quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bacalhau e pure de alho poro


Outro di passei no Carrefour e as miettes (lascas) de bacalhau estavam em promoçao. Paguei uns 4 euros por uns 400g. E ja vem tudo como se fossem uns filezinhos.

Foi assim que eu fiz, sem quantidades nem nada, so os ingredientes :

- Bacalhau
- Alho poro
- Creme de leite fresco
- Manteiga
- Azeite
- Sal, pimenta
- Farinha de Mandioca
- Farinha de trigo
- Piment d'espelette

Cheguei em casa e coloquei o bacalhau para dessalgar. Dei uma lavada nos pedaços, para tirar o excesso de sal, e deixei de molho na agua. Trocando essa agua de 3 em 3 horas. Uma dica legal, é "bater" bem o bacalhau e gardar o sal que cai dele. Dai você vai ter um sal "bacalhonisado" em casa :)

Fiz uma coisa bem rapida : depois de dessalgado, temperei o bacalhau (com piment d'espelette, nao coloquei sal pq ele estava salgadin ainda hehehe) e passei na farinha de mandioca. Pre-aqueci o forno (à 200 graus) e coloquei o peixe la dentro. Depois de uns 10 ou 15 minutos, diminui a temperatura para 180 e deixei mais uns 10 minutos. A farinha da uma crocancia no peixe, bem bom....

Para acompanhar, cozinhei um pouco de alho poro que tinha aqui em casa (lavei e cortei em rodelas), "dando um suto nele" na panela quente e azeite, para em seguida colocar so um pinguin d'agua... até ficar macio. Em seguida coloquei creme de leite fresco. Deixei cozinhar um pouco e depois mixei, para fazer um tipo de creme (quase uma sopa). So assim ja fica bom, mas dai passei na peneira, e fiz um roux (derreto um pouco de manteiga, e cozinho um cadin de farinha de trigo nessa manteiga, até soltar um aroma de amendoas tostadas... da mesma maneira que para engrossar um molho branco). Coloquei "a sopa" de alho poro ai, e mexi até engrossar. Coloquei um cadin de manteiga, apra dar um "tchan", sal e pimenta. Ficou tipo um pure.

Como molho pro peixe, derreti uns 100g de manteiga... quando estava bem liguida, coloquei pedaços de nectarina bem madura.... um cadin de vinho, sal, pimenta e voilà.

Demorou uns 20 ou 25 minutos para fazer.... bem bom e rapido.

A decoraçao foi de ultima hora hehehe porque a fome estava tanta.... foi so pra fingir mesmo

aquele abraço.

CH

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Carlos Henrique,
Andei meio sumida de escrever aqui mas sempre dava uma passadinha rápida pra ver se tinha uma receita pra me inspirar aqui...Adorei essa pq amo bacalhau!!! O problema é que eu sou meio confusa na cozinha e sempre demoro...mas já mostrei blogo ao meu marido (cozinheiro oficial de casa!) e ele adorou...Um abraço
Emiliana

carlos henrique disse...

eita... sinta-se à vontade para comentar... mas é sempre legal ver os "traços" de quem passa por aqui.... e receber essas mensagens :)

bacalhau é bem bom mesmo hehehee pena que descobri bem tarde (até 2007 eu nao comia bacalau nem amarrado hehehe)

abraços

CH

maria neusa guadalupe disse...

Nunca é tarde pra nada,não é? O segredo é experimentar....beijos experimentadores.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails