas ele disse que estava muito bom.

Esse foi o da Iara... se alguem se lembra da primeira vez em que fomos la, nos comemos esse mesmo prato : Jarret de veau braisé au four, puis galcé à blond. Gnocchi de pommes de terre. Blac de blettes fondants, le vert comme des épinards. Jus/sauce tomaté. (Seria mais ou menos o musculo da canela do vitelo, servido com gnocchi de batata + um legume que se chama blettes, e espinafre). 
Estava gostoso, mas o Jarret estava muito salgado, muito mesmo. 

Essa foi a sobremesa do dia : um bolo de chocolate servido com mousse de chocolate e laminas de chocolate... e um pouco de creme ingles. O mais legal dessa sobremesa é que a gente acha q ela vai desmontar na primeira colherada... o que nao acontece !! estava bem boa...

é isso ai, foi um otimo jantar na compania de amigos :) 

Até a proxima Instituto Paul Bocuse !

Abraços

CH

6 comentários:

Delma disse...

Caique
Só isto de Artichaut en velouté, en royale, poêlé et cru en salade. Noisettes du Piémont torréfiées. Rissole de foie gras.?

Fiquei com peninha de vc, encarar aquele tico de comida, apesar dos outros pratos rsrsrsrs
Bjs

carlos henrique disse...

parece pouco, mas nao é... juntando tudo, no final a gente esta bem satisfeito, sem estar cheio...pq é aperitivo + entrada + prato + sobremesa fora o pao que a gente vai usando para "limpar" os pratos hehehe e entre cada prato tem pelo menos uns 5 mintuos de intervalo, o que vai acalmando a fome

mas obrigado pelas palavras de apoio :) hehehe

bjos

CH

maria neusa guadalupe disse...

O problema foi o sal demais...vcs reclamaram???As fotos estão perfeitas e me deu vontade de provar tudim,depois que tirassem o sal..rs..beijos quasefranceses.

maria neusa guadalupe disse...

Voltei: me esqueci do principal: a presença de amigos..isso é tudo de bom...beijos amigáveis.

Unknown disse...

As fotos ficaram lindas...

Iara Fonseca Schmidt disse...

'Se damos bem' na foto e o jantar, né babys ?! hehehe .... Tava tudo bem gostoso, apesar do excesso do sal, aproveitamos como sempre ! E ja estou na espera pro proximo desses !

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails