domingo, 5 de dezembro de 2010

Diario do Queijo - Bleu de Gex


Continuando a degustaçao de queijo. Queijo de hoje : Bleu de Gex



Ele é um queijo "azul" (com "ranhuras" de "mofo" hehehe ele usa por exemplo a pelicillium roqueforti) de massa dura. é interessante experimentar um queijo bleu de massa dura, normalmente ele tem a massa mole, assim como o roquefort e o gorgonzola.

O Bleu de Gex é feito de queijo cru de vaca (principalmente as da raça montbéliarde ou simmental). Ele é produzido em uma regiao aqui da França que se chama Jura (uma regiao montanhosa... de otimos vinhos, com caracteres bem interessantes).

Ele é também um AOC, que recebe o nome de Apelaçao de Origem Controlada de Bleu de Gex, ou Bleu de Septmonsel, ou ainda Bleu du Haut-Jura. A historia conta que ele começou a ser feito no seculo XIII, pelos monges da abadia de Saint-Claude.

Ele é bem seco, e tem um toque de nozes, ou castanhas no fim. A parte mais interessante do seu gosto é o "fundo de boca" (o gosto que fica na boca). Mas no mais, ele nao é fote como os queijos azuis normalmente o sao. 

Um bom queijo, mas diferente (acho que essa é a marca registrada dos produtos do Jura...). 

Aquele abraço

CH  

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Mais um queijo com cara de bom demais..rsrs...minha coleção de bom gosto está aumentando...beijos apaixonadosporqueijos.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails