segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Jantar aqui em casa


Uma breve pausa nas receitas do casorio...

Sabado (ja tem duas semanas ja) a Sylviane e o 'Patu' (donos do jardim onde fizemos nosso casorio) vieram aqui jantar com a gente. No menu :

Entrada : julienne exotica lol (manga, cenoura, pepino e palmito cortados em julienne... ah sim, com mâche, uma folha verde de inverno daqui... faltou um tomatinho ai né, pra dar uma cor... mas não tinha aqui em casa... e eu esqueci de comprar) com uma vinaigrette de maracuja e tapioca com manteiga.

é soh cortar os legumes (e a manga) bem fininho.

DICA : corte os legumes/frutas uma boa meia hora antes das pessoas chegarem. Dai coloque a cenoura, o pepino, e a mâche (ou outro legume ou verdura crua) em agua com gelo (não precisa fazer isso com a manga, nem o palmito... pra eles, é so colocar na geladeira, cobertos com um filme alimentar). Na hora de servir é so secar e montar o prato. Vai tudo ficar bemmm crocante e guardar a "frescura" :)

Vinaigrette : passe as sementes do maracuja em uma peneira, para recuperar o suco. Coloque duas ou tres vezes a quantidade de suco em azeite. Sal, pimenta. Misture bemmmm. Esta pronto (pode colocar mel se quiser, ou mesmo mostarda... ervas, o que quiser).

Tapioca : eu roubei nessa :) a Iara trouxe do Brasil uma "farinha de tapioca pronta". Mas tapioca é muito facil de fazer. é so umedecer o polvilho pra fazer a goma. Existem um milhão de videos no youtube que mostram como fazer isso. Dai é so peneirar na frigideira quente, e voilà. Eu so passei um pouco de manteiga dentro, e dobrei.

Prato : bobo de camarao (servido na moranguinha :) ) e arroz com castanha de caju.

Arroz : é so fazer o arroz do jeito que você gosta (eu fiz integral, com cebola e tals). Pode fazer uma hora antes dos convidados chegarem. Assim que for servir, esquente o arroz (ou na panela mesmo ou em um frigideira) e coloque ai as castanhas de caju. Eu coloquei um pouco de cebolinha no final também.

Bobo : ja passei a receita aqui. Mas para as aboboras, eu fiz algo melhor dessa vez. Limpe a abobora (média ou pequena, com uma grande não vai funcionar muito não). O que eu fiz foi cozinha-la no vapor. Bemmmm mais rapido, e bemmm melhor do que no forno. Para essas pequenas, 5 ou 7 minutos foram o suficiente. Com o plus de mesmo a casca ficar boa de comer... o "ponto" é quando a faca estiver entrando com um pouco de facilidade (mais não muita) na carne da abobora. Dai é so retirar do vapor, e deixar esfriar. Da pra fazer isso com bastante antecedencia (no meio da tarde por exemplo). 
Quando estiver servindo a entrada, passe um pouco de azeite em um guardanapo e "besunte" toda a casca da abobora. Coloque o creme de camarão dentro dela, e leve ao forno (à 150°C). So para esquentar. Esse azeite vai deixar a abobora mais bonita, bem brilhante. 
Logo na hora de servir, passei uns camarões maiores no azeite com pimenta Cayenne, e sal.

A Iara não gosta de coentro, então cortei um pouco e coloquei de lado, para quem quiser colocar um pouco...

Sobremesa : bavaroise de queijo minas (em cima de um crocante de biscoito), calda de goiabada e uma telha de amendoas pra decorar.

Não quis fazer um pudim de queijo, acho muito doce, então fiz uma bavaroise, que é tipo de  creme meio "apundisado" :) bemmmm mais leve.

Ingredientes :

Para o crocante de biscoito

100g de biscoito de manteiga (ou margarina, ou canela, etc.)
50g de manteiga, em pomada.

Bata os dois em um mixer. Coloque em uma forma (forrada com papel manteiga), deixe da espessura que quiser. Leve ao forno (à 180°C, ja pré aquecido). Uns 10 minutos ja esta bom. Deixe esfriar.
Dica se for cortar em circulos como eu fiz, o melhor é cortar enquanto estiver quente... dai quando esfriar é so destacar. Se for fazer uma forma grande, é so espalhar bem o biscoito nessa forma, levar ao forno e deixar esfriar.

Bavaroise de queijo

1 folha e meia de gelatina (3g mais ou menos)
45 ml de leite
60g de queijo minas meia cura ralado
20ml de leite (coloquei dois leites, eu sei, separe mesmo assim)
125g de creme de leite fresco
20g de açucar

Hidrate a gelatina em agua fria por uns 10 minutos. Enquanto isso : bata em um mixer o queijo e os 20ml de leite. Vai formar tipo uma pasta, com a textura tipo de um creme de leite. Reserve. Ferva os 45ml de leite. Retire a gelatina da agua, esprema bem e coloque no leite fervido (fora do fogo). Mexa bem, e deixe esfriar um pouco (uns 5min). Misture o queijo/leite na gelatina/leite. Mexa bem. Bata o creme de leite fresco em chantilly (com o açucar).
DICA : o creme de leite fresco tem que estar bemmm frio. De preferencia, coloque uma vasilha com um pouco de gelo e agua em baixo da "saladeira" em que você vai bater a chantilly (na mão ou no fouet élétrico). Vai mais rapido assim... e va colocando o açucar aos poucos.
Misture a chantilly com os demais ingredientes. Mexa com cuidado.
Dai é so despejar na forma com a base de biscoito, ou em circulos, também ja com a base de biscoito.

Leve à geladeira. Umas 2h no minimo.

Calda de goiabada

Goiabada (corte em cubos... eu usei uns 300 gramas)
agua fria (devo ter usado uns 150g)

Coloque a goiabada em uma panela (em fogo médio) com um pouquinho so de agua. Va mexendo, assim que for esquentando, e começar a derreter, va colocando mais agua, sempre aos pouquinhos. Quando chegar a textura desejada, esta pronto. Para "aperfeiçoar" o creme, pegue um mixer de mão e dê uma mixadinha ai... pra ficar bonito... deixe esfriar... eu prefiro servir a calda fria, mas você é quem sabe, qualquer coisa é so esquentar antes de servir...

Telha de amendoas

100g de amendoas em filets 
93g de açucar (eu achei muito, pode cortar um bocado ai)
15g de farinha
55g de clara de ovo (uns bons 2 ovos médios)
20g de manteiga derretida (mas morna, não quente)

Misture o açucar, as amendoas e a farinha. Depois, coloque as claras e a manteiga e mexa até tudo ficar bem misturado. Leve à geladeira por mais ou menos uma hora e meia.

Coloque um pouco da massa (uma colher de café ? de cha ? de sopa ? vai depender do tamanho que você quer sua telha) em uma forma (forrada com papel manteiga). Achate bem a massa para que ela fique bem espalhada, sem pontos "mais altos" que outros... leve ao forno (180°C, ja pré aquecido né) 10-12 minutos (até ficarem um pouco coradas...). Assim que tirar do forno, coloque a telha em cima de algo cilindrico para dar a forma de telha :) facin facin

é isso ai

abraços

CH


3 comentários:

Adriano Vilhena disse...

Olá Carlos, sou personal chef em BH e pesquisando minhas coisas na internet achei seu blog que por sinal é muito bacana!!! Parabéns e uma grande Abraço, Adriano Vilhena.

carlos henrique disse...

Valeu demais !! volte sempre !!! Da pra curtir a pagina do gourmetglutao no facebook tb : https://www.facebook.com/GourmetGlutao

Abraços

CH

Adriano Vilhena disse...

Curtirei sua página lá!! grande abraço!!!

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails