sábado, 6 de abril de 2013

Pascoa - Bacalhoada e Profiteroles... de quebra uma ganhache perfumada

 

Domingo de pascoa (ok, o post da atrasado, mas o tempo ta curto...) recebemos (Iara e eu) amigos aqui em casa para mais uma bacalhoada. Mercelo, Marcia, Jão e Juju vieram... mas Marina e Saulo não, por que Ruda (com acento) chegou ao mundo :) Eles estavam gravidos, e o "minino" resolveu pular pra fora logo antes da pascoa... Parabens para os papais !

A receita da bacalhoada ja foi passada aqui.

Pra sobremesa fiz profiteroles (recheados com sorvete) e quadradinhos de ganache - de nozes, e de baunilha... a Iara me ajudou a fazer a de nozes no dia anterior :). Na verdade é "fizemos"... a Marcia queria aprender a fazer essas guloseimas, entao fizemos uma pascoa a quatro maos :)... bom, foram 6 maos, porque a Iara fez a mesa e tudo mais :)

Ai vão as receitas :

Profiteroles:
- 75g de agua
- 75g de leite
- 3g de sal
- 3g de açucar
- 60g de manteiga
- 90g de farinha
- 3 ovos

Coloque em uma panela, e ferva : o leite, a agua, o sal, o açucar e a manteiga. Assim que ferver, peneire a farinha nessa mistura e mexa bem (tudo isso no fogo alto). Vai dar uma secada, e é esse o objetivo. O ponto é meio dificil de descrever, mas assim que a mistura começar a "cantar" (um shiiiii bem perceptivel), conte ai um ou dois minutos e ja esta bom (nao pode secar muito também nao). Retire do fogo. Eu gosto de passar a mistura para um outro recipiente, mas se quiser pode deixar ai na panela mesmo. Agora é so adicionar os ovos, um por um. Va mexendo bem, assim que um ovo estiver bem encorporado, coloque o outro, e por ai vai... pra saber se voce conseguiu o ponto ideal é so ver se a textura da massa esta meio parecida com a de cetim :)... na verdade é algo meio elastico e meio brilhante... é dificil descrever o bom ponto... ela nao pode estar muito dura, nem muito brilhante (liquida na verdade)...

Agora é so colocar em um saco de confeiteiro e fazer as bolinhas em uma forma com papel manteiga. Essa é a mesma massa das bombas de chocolate (éclairs).... para dar uma corzinha, voce pode também bater um ovo e pincelar por cima.

Leve ao forno (bem aquecido a 250 graus). Colocou a forma no forno, desligue-o. é assim mesmo....assim que a massa "inflar" um pouco, e talvez mesmo começar a dourar, religue o fogo a 180°C e deixe assando por mais uns 10 minutos mais ou menos (ou até as bolinhas crescerem bem e pegarem um boa cor dourada).

Pronto !

Dica : se as bolinhas nao ficarem tão bonitas, principalmente se ficarem com umas pontas para cima, o negocio é molhar uma colher, ou garfo, e ir arrumando as formas das bolas.... é melhor molhar a colher, pq dai ela nao cola na massa...

Deixe esfriar, corte ao meio e recheie com o que quiser (mousse, sorvete, etc.).

O bom é servir com uma calda de chocolate :) ai na foto eu não fiz calda não, so derreti um bom chocolate mesmo....

Receita bonus: Quadrados (pode ser retangulos, redondos, o que quiser) de ganache perfumada....

- 400g de um bom chocolate (ao leite mesmo, tendo ai entre 40 e 50% de cacao ta bom...)
- 145g de creme de leite fresco
- 60g de manteiga
- o perfume que quiser... pode ser baunilha (a fava hein), algum cha que voce goste (com bergamota fica bemmm bom), zeste de limao, etc.... ou até mesmo algumas frutas secas, castanhas, qualquer coisa mesmo.... é so picar pequeno e esta otimo....

- uns 100g de chocolate amargo derretido (no minimo ai uns 60 ou 70% de cacao) e um pouco de cacao em po para finalizar.

Pique bem o chocolate ao leite e coloque-o em uma saladeira (de vidro por exemplo). Ferva o creme de leite com o perfume escolhido (para fazer uma infusao mesmo). Ferveu, jogue em cima do chocolate (passe por uma peneira para retirar o que deu o perfume) e mexa até derreter bem o chocolate. Coloque ai a manteiga em pedaços, e mexa até tudo ficar beleza.

Carlos, o "trem" nao derreteu direito, e agora ? dica pro : passe o mixer de mao ai que tudo da certo :)

Passe um filme alimentar em uma forma, ou prato fundo, enfim, qualquer coisa que dê forma a ganache (o legal é dar ai um ou dois dedos de "altura" pelo menos). Tome cuidado, e deixe o filme cobrir toda a forma. Coloque ai a ganache. Deixe cristalizar (na geladeira por exemplo). Depois de mais ou menos 1h ja estara mais durinho, o suficiente para fazer a finalizaçao.

Retire a ganache da forma (se voce deixou um pouco de filme para fora isso pode te ajudar a desenformar a ganache). Passe metade do chocolate amargo em um dos lados, e espalhe bem com uma espatula. Deixe "pegar" um pouco, e peneire um pouco de chocolate em po. Vire o bloco de ganache e repida a operaçao.

Pronto, agora é so cortar como quiser :)

Facin, e bemmmm bom.

Abraços

CH

2 comentários:

Adriano Vilhena disse...

Gostei muito da receita bonus!!! bacaninha demais os quadradinhos de ganache!!! Abração!!!

carlos henrique disse...

massa né ?! da menos trabalho que fazer trufa, e o resultado é igual ou até mais bonito

abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails