quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cozinha de legumes : Sopa de Butternut e maçã


Ja tem um tempo eu encontrei um canal no youtube de um chef frances, que mora nos EUA: Bruno Albouze. Ele tem muito "as manhas" e faz muita coisa boa. Ai vai o canal : http://www.youtube.com/user/BrunoAlbouze

Uma receita que ele fez e eu tentei aqui em casa foi a sopa de Butternut e maçã. Não segui muito a receita (em relação as quantidades e tals), mas a idéia é muito boa, e a sopa também :)

O video da receita : http://youtu.be/DRJrvpzvvlI

Corte ai uma abobora Butternut (de novo ela, ta na época, tem que aproveitar) e umas duas cenouras em cubos; uma cebola em cortes finos; e umas duas maças grandes também em cubos (ja sem a casca e as sementes). Em uma panela refogue a cebola+cenouras, e adicione os cubos de Butternut. Coloque ai também um dente de alho cortado em pequenos pedaços. Assim que subir aquele otimo cheiro de alho, coloque as maças. Mexa um pouco e cubra com um caldo de legumes (ele de novo... prometo passar a receita o mais rapido possivel... pode ser agua também... mas com caldo é melhor). Eu coloquei (antes de adicionar o caldo) um pouco de gengibre em po, pra dar um "tchan".

Assim que a Butternut estiver macia, bata tudo no liquidificador, com um bom pedaço de manteiga. Para a espessura da sopa, é so ir colocando o caldo do cozimento aos poucos, e parar quando estiver quase no ponto que você quer. Verifique o sal, coloque pimenta também se quiser... o melhor vem agora : adicione ai um pouco de suco de maçã ou uma boa cidra. So pra chegar na espessura que você quer... com a cidra fica muito bom.

Sirva em uma abobora (ja sem as sementes né) pequena (é so cozinha-la no vapor, como fizemos aqui).

Eu servi com um bom queijo (Mont d'Or do Jura) e sementes de abobora secas (que prometo passar como se faz...).

Abraços

CH



2 comentários:

Adriano Vilhena disse...

hahaha... o Bruno's kitchen é um peça rara!!! rsrs. ele é bom, tem muita coisa legal lá!
Bela receita da sopa de abobora e maçã Carlos! Cara posso divulgar seu blog no meu facebook? acho que meus amigos iriam gostar! Grade abraço!!

carlos henrique disse...

Opa Adriano, claro que pode divulgar !

o gourmet glutao tem até uma pagina no facebook :)
https://www.facebook.com/GourmetGlutao

é so entrar e curtir !

Abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails