segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Risoto de Morango


Ontem resolvi fazer uma receita que é uma das minhas prediletas : risoto de morango. Avisei a populaçao da casa (no instante so a Amélie) e fui comprar as coisas na feira. A Amélie achou meio estranha essa ideia, mas ela é animada para experimentar essas coisas "bizarras" (que os franceses nao tem costume de comer) que fazemos aqui em casa. Queria que o risoto acompanhasse um Noix de Saint Jacques, mas fui descobrir que nao é época (esqueci como se chama isso em portugues heheehe). Cacei camaroes... também nao achei (também nao é época). Entao minha vontade de acompanhar algum fruto do mar com esse risoto foi por agua a baixo (é bom respeitar as estaçoes dos ingredientes que usamos, para ter tudo sempre fresco... é mais ecologico também).

Mas bom, fiz assim mesmo, "puro" hehehe

Bom, risoto nao tem mistério, é a gororoba mais chic que tem por ai (acho que depois da Paella hehehe). Nao fosse as manteigas, parmesoes e os nomes frus frus dos tipos de arroz, poderiamos mesmo chamar de mexidao hehehehehe sacanagem.... risoto é sempre uma boa pedida, e é facil de fazer....e aqui nao sai caro !!!!

Ingredientes (da para umas 3 pessoas comerem bem, mas se servir com uns camaroes, ou outra coisa, da pra 4 comerem tranquilo) :

- 400g de arroz para risoto. Arborio, carnaroli ou vialone nano... lembro que no Brasil o pessoal classificava em ordem de qualidade, do "melhor pro pior", Vialone Nano (melhor), Arborio (médio) e Carnaroli (piorzinho). Mas acho que tem a ver com preço. A diferença esta no comprimento dos graos e quantidade de amiduo... vai da escolha do fregues.... eu gosto do carnaroli... mas acho que com o Arborio o resultado fica melhor, acho mais facil de achar o ponto.... o Vialone Nano é muito caro, e nao vi tanta diferença...enfim, tem que testar.
- uma cebola média/pequena picadinha (usei cebola fresca)
- um pouco de azeite para poder dourar a cebola.
- 50g de manteiga cortada em cubos e gelada (muita hora nessa calma... pra risoto a quantidade de manteiga importa hehehe nao os 50g, mas nao use muito... se nao o risoto fica muito oleoso, pesado e com muito gosto de manteiga.... 50g é uma boa média... talvez até menos um pouco).
- uns 50g de parmesao ralado (idem, muita hora nessa calma, va colocando aos poucos e experimentado). No Brasil eu usava outro queijo, que é um pouco mais doce, se nao me engano era o pecorino... nao me lembro hehehehe
- uma taça (100ml) de vinho rosé. As receitas classicas de risoto pedem sempre vinho branco seco. Mas para dar um tchan na cor final do risoto, eu usei rosé. Ele da uma adocicada também.
- uns 2 litros de caldo de legumes (ja vou mostrar como se faz o caldo, deixa la no supermercado aqueles quadradinhos da knor, ou se nao joga no lixo o que você tem ai em casa, faça o seu propio, é beemmmmm melhor e mais saudavel).

até ai, é a receita base de todo risoto (fora o vinho rosé).

entao eu coloco o "sabor" :

- uns 500g de morango. Depois de limpos e sem o cabo, pegue os mais feiinhos e corte em dois. Separe uns mais inteirinhos. Pegue os mais bonitos e guarde para decoraçao (se quiser).
- salsinha, o tanto que quiser
- sal e pimenta do reino.


bom, pra todo risoto, ou melhor, pra toda receita uma coisa é fundamental : mise en place. Quer dizer, colocar todos os ingredientes separados, ja cortados, limpos e arrumadinhos. Isso vai facilitar sua vida. Todos os nossos ingredientes ja estao separados ok ? entao vamos fazer o caldo.

Caldo :

Ingredientes :

- 2 cebolas médias (ou uma grande, ou 3 pequenas hehehe se forem grandes, corte no meio, ou em quatro)
- 2 dentes de alho
- meia folha de alho poro
- 2 folhas de louro
- duas cenouras médias cortadas em 4 (nem muito grande, nem muito pequeno).
- um talo, ou um "galho" de salsao
- uns 4 cravos
- se tiver pimenta do reino em graos coloque ai umas 5.
- os cabos da salsinha
- uns 3 litros de agua.

Aqueça a agua em uma panela grande (ou em um daqueles negocios elétricos de esquentar agua....). Coloque todos os ingredientes dentro dessa agua ja quente. Tem gente que gosta de dar uma "queimadinha" nos ingredientes antes de colocar a agua. Para caldo de legumes eu nao gosto de dar essa queimadinha nao. Por que dai vai dar cor ao caldo. E tudo que você fizer com esse caldo vai ficar com essa cor hehehe desse jeito fica gostoso igual, e sem cor...o caldo vai dar so o sabor mesmo.... deixe reduzir em um terço. A agua vai ficar meio verdinha, bem clarinha, mas nao tem problema nao.




Você pode fazer esse caldo mesmo um dia antes, e guardar. é so esquentar e usar.

Enquanto o caldo vai reduzindo, va fazendo o resto da mise en place, você ganha tempo :)

Bom, ao trabalho:

aqueça o azeite em uma panela grande. Doure a cebola. Coloque o arroz e va mexendo. Quando ele estiver um pouco transparente nas bordas e branquinho por dentro, coloque o vinho. E va mexendo (segredo do risoto : nao pare de mexer jamais hehehehe isso ajuda o arroz a soltar o amido, e o risoto fica mais cremosoooooo). Assim que o odor do alcool passar, e o vinho reduzir, coloque umas duas conchas de caldo (você pode coa-lo antes de usar, ou "parar" uma peneira na panela a cada vez que colocar o caldo hehehehe para os legumes nao invadirem o risoto). Va mexendo. Sentiu que diminuiu essa "agua", coloque mais duas conchas de caldo. Va mexendo. Coloque mais duas conchas de caldo. Va mexendo. Nesse ponto, coloque os morangos feiinhos cortados em dois (na verdade eu coloco a metade, 250g :) hehehe.Va mexendo. Coloque mais duas conchas de caldo. Va mexendo. Dai é experimentar para saber se o arroz esta cozido. Qual é o ponto ? quando o grao estiver macio do lado de fora e mais durinho do lado de dentro, eu gosto assim, "al dente"... um risoto demora uns 15 ou 18 minutos para ficar pronto. Quando o arroz estiver no ponto, coloque a manteiga, mexa, parmezao, mexa, a salsinha picada, mexa. Veja se o sal esta bom, coloque sal (ou nao) e a pimenta... dai coloque os morangos inteiros. Mexa com cuidado, para eles nao desmancharem....

voilà !!! pronto pronto. Facin facin.

Coloque no prato e faça uma decoraçao bonita :)

Eu gosto de colocar lascas de parmesao por cima. Pegue um descascador de legumes e tire umas lascas em cima do risoto pronto. Quando você come o risoto, você sente um pouco a acidez do morango, e quando você morde com esses pedaços de parmesao, da um adocicado bem bom.... essas lascas sao obrigatorias hehehe



Bom, eu ainda vou experimentar esse risoto com um peixe, por que com frutos do mar, aqui na França, vai ser impossivel, as épocas nao batem hehehe... mas com um peixinho rola de mais também... rapaz...

é isso ai

aquele abraço

CH

8 comentários:

Leonardo disse...

Caramba! Deve ser muito bom!!!!

Se precisar de uma segunda opinião, estou à disposição! Rs

Abraço

Mirelle Siqueira disse...

mas nessa o léo vai ter que ser convidado sozinho, pq arroz com fruta eu nao encaro nao! heheheh

ps: a navette nao existe mais!

bjo!

maria neusa disse...

maravilha...eu adoro arroz e adoro morango..hum.....beijos já divinopolitanos!

Delma disse...

Rapaz, será que esse negócio é gostoso? Fiquei curiosa
Bjs
Delma

Preto disse...

Fala Narigudo,

Fiz o teste dessa sua gororoba chique aqui.
Ficou muito bom, muito mesmo! E o mais engraçado é ver o pessoal torcendo o nariz qdo vc diz que é risoto de morango. Sempre vem a exclamação/pergunta em seguida: "De morango!?"
Bom, o que fiz de diferente foi trocar o parmezão por queijo grana, e o vinho eu usei o branco seco mesmo, mas esse foi por nao encontrar o rose em conta. Como no Brasil é época de tudo o ano todo, também pude acompanhar o risoto com bons camarões.

Aquele Abraço

carlos henrique disse...

Preto, bem vindo ao clube hehehe sempre que tem alguma coisa diferente as pessoas torcem o nariz (vc precisa ver a francesada quando eu faço umas coisas brasileiras, tipo tutu, bobo de camarao, essas coisa... dizem que nao vao comer, ou que eu fiz muito... mas no final lambem até o prato huahuahuauauha)

e como é que ficou com os camaroes ?

aquele abraço

CH

Silviani disse...

Procurando por receita de risoto de morangos, me deparei com seu blog que por sinal gostei muito.Hoje vou fazer sua receita e servir com carré de ovelha. Depois posto uma foto do resultado no meu Face.
Bom domingo.

carlos henrique disse...

Ola Silviani,

que bom que você gostou do blog, fico feliz em poder compartilhar receitas e ve-las pipocando mundo a fora...

depois me fale como ficou :)

abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails