domingo, 14 de novembro de 2010

Prato de Legumes

Outro dia comprei varios legumes na feira. Resolvi cozinha-los todos juntos à la façon moulinier (aprendi esse termo na ultima vez que comemos no restaurante experimental do instituto Paul Bocuse... os legumes sao cozidos todos juntos, mas na sua propia "agua", no "suco" que sai do propio legume... essa era a maneira de cozinhar legumes e massas em lugares onde a agua nao era farta... além do mais esse metodo concentra todos os sabores dos legumes...). Mas nao fiz dessa maneira completamente. A ideia so me veio mais tarde e o brocolis e a couve de Bruxelas ja tinham sido cozidos em agua fervente, igual a gente sempre faz...

Ingredientes (sem quantidades, eu usei um tanto bom de cada coisa) :

- couve de bruxelas (usei umas 8)
- cenouras (usei uma eu acho)
- cebola (uma cebola)
- funcho (um quarto)
- vagem (algumas)
- brocolis (uma "cabeça" pequena), so separei as "arvorezinhas" hehehe nao precisa jogar o caule fora, é so cortar em pedaços menores e cozinhar junto.
- feijao branco natura (alguns graos)
- abobrinha (uma eu acho)
- champignons de Paris (alguns)
- o resto do meu pimentao confit e seu azeite
- alho (dois eu acho)

Preparo :

Coloque duas panelas de agua para ferver. 

1 panela : assim que a agua ferver, coloque um pouco de sal (se quiser uma cor massa coloque um pouco de açucar também, 2 de açucar para uma de sal) e coloque o brocolis. Exatos 3 minutos, nem mais nem menos. Escorra e passa na agua fria até esfriar completamente. Você pode colocar na agua com gelo também. O negocio é faze-lo parar de cozinhar. Isso se chama "branquear" o legume. Cada legume tem seu tempo. Brocolis sao 3 minutos. Separe.

2 panela : prepare a couve de Bruxelas. Facin facin, é so cortar um pouco o caule (vem sempre um pedacinho de nada de caule, pode cortar) e tirar a primeira camada de folha. Com ela "limpa" faça um X no fundo, assim :


Dai é so colocar a couve de Bruxelas (as 8 ou mais) e o feijao branco na agua fervente (com um cadin de sal e açucar se quiser) :


Cozinhe por 8 minutos (pode ser 7 também, o tempo para branquear esses legumes é entre 7 e 8 minutos). Igual, passe na agua fria até esfriar totalmente. Separe.

Lave e prepare os outros legumes :

 Pimentao confit dentro do pote, vagens, funcho, abobrinha, cenoura e champignons.

Em uma panela quente coloque o azeite do pimentao confit e o pimentao (se nao tiver nenhum dos dois, coloque so azeite mesmo). Coloque os legumes mais durinhos.
Cebola e funcho cortados em "tiras", cenoura cortada na diagonal, alho cortado em laminas e vagem cortada na diagonal também (tudo isso tem nome de corte, mas deixa pra la... um outro dia coloco aqui os nomes).

Quando estiver assim, tudo meio que caramelizando (e a vagem estiver começando a querer ficar cozida) coloque os champignons e a abobrinha.

 Champignons e abobrinha cortados em "cubos".

A melhor maneira de saber se tudo esta pronto é ver se a vagem esta cozida. Cada legume ai dentro tem um tempo de cozimento, a cenoura é a que leva mais tempo para cozinhar, mas é sempre bom ter um legume mais crocante na mistura, entao se baseie pela vagem (que também demora a cozinhar). Assim que ela estiver cozida, coloque os feijoes, couve de Bruxelas e o brocolis. Deixe cozinhando mais um pouco, so para esses ultimos legumes tomarem gosto e esquentarem. Voilà, esta pronto. Deve demorar uma meia hora mais ou menos pra ficar pronto.

Um pouquinho de sal por cima... e da pra ver até a fumacinha hehehe

Abraços

CH

3 comentários:

Mirelle Matias disse...

eita, que você tem muita paciência! com o que vcs comeram isso? o que vc sugere de acompanhamento??? ficou com uma cara tão boa e o melhor, saudavel né?

carlos henrique disse...

eu comi so isso mesmo hehehehe esse era o prato todo... mas da pra comer com algum grelhado (peixe, frango)... ou cozido/assado tb (pato, porco, boi)... mas so os legumes também ja fazem um belo prato :)

maria neusa guadalupe disse...

Belas fotos....a máquina nova é maravilhosa né??? rs...Gostei dos legumes saudáveis...vou tirar o açúcar....beijos diabéticos.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails