terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Sardines Farcies Riviera"


Em julho ganhei um livro de receitas muito legal de uns amigos franceses. O livro se chama : La cuisine de Ducasse par Sophie. Sophie Dudemaine é uma cozinheira famosa aqui por escrever livros de receitas para "o grande publico". Ducasse é um dos maiores chefes franceses de todos os tempos. Ele é considerado hoje o embaixador da cozinha francesa no mundo (ele é também o chef que coleciona mais estrelas michelin !!!). O que a tal Sophie fez foi simplificar (e muito) varias receitas do Ducasse. Assim ela deixou mais acessivel (para nos mortais) a cozinha maravilhosa desse grande chef (acredite, os livros do Ducasse vem com dezenhos, quadros e até graficos que mostram como preparar seus pratos hehehe ela simplicou com força hehehehe).

O livro é dividido em entradas, peixes, carnes e aves, legumes e sobremesas. O livro ainda traz um monte de dicas legais de utensilhos a ter na cozinha, dentre outras coisas. Ah, uma outra coisa legal é que existem receitas "de base" no fim do livro. Precisa usar tomate confite na receita ? eles mostram como fazer no fim do livro....

Pra quem gosta de cozinhar, é um livro a ter na estante.

Domingo resolvi começar a testar umas receitas desse livro. Como a gente gosta de peixe, e um peixe bem barato para comprar no mercado é a sardinha, resolvi fazer uma receita com sardinha. Encontrei nesse livro uma belezura : Sardinhas recheadas "Riviera". Receita barata (quase todas as receitas desse livro sao bem acessiveis "dinheiristicamente" falando) e boa. Tive que fazer algumas mudanças porque nao tinha tudo o que ela pedia, mas nao tem problema... é so comprar, seguir as orientaçoes de medidas (hehehe eu nao segui nao, mas é porque a receita é para 6 pessoas e nos eramos 2).

A receita.

- 18 sardinhas frescas (3 para cada pessoa eu acho muito, duas so ja da tranquilo... entao 12 é uma boa quantidade)
- 6 colheres de sopa de azeite (é aquele negocio, ela coloca a quantidade so por que tem que colocar mesmo, o melhor é ir no olho).
- 18 pétalas de tomates confites (tomate confite é o nosso tomate seco... mas tomate seco para eles é outra coisa, é como se fosse fruta seca mesmo, bem duro hehehe o confit é cozido lentamente, e depois guardado em oleo, ou azeite)
- 18 pequenas azeitonas pretas
- sal e pimenta do reino moida na hora (o que eles chamam de poivre du moulin... quando fala assim é a pimenta moida no moedorzinho)

para o recheio
- 200g de pao de forma sem a crosta e cortados em cubos de 1cm de lado
- 300ml de creme de leite fresco (eu nao tinha creme de leite fresco, entao usei leite mesmo)
- 200g de folhas de espinafres (lavadas e secas).
- eu usei cebolinha (umas tres folhas médias)
- 3 ramos de basilico (manjericao), você deve guardar 18 folhas para a decoraçao.
- 3 ramos de salsinha
- 6 pétalas de tomates confites
- alho picado, ou esmagado (uns 3)
- 2 ovos (tai uma coisa que da proxima vez nao colocarei... se for so pra dar liga, prefiro colocar um pouco de agua, uma colher, ou duas.... mas tenta ai com ovo, pq fica bom também)
- 80g de parmesao ralado
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta do moedor

Preparo

Dica : peça para o peixeiro limpar e tirar a espinha dorsal da sardinha para você. Mas, se seu peixeiro for tao preguiçoso quanto o meu, você tera que fazer você mesmo (a moça me falou que nao podia limpar para mim pq sarinha é muito pequena hehehehehe). Como limpar e tirar o "filet" de sardinha ? eu nao sabia, mas é facin facin...

para limpar é igual todo peixe : desescama, corta a barriga, tira o bucho, cortar "as nadadeiras", etc. Até ai tudo bem. Para tirar a espinha dorsal, peguei dois videos legais no youtube para aprender a fazer. O primeiro mostra como tirar a partir da cabeça. O segundo a partir do rabo. Achei melhor tirar a partir do rabo. Os filets ficam menos machucados. Dê uma olhada e tente os dois. Depois de limpas, de uma lavada em agua corrente nos filets e de uma secada de leve. Reserve (na geladeira, ok ?).


Video 1, mostra também como limpar toda a sardinha, tirar filet e fazer conserva.


Video 2 é mais "porcao", e so mostra como tirar o filet.

Os dois filets de baixo foram tirados pelo rabo, os dois de cima pela cabeça. Quel o melhor ? hehe

para o recheio :

Dentro de uma saladeira, ou prato, deixe de molho os pedaços de pao dentro do creme de leite por 20 minutos. Escorra bem (bem mesmo) e "esprema" o pao com um garfo.

Enquanto o pao fica de molho faça o resto. Da tempo de sobra.

Dentro de uma panela ferva uns 3cm de agua (? hehehe). Coloque sal. Coloque as folhas de espinafre na agua por 2 minutos (nao mais ok). Escorra bem e deixe esfriar. Esprema os espinafres ao maximo para tirar a agua e corte-os com uma faca (tente cortar fino, mas nem tanto).

Lave as ervas e corte-as grosseiramente.

Corte os tomates confites em pequenos pedaços.

Dentro de uma saladeira grande, misture o pao (ja escorrido e espremido com o garfo), os espinafres, o alho, as ervas, os tomates, os ovos, o parmesao e o azeite. Sal e pimenta.

O pao dentro do leite ainda. Os ingredientes na saladeira e o ovo hehe

Pré-aqueça o forno à 220°C.
Salgue um pouco as sardinhas e recheie com o recheio.
Coloque as sardinhas dentro de um refratario (untado com um pouco de azeite) e regue-as com mais um pouco de azeite.
Leve ao forno por 15 minutos.

Bonitas as sardinhas recheadas hein ?! Prontinhas para irem ao forno.

Coloque duas sardinhas em cada prato. Para decorar você tem varias possibilidades. O livro fala para pegar a azeitona, enrolar com um tomate seco e depois enrolar com uma folha de basilico. Mas se a sua folha de basilico for pequana igual a minha vai ficar dificil hehehe eu fiz dessas três maneiras :

Enrolada (igual ao livro), barquinho, e folha.

Rale parmesao por cima para ficar bonito também.

Eu servi com uma salada bem simples (alface, tomate, cenoura e rabanete).

Prato ja prontinho.

bom hein ? quem sabe domingo faço outro peixe desse livro.

aquele abraço

CH

3 comentários:

Mirelle Matias disse...

uauuuu! esse fico bonito e nao parece tao dificil de fazer! gostei!

maria neusa guadalupe disse...

Me deu vontade de experimentar e olhe que não gosto de peixe heim.Beijos sardinhasfrancesas!

Iara Fonseca Schmidt disse...

almoço básico....hehehe.... adorei !

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails