sábado, 10 de julho de 2010

Férias !!!! Historia 7 : Côte d'Azur

Ola pessoal, continuando com as férias.

De Aix-en-Provence, nos fomos para a costa sul da França. Fomos até Marseille, nao entramos por que o transito estava um caos e fora que a cidade nao é bonita hehehehe... Partimos em direçao à Cassis, uma cidade litoranea bem conhecida.

A cidade é bem linda e passamos a manhã e um pouco da tarde la. O unico problema (e que se repetiu a viagem inteira) é pra estacionar o carro. Paramos bem no alto e descemos a pé. No caminho, um pouco antes de chegar na praia, encontramos um mercado de rua. Bem legal e cheio de produtos da regiao. Demos umas voltas no mercado, pela praia e depois fomos almoçar. Eu estava esperando so chegar na beira do mar pra comer mexilhoes e a Iara tava com vontade de comer camarao (o que nao encontramos). Ah, eu adoro mexilhoes frescos, na concha ainda... vai ser bao !!! Almoçamos em um restaurante que se chama Le Perroquet. O menu estava com um preço bom, e os pratos estavam otimos também.

Vista de Cassis

Olha ai os produtos da regiao. Conservas e mais conservas.

Olha um dos pratos daqui que mais gosto "Moule-Frites" (mexilhoes com batatas fritas hehehe)

De Cassis continuamos subindo a costa, pegando rodovias que vao beirando o mar. Bonito demais. Passamos por :

La Ciotat, uma cidade do lado de Cassis. Se você for pra essas bandas e quiser curtir uma praia, nao fique em Cassis (a praia é de pedra e tem muita gente hehe), va pra La Ciotat. A praia é mais de areia (mas nem tanto hehe), é mais facil pra estacionar e a orla é linda !!!!

La Ciotat

Continuamos subindo, passando por varias praias, tirando fotos (nao me lembro dos nomes dos lugares hehehe). Mas subindo tem praias lindas, e so a cor do mar ja vale. Cruzamos Toulon, Hyères (nem tao na costa assim), até chegar em Saint-Tropez. Infelizmente nao deu pra parar em Saint-Tropez. A cidade é bonita, mas estava muito cheia, e pra variar, nao tinha lugar pra estacionar. Entao demos so umas voltas por la. Continuamos a subir até uma cidade que se chama Fréjus. Dormimos num camping em uma vila que pertence à Fréjus (nao me lembro mais o nome da vila). Mas ficava na beirada da rodovia, e o melhor : na beirada do mar. Tinha um portao que era so passar por debaixo da rodovia e ja estavamos na praia. Fizemos um piquenique la, e ja estava bem de noitinha.

Delicias que compramos em Cassis, começando da esquerda, sentido horario : Azeitonas picantes; umas Azeitonas Violetas com 2 gostos.... um na hora que morde e outro na hora que engole; l'Ail Confit (conserva de alho), bao de mais !!!! E Azeitona com Ervas.

De la fomos subindo, e parando nas praias na beira da estrada, ainda nessa regiao de Fréjus e Saint-Raphaël.

Dica : as praias sao lindas ai. Nao sao badaladas, acha lugar pra parar o carro e as coisas nao sao tao caras. Vale a pena curtir.

Continuamos subindo até Cannes, e adivinha ? nao tinha lugar pra parar o carro !!! Dai so passamos dentro da cidade mesmo, que é bem bonita. Fomos subindo, passando por Antibes (nao paramos), Nice (nao paramos... adivinha porque ?) e logo após Nice, numa das mais belas vistas dessa viagem : Villefranche-sur-mer. Bonito de mais !

Vista de Villefranche-sur-mer.

De la continuamos, até entrar em Monaco. Mas, antes de chegar em Monaco, tem uma cidade, que infelizmente nao deu pra parar. A cidade chama Eze-bord-de-mer, uma cidade medieval num rochedo de frente pro mar. Bem linda (de longe pelo menos). Comemos em Monaco e seguimos rumo à Italia.

Nos em Monaco.

A viagem foi assim, mahomeno :