quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pausa nas codornas

Ontem eu estava vendo tv e o Oliver fez umas tortas, na hora me deu vontade de fazer uma também (bem invejoso hein?! heheehe)....lembrei que no lote baldio aqui do lado de casa tem uns pés de amora plantados e fui lá conferir se tinha algumas maduras. Voltei com um pote de manteiga de 500g lotado de amoras madurinhas (umas duas xícaras de chá mais ou menos). Passei no sopermercado e comprei o resto das coisas que estavam faltando aqui em casa....lá vai a receita:

Ingredientes

Massa
- 500g de farinha de trigo peneirada
- 100g de açucar refinado também peneirado
- 250g de manteiga
- um pitada de sal
- 2 ovos grandes
- um pouqinho de leite, não devo ter usado mais que 50ml

Recheio
- duas xícaras de amoras, pode ser até mais, umas 4 huahuahuahua mas eu só tinha duas
- meia xícara de açucar
- 50g de manteiga

Recheio
- lave bem as amoras e misture com o açucar. Reserve.

Massa
Em uma vasilha junte a farinha, o açucar e a manteiga. Vá apertando com as mãos para juntar tudo. No final das contas vai ficar parecendo migalhas de pão. Essa parte da pra fazer no multiprocessador. É só bater rapidinho até virar a "migalha de pão".
A segunda parte é melhor ir com a mão mesmo. Coloque os ovos e o leite. Com as pontas dos dedos vá misturando tudo bem delicadamente ( não sove a massa, pq daí ela desanda, o glutem se desenvolve muito e a massa fica ruim). Quando estiver tudo mais ou menos junto em um bloco único, espalhe uma mãozada de farinha na bancada e despeje esse pseudo-bloco ai. Aperte dos lados e em cima. Vire de novo e aperte tudo de novo. Issó é só para juntar melhor as partes, vai ficar parecendo um tijolo com um monte de rachaduras, não precisa deixar muito uniforme não, por que na hora de abrir ela acaba de chegar e fica bem lisa. Envolva a massa em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos.

Montagem

Corte a massa ao meio. Pegue uma metade e corte ao meio de novo, bom vou explicar assim por que eu usei uma fôrma de vidro pequena, se você for fazer em uma maior pode abrir os pedaços maiores. Cubra sua bancada com um tanto bom de farinha e abra a massa. Revista sua fôrma com a massa já aberta (não precisa ser muito fina não). Aperte com cuidado para fixar a massa na fôrma toda (não precisa untar por que a massa já leva muita manteiga e isso não deixa grudar). Pode acontecer de sobrar umas aparas para fora da fôrma, é só passar a mão na beirada que elas se destacam e fica tudo arrumado (outra maneira de montar a massa na fôrma é a seguinte: na hora de fazer "o tijolo" de massa, deixe mais uniforme, coloque na geladeira da mesma forma. Depois dos 30 minutos ao invés de abri-la, você corta pedaços não muito finos, como se fosse uma goiabada e vá montando a base na fôrma como se fosse um quebra cabeças. As vezes abrir essa massa é meio trabalhoso, se estiver dando errado faça assim que da certo) . Despeje o recheio e arrume por toda a base da torta. Pique a manteiga em pequenos cubos e coloque bem espalhados sobre as amoras. Com um outro pedaço de massa abra a tampa. Quebre e bata um ovo. Com um pincel besunte as bordas da base da torta, para poder "colar" a tampa. Ajeite a tampa sobre a fôrma e novamente apare a massa que sobrar para fora. Pincele ovo por cima da tampa da torta. Faça furos com uma faca por toda a tampa, não precisa de muitos, é que o interior vai ferver e sem os furos a torta pode explodir heheehehehe. Salpique um pouco de açucar de confeiteiro e canela em pó em toda a tampa (a gosto). Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Depois de uns 40 minuots está pronto!!! A massa bem crocante e o recheio muito molhado. O perfume da canela é de matar o visinho de raiva hehehehe ou de fome hehehehe.

Eu e a Iara (amor) comemos essa torta (bem quentinha) tomando chá hehehe um chá verde com anis. Não sou muito de chá, mas estava bem bom.

Bom, é isso ai, uma pausa nas codornas para uma torta de amoras.

Aguardo comentários !!!!!

Aquele abraço


CH

3 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

..que delícia heim????Fico feliz só de ler...rsrs...beijos invejosos

sueli halfen ( POA) disse...

Carlos Henrique...inveja da boa ,como a que te acometeu NO ECZXISTE !
o QUE EXISTE É ALGUÉM OU ALGUMA COISA TE SERVIR DE MODELO ( OU ESPELHO) !

nossa ,qui torta,vou fazer ...

abraços do sul Sueli

Anônimo disse...

Uma das coisas boas desta receita é que podemos rechear com as frutas que quisermos, usando a mesma massa e a mesma forma de preparo do recheio. Com maça ou com pera também fica uma delícia. Outra opção é deixar um buraco no meio da tampa (colocando um papel enrolado em forma de chaminé) e, no fim, quando tirar do forno, colocar um pouco de creme de leite fresco (aromatisado com baunilha e um pouco batido) por este buraco antes de servir. Belíssima receita!! Parábens, de novo!!!

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails