quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Receitas de um jantar em varias partes - prato

Continuando o menu. Ai vai o prato:


Prato: filet de truta grelhado (e levemente empanado com farinha de mandioca), alcachofras, pimentoes, cebolas novas, + um purée de alho, azeite de manjericão e uma emulsao de leite de aveia para ligar tudo :)

Facin facin, é so fazer por partes :

Purê de alho:
- dentes de alho, o quanto você quiser
- um pouquinho de creme de leite fresco
- manteiga, um cadin
- parmesao ralado, ou outro queijo que você goste
- sal

Eu cozinho o alho (com a casca mesmo) pelo menos 3 vezes, assim: coloco o alho em uma panela com agua fria. Assim que ferver, deixo ferver uns 3 ou 4 minutos. Jogo a agua fora, coloco mais agua fria, levantou fervura, deixo ferver 3 ou 4 minutos, troco a agua, e etc. Quanto mais você faz, mais o alho perde o picante. Quando é pra servir pouquinho, igual eu fiz, 3 "aguadas" ja esta otimo. Para servir uma quantidade maior, umas 5 ou 7 é bacana.

Dai é retirar a casca, cortar ao meio, retirar o "germe", e espremer os alhos. Jogar esse alho na panela, colocar um cadin de manteiga, o queijo, e o creme, mexer bem e salgar como você quiser. Pode colocar pimenta tb se quiser. Dai é so reservar e esquentar na hora de servir.

Para o azeite de manjericão
- um punhado de folhas de manjericão, ja limpas
- um bocado de azeite

da pra fazer no mixer, mas eu gosto de fazer na cumbuquinha com o pilão (como chama isso ?). Coloco algumas folhas, um cadin de azeite, um cadin de sal, e vou pilando. Vai fazendo assim, até acabar o manjericão. No final, coloque o tanto de azeite que quiser para não ficar um purê, mas mais liquido e tal. Reserve.


Para os legumes:

- pimentões, vermelhos e amarelos
- cebolas novas
- alcachofras
- ervas, as que você gostar (eu coloquei alecrim e tomilho)
- azeite
- meio limão

Mil maneiras de fazer. Dessa vez eu fiz assim:
Limpe bem as alcachofras, para so ficar com o coração. Ai vai um video que ajuda um pouco.
Dai é cozinhar em agua fervente por 12 minutos. Retire da agua, resfrie em agua com gelo, corte em quartos, ou até em pedaços menores, e reserve.

Para os pimentões você pode passar no fogo para poder retirar a pele. O negocio é deixar a pele bemmm preta mesmo. Da pra fazer na churrasqueira (outro dia fiz assim, passo aqui depois o que eu fiz), no forno, na boca do fogão, etc. Assim que a pele estiver bem escura, coloque em uma saladeira e tampe bem. Com um filme plastico é bacana, para deixar o calor dos pimentoes abafado e cozinha-los. A pele ficara mais facil de ser retirada tb. Depois de uns 10 minutos, é so retirar a pele, abrir os pimentoes, retirar as sementes e cortar em tiras. Reserve.

Cozinhe as cebolas na agua, iguazin ao alho (mas sem casca). Se elas forem pequenas coloque-as inteiras na agua fria (se forem maiores, é so cortar na metade, ou em quartos), ferva, deixe fervendo uns 4 minutos, e troque a agua. Umas 3 trocas ja esta bom. Resfrie as cebolas, corte em quartos (eles estarao cozidas por inteiro e um pouquinho adocicadas).

Um pouco antes de servir, coloque todos os legumes em uma saladeira, um cadin de azeite, umas gotas de suco de limão, as ervas, sal, pimenta. Sirva frio mesmo.

Para o peixe:
- trutas inteiras (uma por pessoa), limpas.
- farinha de mandioca
- sal
- azeite

Retire os filets dos peixes, e com uma pinça retire os espinhos que ficam ao longo do filet. Da pra fazer isso pela manhã, ou no começo da tarde. é so reservar os filets na geladeira. 
Na hora de servir, é fazer o seguinte: retire os filets uns 20 minutos antes de "frita-los", so para eles chegarem mais perto da temperatura ambiente. Passe os filets na farinha de rosca. Aqueça bem uma frigideira. Quando falo bem, é bem mesmo. Uns 5 ou 10 minutos aquecendo em fogo alto esta otimo. Assim que a frigideira estiver ja soltando fumaça, coloque um cadin so de azeite. Coloque ai os filets com a pele para baixo (se a frigideira for pequena, "frite" dois por dois, ou mesmo um por um, o negocio nao é super-popular a frigideira com os filets).  Segure um pouco o outro lado do peixe com os dedos, para ele não "emborcar". 2 minutos desse lado esta otimo (assim que as beiradas da parte de cima ficarem brancas ja esta no ponto). Vire o peixe, e cozinhe por no maximo 1 minuto. Retire e deixe descançar um ou dois minutinhos também. Voilà, uma maneira de não secar esse peixe que seca rapidin.

"Espuma" de leite de aveia:
- 80g aveia (pode ser os flocos)
- 15g de açucar
- 500ml de leite.

Dê uma "torradinha" de leve na aveia (so colocar em uma frigideira, e deixar secar um pouco). Ferva o leite. Coloque ai a aveia e o açucar, misture, tampe e deixe ai por uns 10 minutos. Coe. Pode fazer antes, deixar esfriar e so esquentar (amornar) na hora de servir mesmo. Vão sobrar ai uns 250ml de leite de aveia, pq os flocos de aveia "bebem" bastante leite. Da pra usar esses flocos para acompanhar frutas :) bem bom...

Agora é so montar o prato.

Pinte o prato com algumas gotas do azeite de manjericão, e umas "pinceladas" (com a colher mesmo hehe) do purê de alho. Coloque os filets, cortados ao meio, no centro do prato (eu coloquei um filet e meio por pessoa, mas pq meus pratos são pequenos e tals). Distribua os legumes de uma maneira bonita. Aqueça o "leite de aveia", e com um mixer de mão, dê uma mixada, deixando o ar entrar bem. Vai criar uma espuminha, bem levinha e efêmera. Regue os peixes com a "espuma" de aveia, salpique um pouco de po de laranja (que vamos aprender a fazer no proximo post) e sirva :)

Voilà, bem bom :)

Abraços

CH

Nenhum comentário:

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails