segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Natal - Escargots, Ameixas e Cappelletti

Espero que todo mundo tenha passado um bom natal :) 

Nos aqui passamos otimos momentos e comemos super bem. A Clara irma da Iara esta por aqui também...

No dia 24 passamos com a familia de nossa amiga francesa Henriette. Comemos muito hehehe de aperitivo tivemos tartare de salmao (salmao cortado em cubinhos com varios temperos), salmao defumado e o famoso fois gras (a maneira como se faz é horrivel, nunca compro, pq nao concordo... mas quando tem para comer, e ainda por cima de otima qualidade, eu nao recuso hehehe pq é bom demais !!) tudo acompanhado de muito pao. De entrada tivemos quenelle (tipo um gnocchi, com farinha, manteiga e caldo de peixe...) ao molho de tomate. O prato foi um filet mignon de boi assado dentro do brioche + vagem... de sobremesa varios bolos e marron glacé (bom com força). Tudo isso servido com os melhores vinhos franceses como um Vosne-Romanée  por exemplo (vinho considerado um dos 10 melhores da França.....otimo vinho).

Dia 25 fizemos o um jantar aqui em casa. Vou postando aos poucos o que fizemos. 

De aperitivo Escargots e ameixas enroladas com bacon. Os Escargots eu comprei no mercado e as ameixas sao faceis de fazer : pegue uma ameixa seca (sem caroço) e enrole com um fatia de bacon bem fina. Leve ao forno até ficar bem crocante...

Tudo isso com Champagne e a mesa super decorada pela a Iara

A entrada foi otima também : Cappelletti  recheado com abobrinha, champignon e Brie de Maux servido com uma reduçao de balsamico e vinho tinto :) 

Servido também com uma "telha" de parmesao 
Receita :

Massa : 
- agua morna (nao tenho ideia de quanto usei)
- farinha (usei 200g para fazer 6 grandes cappellettis, e ainda sobrou massa)
- azeite (usei umas duas colheres de sopa, mais ou menos)

Essa massa fica bem leve e bem boa. Misture o azeite na farinha e va colocando a agua aos poucos. A massa tem que ficar lisa e um pouco dura (mais dura que massa de pao por exemplo... ela nao pode ficar colando na mao, você pode colocar mais farinha se achar que colocou muita agua). Amasse bastante, faça uma bola e coloque dentro de um pano para deixa-la descansando um tempo (nao muito, 30 minutos ja esta bom). 

Recheio : 
- 1 terço de uma grande abobrinha
- uns 3 champignons de Paris grandes
- queijo Brie de Maux
- sal, pimenta

Tire a casca da abobrinha. Corte em tiras finas (o que eu faço é tirar lascas com o descascador de legumes e depois cortar com a faca, fica bem fininho). Corte bem os champignons, se quiser pode até passar no processador. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e cozinhe a abobrinha e o champignon, até eles perderem bastante agua. Sal, pimenta e reserve.

Champignon e abobrinha bem cortadinhos. 

Montagem : 

Abra a massa (com um pouquinho de farinha no plano de trabalho) e faça assim : 



Ha, viu ?! UpGrade do Gourmet Glutao :)

Segredos : use agua como "cola". Dai é so apertar um pouquinho que fecha. Passe um pouco de agua para servir como cola também na hora de dar forma ao Cappelletti. é so passar na pontinha e fechar. Nao coloque muito recheio pq fica dificil de fechar depois...

Facin Facin. 

Fiz dois para cada :)


Agora o molho : 

Na frigideira que vc fez os legumes, coloque um pouco de vinagre balsamico (eu coloquei uns 50ml, ou nem isso) e leve ao fogo. Ele vai começar a reduzir e vai começar a ficar mais espesso. Nessa hora coloque um pouco de vinha tinto (devo ter colocado os mesmo 50ml) e deixe reduzindo. Quando começar a ficar um pouco mais espesso de novo, tire do fogo e experimente. Nao sentiremos o gosto do alcool, so dos açucares do vinho e do vinagre... e um pouco de acidez. Ele fica com uma textura otima e nao precisamos colocar nem sal nem açucar. Delicia de "molho"... molho no Brasil é algo que vai realmente "molhar" a coisa... esse da so um toque, e nao deixa tudo ficar seco.... além de ser bonito. 

Cozinhe os cappellettis em agua fervente (com um pouco de sal), coloque no prato e decore. Sirva correndo para nao esfriar :) 

Ah, para a "telha" de parmesao, é facin... rale um tanto bom de parmesao e coloque em cima de uma folha de papel manteiga (espalhe de maneira a conseguir uma camada nem tao fina, mas nem tao grossa). Leve ao forno (logico, dentro de um tabuleiro). Quando começar a corar, tire e deixe esfriar. Dai é so desgrudar do papel manteiga, quebrar como quiser e decorar seus pratos :) 



Otimo prato. Facil de fazer e bom para impressionar seus convidados :) e você pode rechear como quiser... ou fazer outros molhos também.... essa massa caseira é bem boa, leve, facil e rapida de preparar... e o mais importante : de abrir hehehe aquela feita com ovo (que é muito boa) é dificil de abrir, essa é mais facil hehehe

Abraços natalinos pra vocês... no proximo post coloco o que comemos como prato.

CH   

Um comentário:

Iara Fonseca Schmidt disse...

Muito bom mesmo e aprovadooooo !

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails