segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Receitas de um jantar em varias partes - sobremesa


Continuando a comilança. Ai vai a sobremesa:






Sobremesa: mousse de iogurte, crocante de pão d'épices, geleia de figo/laranja, figo confit e po de laranja....

Tem que ir por partes, vamos nos, vou passar como o Bras passa no livro dele (para 4 pessoas)

Marmelada de figos:
- 200g de figos negros frescos
- 2g de zestes de laranja
- 12g de açucar muscovado (nao achei, entao usei açucar "rapadura" mesmo)
- 30g de açucar cristal
- suco de meio limão
- 2 baias de genièvre (que não achei, e não usei nada no lugar)

Limpre os figos com um pano humido. Branqueie as zestes da laranja duas vezes (é so colocar na agua fria, deixar ferver, jogar a agua fora, e repetir a operação). Cortar os figos em quatro e coloca-los em uma panela com o resto dos ingredientes. Cozinhar como uma geleia leve. So para ajudar : começou a descolar da panela, ja esta bom. Reserve.

Figos secos
- 8 figos negros

Limpe os figos e os colocque em um forno a 50°C durante 5 horas, ou mais. Nao fiz esse figo. Não fiz pq seria muito longo, e não teria tempo.

Figos rôties
- 4 figos negros
- quantidade suficiente de manteiga
- quantidade suficiente de açucar

Coloque os fios em uma forma. Coloque ai um tanto bom de manteiga e um tanto bom de açucar. Leve ao forno o tempo dos figos ficarem macios. Pode fazer antes, e so esquentar na hora de servir.

Croûtes de caramelo de especiarias
- 200g de pão d'épice (pode usar pão de mel)
- 100g de açucar cristal
- um tanto bom de eleo (pode ser de girassol)

Cortar o pão em fatias, ai de um centimetro de espessura. Coloca-los em uma forma e seca-los no forno a 110°C. Vai durar ai umas 3 horas. Retirar do forno, e reduzir em po com um rolo. Reserve 120g desse "po". Faça um caramelo claro com o açucar. Deixe resfriar um pouco (so um pouco) e misture ai o "po" do pão d'épice. Coloque tudo em uma fôrma, com so um pouquinho de eleo. Assim que a massa ficar dura, transforme-a em "po", no mixer ou no liquidificador. O ponto bacana é tipo o tamanho do grão de açucar (o meu ficou parecendo um po mesmo, o que fica legal também).
Forre uma forma com papel manteiga. Dai com alguns desenhos do formato que você quiser (tipo um papel com a forma que você quiser recortada nele). Eu fiz como ele fala : uns triangulos de 9cm de lado. Coloque em cima da forma esse desenho por cima. Coloque ai o po, bem fininho. Leve ao fornoa 180°C. Deixe o tempo que for para a forma pegar. 5 minutos foi otimo aqui para mim. O negocio não é deixar o desenho ficar muito duro, pq fica ruim de comer, ou muito fragil, pq se não nao ficar em pé. Retire do forno e retire as figuras ainda quentes. Deixe resfriar.

Creme de iogurte
- 330g de iogurte natural
- 5 folhas de gelatina (ou 10g)
- 70g de creme de leite fresco (30% de gordura)
- 50g de claras de ovos
- 40g de açucar

Misture o iogurte e a gelatina (ja amolecida na agua fria, e espremida para tirar o maximo de agua possivel) no creme. Monte as claras em neve, colocando o açucar aos poucos. Misture delicadamente as duas preparações.

Na hora de servir:
- po de laranja
- po de genièvre (que não usei)
- pimenta do reino (o que não usei também hehe)
- po de réglisse (que não usei também)

Pinte o prato com os pos e a marmelada de figos. "Recheie" as croûtes com o creme de iogurte. Coloque bonitinho no prato. Coloque um figo seco e um figo rôtie.

Dica: coloque o creme no saco de confeiteiro, e dê uma esquentadinha com as mãos. Ou esquente uma colher, e assim que você colocar o creme no crocante, passe ai a colher, so para ajudar a colar os crocantes.

Bom, sera ?
Nham !!!!!!

Bom demais !

Da pra fazer tudo bemmm antes, até um dia antes se quiser. Dai é so montar na hora de servir.

Abraços

CH


Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

Delícia..dar pra fazer a versão diet?

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails