segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Pernil e frango

Opa! e aí, tudo beleza?
Desculpem a demora em postar coisa nova, viajei nesse fim de ano e acabei ficando sem net até hoje. Mas tudo bem........espero que todos tenham passado um bom natal, e que tenham um ótimo ano novo.
Esse final de ano eu cozinhei algumas coisas pra onde eu fui (pra Lavras e Divinópolis)....

Em Lavras fiz um pernil de carneiro (na verdade foram dois) meio no susto hehehehe para meu amigo Lawrence, que formou (aleluia hahaha) e deu um belo de um churrasco. Foi no susto por que o pernil é bom temperar de vespera, fazer uma bela marinada com vinho e tals e deixar descansar pelo menos um dia (ou por ao menos 3 horas). Mas ele me ligou as 11:00 pra fazer o pernil as 14:00 hahahaahha mas deu tempo e ficou bem bom.

Em Divinópolis eu fiz um pernil de porco (na verdade foram dois também hehehe só que um eu ajudei a comer e o outro eu só temperei para fazerem dia 01/08)... é bom deixar marinando também, mas aqui, de novo, eu tive que fazer em poucas horas e sem vinho. Mas ficou bem bom também. Em Divi fiz também um frango bêbado hehehehe coxa e sobre-coxa marinado na cerveja, e acabou sendo assado na cerva também. Ficou muito bom, com a carne se despredendo do osso. Delícia.

Vou passando as receitas devagarinho........

Vamos ao Frango hoje:

Ingredientes:

- 2kg de coxas e sobre-coxas de frangos desmembradas ( o macete é cortar numa linha branca que separa os dois, corta sem fazer força)
- uma lata de cerveja pilsen
- uns 8 dentes de alho, cortados em lâminas
- suco de um limão médio
- ervas (manjericão, tomilho e tals)
- azeite
- sal e pimenta

Preparo

Em uma vasilha coloque as coxas e as sobre-coxas, esfregue-as bem com o alho, o suco de limão, o sal, a pimenta, as ervas e o azeite ( eu sou sempre bem generoso com o azeite). Coloque a cerveja, va colocando com cuidado para não dar muira espuma e você perder muita cerveja (é só para cobrir o frango). Pode deixar marinando de um dia pro outro, ou por umas 2 horas. Em um tabuleiro cubra o frango com papel aluminio e asse em forno baixo (180°C). Quando estiver assado, tire o papel e deixe dourar.

Dica: na hora de limpar as coxas e sobre-coxas tire o excesso de gordura. Faça cortes finos do lado da pele até chegar na carne ( na sobre-coxa da pra fazer uns 3) isso vai fazer o frango perder mais gordura e ficar bonito quando estiver pronto. Na coxa é importante fazer um corte lá perto do pé, cortanto os nervos, por que daí a coxa não encurta tanto e fica mais bonita. É só pegar a faca e rodear o osso.

Bom, da para colocar mais coisa nessa marinada como cenoura, cebola, alho poró, louro, cravo, noz moscada (eu sempre tempero frango com noz moscada, mas não tinha) e por aí vai. Temperei assim por que era o que tinha à mão. Quem assou o frango foi minha Vó ( a dona Zézé). Ela colou em um tabuleiro, e não passou o papel aluminio por cima, foi direto ao forno. E ela assou em forno bem quente naqueles fornos pequenos a gás. Ficou com uma cor muito bonita e bem gostosos.

Bom é isso, na próxima passo a receita de pernil.

Aquele abraço e feliz ano novo!!!!!!
Carlos Henrique

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

hummmmmmmmmm...que delícia...senti o cheirinho daqui......que bom que o gourmet voltou,pra nossa alegria..que seu ano de 2008 seja repleto de maravilhosas receitas e sonhos realizados...beijos orgulhosos da maria neusa

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails