sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cozinha de Legumes : Berinjela Gourmet ?


Vendo alguns videos na internet topei com um chef Francês, muito bacana : Alain Passard. Ele tem um restaurante 3 estrelas Michelin em Paris chamado L’Arpège. Desde 2002 ele retirou carne vermelha do menu (mas ainda serve peixes e afins) para começar uma cozinha de legumes. Essa passagem para a cozinha de legumes virou tendencia nos restaurantes top (Alain Ducasse também fez isso). A ideia é que legumes são rapidos de cozinhar, oferecem milhões de possibilidades, desafiam a criatividade do chef, são saudaveis, respeitam a terra (claro, quando são bio), diminui o consumo de carne vermelha, valorizam o agricultor, e por ai vai. 

Fiquei bem animado com a ideia de explorar mais os legumes, e ir tentando fazer coisas legais (principalmente por aqui, onde temos uma variedade boa de legumes nos mercados...). O que eu gostei da cozinha de legumes é que ela não é uma cozinha vegetariana. Bom, é e não é. Eu acho que "vegetariana" carrega um pouco de ideologia (se a gente concorda ou não, isso não importa). Não sou contra o consumo de carne, mas diminir esse consumo faz bem pra gente e pro planeta também. E acaba levando a um consumo mais consciente da carne (acabamos comprando menos, e entao vamos atras de carnes melhores, vindas de animais criados soltos, comendo coisas naturais, etc.).

Ah sim, e fica mais barato também :)

Ai vai o que fiz outro dia :

Berinjela sobre um creme de Butternut 

Butternut é um tipo de abobora, otima para fazer sopas, cremes, caldos... ele fica bemmm lisa depois de mixar. Facin de fazer :

é so cozinhar a Butternut (ja sem casca, sem sementes e cortada em cubinhos) em um caldo de legumes (acho que ja passei a receita por aqui... bom vou acabar passando de novo qualquer dia desses entao... pode cozinhar a Butternut na agua mesmo... mas no caldo fica melhor). Assim que ela ficar macia, bata a abobora no liquidificador. Dai a espessura do caldo vai depender da quantidade de liquido que você for adicionando. Eu gosto do creme um pouco mais espesso. Jogue ai no liquidificador um bom pedaço de manteiga, ajuste o sal e pronto.

Para a berinjela, é so lavar e cortar uma berinjela pequena em 4 pedaços (pela a metade, e depois cada metade pela a metade), "jogar" um pouco de sal nesses quartos de berinjela e deixar descansando alguns minutos (20 ja esta bom). Aqueça bem uma frigideira, coloque so um fiozinho de azeite e doure a berinjela por alguns minutos em cada lado (uns 2 minutos de cada "lado de dentro", e uns 2 do lado da casca). O ideal (pra mim) é que ela fique macia por fora, e um pouco crua por dentro. Assim que ficar pronta, faça alguns cortes (pra ficar mais facil de comer, e mais bonito também).

Coloque o creme de Butternut no fundo do prato, a berinjela por cima, e decore com sementes de abobora secas e um pouco de pimenta (d'espelette no meu caso).

Bemmm bom.

Abraços

CH

6 comentários:

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi? Antes de ler o post e só olhar a foto distraidamente, eu, pensei que eram laminas de amêndoas ao invés de sementes de aboboras... bom fim de semana para você!

carlos henrique disse...

Ola !

Laminas de amendoas (castanha de caju, semente de girassol, etc.) podem funcionar muito bem também :)

Bom fim de semana para você também.

Abraços

CH

Adriano Vilhena disse...

Ficou bonito meu caro!!! Boas idéias na cabeça vc me trouxe!!! Obrigado e um grande abraço!!!

carlos henrique disse...

Bom demais !!! fiz outras coisas com "essa cozinha de legumes", vou postando aos poucos... depois quero ver no seu blog quais ideias foram essas :)

Abraços

CH

Adriano Vilhena disse...

é uma pena que não encontro esta abobora por aqui, ela tem uma cor linda!!! e a pimenta que vc usa muito por aí, (d'espelette ) é tipo uma dedo de moça??? é forte??? Abraços!!

carlos henrique disse...

Que pena mesmo Adriano que vc nao ache a abobora por ai...

A pimenta d'espelette é uma pimenta basca, ela é meio grande, gorda e escura :) foi a primeira pimenta a receber um AOC... ela tem um gosto peculiar, sem arder muito... e é muito perfumada. Normalmente a gente acha pra comprar seca e em po.

Deve achar ai no BR, deve ter em lojas de produtos importados... imagino que deva ser caro :( mas vale a pena, ela é muito boa.

Abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails