quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Musse de chocolate

Estava conversando aqui com um amigo meu, o Adriano, lá de Lavras, que mora em BH, e ele me falou que não gosta de musse. Propus o desafio: Faz essa receita e depois me fala se você gosta ou não. É simples, não tão barata, mas vale muito a pena, lá vai:

Ingredientes

-meio litro de creme de leite fresco ( tem que ser o fresco mesmo, se for o de caixinha ou o de latinha já era, não da pra fazer)
- 750g de chocolate meio amargo (pode ser até um pouco menos, mas assim fica forte e bem bom)
- 50g de chocolate em pó (ao leite, tipo o dos padres hehehehe)

Preparo

Ferver o creme de leite e juntar o chocolate.Misturar até derreter o chocolate. Deixar esfriar. Acrecentar o chocolate em pó e bater. Lavar à geladeira por pelo menos 2 horas.

É só isso!!!!!!!! Essa receita está no livro do Christophe Besse, chef suiço do all Seasons de São Paulo. Tive a oportunidade de trabalhar com ele e ganhei o livro.
Esse Musse de chocolate faz parte de uma receita maior, chamada Torta Jamaicana, que depois passo aqui, mas ele sozinho vale muito a pena.

Para quebrar um pouco o "doce" seria bem legal servir com uma calda de morango.

Levar ao fogo morangos, um pouco de açucar e água. Mexer até virar um calda. Se quiser pode bater no liquidificador e coar, eu prefiro com pedaços de morango mesmo. Cuidado com o açucar, não coloque muito.

Para acompanhar, um vinho doce da uva moscatel é perfeito, principalmente se usar a calda de morangos. Existe um espumante brasileiro, o Terranova Moscatel, da miolo, é um vinho espumante, doce, mas nem tanto, tem um perfume muito bom e é bem refrescante. Muito bom para acompanhar sobremesas com morangos e outras frutas. E o melhor, não é caro. Mas você pode optar por um Porto para acompanhar só o musse, ou um Late Harvest (depois explico hehehe são vinhos de uvas colhidas tardiamente, e que acabam acumulando mais açucares, por diversos motivos, resumindo hehehe) das uvas Sauvignon Blanc e Sémillon, existem produtos nascionais com preços bons e de boa qualidade também.

Aquele abraço e até a próxima. Façam seus comentários!!!

Carlos Henrique

4 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Que delícia de sobremesa heim???Pena que só vou poder comer na outra reencarnação...rs..beijos diabéticos

sueli halfen ( POA) disse...

Eu vou comer por mim e pela tua mãe!!!!!!!!

abraço do sul sueli ( su)

sueli halfen ( POA) disse...

Faz prá Mamy provar...acho que tu já sabes,mas vai qui não,né? eu gosto muito e a famiglia tb :
***********************

Geléia de Morango LightIngredientes1 caixa de morango limpo-1/2Kg1 colher sobremesa rasa de açúcar ou mascavo2 pedaços de canela em pau pequenos4 cravos-da-índia ou à gosto12 g de gelatina em pó sem sabor ou vermelha light com sabor morango1xíc de água cheia12 envelopes de adoçante ou líquido
PreparoColoque os morangos no fogo,picados grandes. junte a canela, os cravos e leve ao fogo até cozinhar( 3 min).Se quiser coloque 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo ou refinado-se quiser- (3 minutos fervendo). Amasse,como gostar, os morangos e Reserve. Misture a gelatina na água fria , e leve ao fogo para dissolver. Junte ao morango reservado, e cozinhe por alguns minutos(3 min) até obter o ponto de geléia. Tri rápido e fácil.Retire do fogo, coloque o adoçante em pó ou líquido e misture bem. Guarde em um pote com fechado .Deixe gelar.

Eu coloco o adoçante líquido no fim,quente mesmo...dou uns 2 apertões...

bjs su

sueli halfen ( POA) disse...

Caro Carlos Henrique: ME SALVA !!!!

meu marido trouxe da feira 15 codornas limpas e congeladas..."enroladinhas"...
Tem alguma receita tri de especial ( gíria de Porto Alegre)
prá que eu possa fazer pro NATAL ???

PELAMORDEDEUS,manda alguma coisa pelo teu blog ou pro meu email...

suhalfen@gmail.com

Obrigada se puderes ...

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails