domingo, 25 de julho de 2010

Critica : La Gargotte


Antes que me fuja da mémoria, resolvi escrever mais uma critica antes de postar mais receitas e afins...

Para comemorar 5 anos juntos, eu e a Iara resolvemos ir a um restaurante. Por sugestao de um amigo fomos ao "La Gargotte", um restaurante que fica na rua de traz da casa dele, no centro de Lyon. Ele fica numa ruinha bem simpatica, que no verao fica fechada para carros, e os restaurantes da rua podem instalar seus terraços e as pessoas podem passear tranquilas. É uma rua bem curta, mas com uns 6 restaurantes, inclusive o Mère Brazier, um dos restaurantes com estrelas Michelin da cidade (e bemmm caro). O La Gargotte fica bem na frente do Mère Brazier.

Bom, o La Gargotte oferece no serviço da noite um menu bem inventivo o que é bem legal. Os menus começam a 30 euros. Mas nao fomos jantar, fomos aproveitar o dia que nao estava tao quante e fomos almoçar por la. No almoço o menu é bem simples, com poucas opçoes, mas o preço é bem camarada : 15 euros para entrada, prato e sobremesa.

O atendimento é meio estranho hehehe... Como so tem um atendente (que é o dono do lugar), ele meio que corre pra cima e pra baixo, e ele é um pouco estranho, sei la... ele nao é mal éducado, mas me parece que as pessoas que frequentam la sao "sempre" as mesmas, entao gente desconhecida como a gente, ele recebe meio pensando que a gente tem a obrigaçao de saber como funciona o lugar... mas fomos bem atendidos, e no final, na hora de pagar, ele até puxou papo, perguntando da onde a gente era e tals...

Bom, ao serviço :

Como reservamos um dia antes, sentamos no terraço (o restaurante estava vazio, mas depois outras pessoas foram chegando e se sentando no terraço, e percebemos que eles haviam reservado também, entao é bom reservar antes de ir...).

Aqui é meio moda mostrar o menu em pequenas (ou grandes) lousas, tipo assim :


Isso da um toque bem legal, de coisa meio informal, e é simpatico.

Comemos :

de entrada, a Iara comeu melao com presunto :


eu comi uma salada Niçoise :


como prato comemos a mesma coisa, um filet de dorade com legumes confit :


de sobremesa comemos (acabamos dividindo, por que ela nao gostou do crème brûlée que ela pediu hehehe)

Crème brûlée ao cha verde :


Financier com framboesas e sorvete de framboesa :


Como disse, bem simples. Os pratos eram pequenos, mas ficamos satisfeitos no final. O preço é justo e a comida é bem feita e gostosa. As entradas estavam frescas, e o pao que acompanhava estava bem fresquinho e gostoso também.

Quando o prato chegou achamos bemmm pequeno, mas o peixe estava muito bem cozido, e o confit de legumes estava no ponto, bem untuoso e bem temperado. Eu gosto da pele do peixe, mas como o filet nao veio grelhado, entao nao fez falta hehehe ele deve ter sido feito cozido, e estava no ponto... bem suculento (na medida do possivel heheeh era um filet de Dorade, bem magro, mas bem bom... e pele de peixe cozida é bem ruim hehehe).

O financier (bolinho com massa de amendoas) estava bem gostoso. O sorvete também estava muito bom. Ja o crème brûlée foi meio que a decepçao do almoço : nao estava muito bem cozido, e o açucar nao estava vetrificado, e crème brûlée sem a casquinha nao tem graça hehehe e o cha verde estava estranho, nao estava ruim, mas nao tinha muito gosto de cha verde nao....

Ah sim, outra supresa nao tao interessante foi o preço do pot de vinho (aqui eles vendem garrafas de mais ou menos 500ml de vinho, que se chamam pot ou pichet). Sao as opçoes mais baratas de tomar vinho em restaurante, e os vinhos sao na maioria das vezes bons, entao vale a pena... o preço gira em torno de 5 à 8 euros, mas esse custou 10 euros !!! E nao estava no menu... mas o vinho estava gostoso, entao tudo bem...

Conclusao : eu indico o La Gargotte para almoçar (nao conheço o jantar hehehe). O lugar é bem simpatico, o atendimento é meio estranho, mas é legal... a comida é bem feita, muito simples, mas bem gostosa...

Foi interessante notar que os outros restaurantes na mesma rua (tirando o Mère Brazier) praticam o mesmo preço (15 euros o menu)... o que é legal, por que é um bom preço para o centro da cidade... e o melhor é que esses restaurantes ficam no centro, mas nao na "muvuca", você tem que sair um pouco do movimento, o que te da um pouco de paz hehehe mas mesmo assim, os restaurantes sao movimentados...

O restaurante fica na 15, rue Royale, 69001, perto do metro Croix Paquet, linha C. Mas o melhor é parar no metro A Hotel-de-Ville, e ir caminhando.


os telefones sao 04 78 28 79 20 e 06 16 19 77 10. Vale a pena ligar e reservar, para poder sentar no terraço, e ficar tranquilo.

aquele abraço

CH

2 comentários:

Mirelle Matias disse...

sugestao anotada! logo logo eu e o leo vamos pintar por la pra ver se esse dono/garçom é estranho mesmo, heeheheh!

Iara Fonseca Schmidt disse...

Eita que teve boa essa comidinha.... mesmo com todos esses senões que o Caique ressaltou, eu tbm recomendo! Foi um belo alomoço de comemoração de 5 anos compartilhando da companhia do meu "chef" predileto! te amo baby.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails