terça-feira, 22 de março de 2011

Salmao cozido à baixa temperatura e manteiga branca


Outro dia me deu a louca aqui e fiz esse prato. é bem simples de fazer, e o nome impressiona as visitas :) 

Para o Salmao :

- Um filet de salmao, ou mesmo uma posta, eu usei o filet porque queria abri-lo e rechear com ervas, mas para dar forma depois é bem mais dificil. Mas bom, use o que achar melhor.
- filme alimentar
- agua (a quantidade vai depender do tamanho do peixe... e da quantidade tb).

Preparo :

Retire a pele. Se for usar o filet, dê alguns talhos para poder abrir um pouco, mas se usar a posta so retire a pele. Coloque algumas ervas (ou nao, como quiser) e um pouquinho de sal (mas pouquinho mesmo).

Enrole o filet, para formar um "cilindro"... deixe a posta tranquila, so com o sal mesmo.

Abra o filme alimentar na mesa e coloque o peixe ai dentro.  Enrole, fazendo um rolo (com os dois, filet ou posta). Dai amarre uma extremidade. "Force", quer dizer, modele o peixe para ele ficar "redondo", cilindrico....amarre a outra extremidade (o negocio é criar tipo um "vacuo" ai dentro... tente retirar o maximo de ar possivel, e feche de maneira a nao deixar entrar agua ou ar). Leve a geladeira por alguns minutos (20 esta otimo).

Coloque a agua em uma panela e aqueça até o ponto onde nos podemos ver as bolhas. Coloque o dedo ai na agua, tem q estar quente, nao morno... quente do tipo "consigo colocar meu dedo, mas nao consigo mante-lo por muito tempo". Coloque o  peixe ai (dentro do filme, nao tire o filme nao). Tente manter a temperatura. Abaixe o fogo, tire e coloque a panela no fogo, se vira ai hehehe em 20 ou 30 mintuos estara pronto (como ele vai boiar é legal as vezes girar o peixe para tudo se expor à agua de maneira igual... pode mesmo colocar um peso por cima).

Molho "Manteiga Branca, ou Beurre Blanc" : esse molho é bem bom de fazer, relativamente facil e otimo !!
(para duas pessoas)

- 80g de manteiga (deixe na geladeira até a hora de usar)
- suco de um limao
- 70ml de vinho branco
- 1 cebola pequena picadinha
- sal, pimenta.

coloque na panela : o suco de limao, o vinho e a cebola picadinha (se quiser pode colocar umas ervas tb). Deixe em fogo médio. Deixe reduzir até ficar seco. Secou, va colocando a manteiga aos poucos, sempre mexendo (nao pare de mexer com o fouet). A manteiga, fervendo, vai emulssificar, ficando um molho bem liso.

Passe em uma peneira. Vc vai obter um molho amarelo claro bem liso. Coloque sal e pimenta.

Para o camarao :

- x camaroes limpos
- paprika
- sal, pimenta

Cozinhe os camaroes em agua fervente com um pouco de limao. Escorra e separe. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira. Coloque o tanto que quiser de paprika e dê "uma torradinha" nela. Coloque os camaroes ai e de umas salteadas. Coloque sal e pimenta.

Para as ervilhas :

- eu usei ervilhas frescas congeladas.

é so descongelar em baixo d'agua mesmo, colocar um pouco de manteiga em uma frigideira, saltear, sal, pimenta e esta pronto.

depois é so montar. Minha faca nao estava boa, entao ao retirar o peixe de dentro do filme e corta-lo, acabei despedaçando o peixe um pouco... com uma faca melhor ele vai ficar mais bonito.

Sirva tudo quente.

Abraços

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Adoro salmão..senti falta da filmagem passo a passo...beijos animadinhos.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails