segunda-feira, 10 de maio de 2010

Requeijão

Ja que falamos de saudade do Brasil... outro dia bateu uma saudade de comer requeijao. Aqui na França nao tem nada parecido. MAs é claro que nao da pra comer requeijao com a "mesma boca" que se come um queijo cremoso frances (Saint Marcelin, Saint Felicien, etc.). O pobre requeijao fica bem sem graça... mas deu saudade mesmo assim hehe

Dai resolvi fazer requeijao aqui em casa. E nao é que fica bom ?! mas eu ainda acho q da pra melhorar, ainda nao tive tempo de ir mudando a receita, mas essa ai ja quebra o galho da brasileirada que tem saudades do bom e velho requeijao.

Ingredientes :

500ml de leite (nao importa qual, mas com o "inteiro" é melhor)
3 colheres sopa de maizena (eu coloco colheres rasas, a quantidade de maizena é q vai dar a consistencia do requeijao...)
Um pote de ricotta (da uns 250g, eu acho q pode ser mais)
100g de manteiga (tem gente que diz q é muito...eu acho é bom)
sal

Preparo :

numa panela, dilua a maizena com um pouco de leite. Dai coloque o restante do leite, leve ao fogo, e faça um mingau da consistencia que vc quiser. Nao esqueça de colocar sal (eu sempre esqueço hehee mas da pra colocar no final tb)

Deixe esfriar um pouco, coloque dentro do liquidificador (ou mixer, ou porcessador) e bata com a ricotta e a manteiga (o mingau nao pode estar muito quente, é melhor que ele esteja de morno pra frio).

Voilà. Coloque num potinho, leve a geladeira e ta blz !

Da pra bater com ervas, colocar um outro queijo e por ai vai... ele fica bom pra passar na torrada e no pao, mas é bom pra cozinhar tb (melhor que o requeijao de supermercado, que ou desmancha, ou deixa um gosto mahomeno por todos os lados)... ontem fizemos coxinha e colocamos um pouquinho dentro, ficou bem bom !

Eu imagino que se colocar creme de leite, isso vai dar um pouco mais de cremosidade ao requeijao...tem que tentar pra ver.


Uma receita bem besta e bem boa pra matar a saudade


Aquele abraço

ah, nao posso deixar de agradecer os comentarios... valeu de mais.



CH

6 comentários:

Unknown disse...

A gente sente saudade de cada coisa esquisita quando está fora...mas eu penso que de requeijão eu não vou sentir. Taí, essa receita sua não vou copiar...é mais fácil comprar aqui no supermercado da esquinahehehe...

Unknown disse...

Olá!!!
Sei lá porque diabos eu sinto tanta falta de requeijão aqui...e mais ainda de colocá-lo dentro de um pão de queijo que acbou de sair do forno!!! A propósito...vc já fez pão de queijo por essas bandas de cá? Tô morrendo e vontade mas jamais faria aqules da Yoki de saquinho...argh! mas tb não sei se encontrarei polvilho e um queijo que substitua o nosso meia cura...rs. Se vc já conseguiu fazer um clone do nosso pão de queijo, põe a receita aqui pra gente!!!
Um abração e vou tentar fazer esse requeijão aí, quem sabe me mata um pouco essa vontade!

carlos henrique disse...

O dificil do pao de queijo aqui é o polvilho...o que a gente acha pra comprar aqui (com o nome de fécule de manioc) é noa é mesma coisa, mas da pra fazer...ele so nao cozinha muito bem... mas pra quem mora em Paris, dizem que tem um mercado de produtos brasileiros perto da torre Eiffel, que vende o polvilho de verdade hehehe

e o queijo meia cura o negocio é fazer em casa mesmo...ando sem tempo, mas assim que fizer aqui eu posto como se faz...

abraços

CH

maria neusa guadalupe disse...

Adoro requeijão e quem sabe tento essa sua receita..rs...beijos preguiçsos!

Mirelle Matias disse...

eu até gostei do seu requeijao, pena que nao deu pra comer muito pq o Leo acabou com ele rapido demais!!!

Ester disse...

Vou testar junto com as coxinhas! Yummi!!!

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails