domingo, 7 de novembro de 2010

Diario da Cerveja - Yeti

Ja tem algum tempo eu queria fazer um diario das cervejas que tomo por aqui. Quando cheguei tomava umas 3 diferentes por semana. Nos supermercados as variedades sao enormes, e os preços sao bons. Mas nunca me animei a escrever sobre as cervejas. Mas encontrei um site (na verdade o Mauricio me mostrou) que se chama Brejas. La eles tem um roteiro para degustaçao de cerveja. Isso me empolgou, mas mesmo assim enrolei... dai meu amigo Leo (que agora esta morando na espanha, e que curte uma cerveja) começou a postar as cervas que ele toma por la. Isso me animou... entao começo hoje meu diario da cerveja.

Aqui perto de casa tem um mercado onde a gente encotra muita cerveja diferente. Algumas até mesmo artesanais. Resolvi pegar a mais estranha hehehe ou a com o rotulo que me chamava mais a atençao.

A cerveja de hoje se chama Yeti. Ela é francesa, de Aix les Bains, que fica na Savoie, pertinho daqui de Lyon. Quem produz é a Brasserie des Cimes. E ela é destribuida pela Routin.

Ela tem 8% de alcool, e seus ingredientes sao : agua, malte de cevada, lupulo e especiarias (nao identificadas pelo degustador hehehe nem no rotulo... reconheci mel, que na frança pode ser considerado uma épice).

a Cerveja é um pouco acima da média, mas so um pouco. Os aromas nao sao tao bem desenvolvidos, senti somente o aroma de mel, mas o gosto que fica na boca é bem longo (um pouco adocicado no final, e um amargor ligeiro). é uma boa cerveja, mas logo logo devo esquece-la.




pra quem quiser ver o roteiro da degustaçao da Yeti. é so baixar aqui.

Cerveja : Yeti.
Tipo : ela é considera uma "blonde forte" (larger , premium talvez, no vocabulario "cervejistico") de alta fermentaçao.
Cor : de amarelo pra ambar.
Sabor : bem equilibrada, com um amargor suave... acho que ela é até equilibrada demais para o meu gosto... mas é uma otima nesses dias cada vez mais frios
Aroma : achei pouco desenvolvido, consegui pegar umas notas de mel....
Textura : um pouco untuosa... sem muitas particulas suspensas e uma quantidade de "bolhas" mediana.

Nota (segundo os criterios da Brejas, sendo a nota mais baixa 0,5 e a mais alta  5) : 2,7.

até a proxima

Aquele abraço

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Bonita cor,bonito rótulo.Boa idéia essa de escrever sobre as cervejas...rs...beijos nãomaischuvosos.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails