domingo, 13 de janeiro de 2008

medalhão com molho de limão siciliano

Uma vez fiz um medalhão aqui em casa com molho de limão que ficou bem bom também. É um molho bem ácido, diferente, mas que fica muito gostoso com a carne. Lá vai a receita.


MEDALHÃO AO MOLHO DE LIMÃO SICILIANO PICANTE E PIMENTA ROSA.
Para 2 pessoas

INGREDIENTES

MEDALHÕES
- uma peça de filet mignon
- sal
- pimenta (do reino, ou de sua preferência)
- azeite

Corte 4 medalhões da peça de filet mignon (de dois dedos de espessura cada). Tempere com sal e pimenta. Reserve.

MOLHO
- suco de 3 limões siciliano. Mais ou menos 130ml (150ml)
- bouquet (é só amarrar umas ervas com barbante) de ervas
- 1 folha de louro
- 1 cravo
- grãos de pimenta rosa (um tanto bom).

Leve ao fogo todos os ingredientes, deixe reduzir um terço. Bata tudo no liquidificador, menos o louro e o cravo e coe. Reserve.

- 200ml de creme de leite fresco.
- uma colher de sopa de cebola bem picadinha
- uma colher de manteiga
- sálvia mais ervars
- sal
- 1 colher de sopa de tabasco. Pode ser mais.
- uma colher de sopa de pimenta rosa e mais um tanto bom de novo hehehehe.

Grelhe os medalhões em um pouco de azeite. Retire os medalhões, coloque a colher de pimenta rosa no fundo que sobrou da carne e mexa, para aquece-las.
Na mesma frigideira derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente o limão reduzido anteriormente à cebola. Coloque o creme de leite. Abaixe o fogo (se precisar retire do fogo alguns instantes). Acrescente a sálvia e ervas (a gosto), sal, um tanto bom de pimenta rosa e o tabasco. Se precisar coloque um pouco de açúcar para abaixar a acidez.

FINALIZAÇÃO

Arrume no prato os medalhões e regue com o molho. Sirva com arroz branco ou alguma outra garnição.

Dica: eu não coloquei as quantidades de pimenta rosa, mas tome couidado: colocando muita pimenta ela rouba a cena dos outros ingredientes. E pode caprichar no tabasco, eu gosto de colocar umas duas colheres, pra poder sentir o gosto e o ardidinho hehehe

Se não quiser comprar o Tabasco, que dependendo do lugar é um pouco caro, você pode fazer o seu. Eu sempre faço o meu. É assim, sem quantidades, tem que fazer do seu gosto:

- vinagre ( eu já usei o de alcool, o de arroz e o de vinho branco. O de arroz fica melhor)
- sal a gosto
- pimenta dedo de moça

Eu uso umas 10 dedos de moça, mas retiro quase todas as sementes, deixo só um quarto delas. Corte a pimenta ao meio, pelo comprimento. Daí retire todas as sementes de um lado, e metade do outro lado. Faça isso com todas. Bom, se quiser mais forte não precisa tirar tanto e se quiser mais fraco tire mais. Corte em pedacinhos as pimentas e coloque no liquidificador junto com um cálice, mais ou menos, de vinagre. Salgue a gosto e bata. Experimente um pouquinho, estando do seu agrado hehehehe é só coar, e guardar em um vidro bem fechado. Dura muito tempo.


É isso aí, aguardo comentários.

Aquele abraço

CH

Um comentário:

relth ivone disse...

Ador limão, amo tudo que é feito com limão. Mas o limão siciliano, por seu perfume e delicadeza oferece ao prato 1 toque de sofisticação e harmonia, alem de deixar a gente com a maior"pose" de CHEF, a sua receita é ótima exata/te o que queria, 1 toque picante ao molho do limão e tbm agradeço a receita do Tabasco. Venho te visitar sempre, Ok!

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails