sexta-feira, 15 de março de 2013

Risotto de pêra e gorgonzola

 
 
Antes de ir para Madrid convidamos uma amiga da Iara (a Inès) para jantar aqui em casa. Ela ja morou em Madrid, e se ofereceu para nos ajudar (passando umas dicas de onde ir, comer, etc.).
 
Como "pagamento", preparei um risoto de pêra, tomate seco, avelãs, laranja e gongorzola (esse ai da foto).
 
Não vou passar medidas e tals. Voce ja sabe fazer risotto, certeza... se não souber me avise ai nos comentarios que eu passo uma receita de base...
 
O negocio é fazer um risotto normalmente, com um bom caldo (no meu caso de légumes... sem os tabletinhos por favor). Vou so falar o que eu fiz de "diferente". Fui colocando aos poucos (depois de uns 5 minutos de cozimento) alguns cubos de pêra, e um pouquinho de tomate seco (cortado bem pequeno). Fui fazendo isso... aos poucos mesmo. Quando o risoto esta quase pronto (por volta de 18 minutos de cozimento, se voce gosta dele al dente), voce pode retirar do fogo (eu retiro um pouco antes, pq dai ele acaba de cozinhar no propio calor remanescente... e assim não passa do ponto) e coloca o resto das pêras e do tomate seco. Eu coloquei nesse momento também um pouco de gorgonzola cortado em cubos (não coloquei manteiga, pq o gorgonzola ja é bem gorduroso, e ja da "a liga" e o brilho...). Assim que ele derreteu coloquei um tanto bom (nem muito, nem pouco) de avelãs (esmagadas, mas sem ser po, e algumas inteiras mesmo). Dai é so acertar o sal e a pimenta, e colocar a erva que gostar (eu so tinha salsinha em casa...).
 
Na hora de servir:  coloquei por cima mais um pouco de avelãs, cubos de laranja e lascas de pêra. Coloque também um pouquinho de gorgonzola :)
 
Dicas e comentarios:
 
- sempre que for utilisar avelãs ou amendoas, passe um pouco no forno. Uns 5 ou 10 minutos à 180°C. So para que elas soltem mais perfume e possam dar um gostinho de "torrado"... o que da uma profundidade ao prato. Elas dão também uma crocancia, o que é sempre importante... eu as quebro um pouco também, mas não muito. Passando no forno fica facil de tirar a casca também (é so esfregar os avelãs nas mãos), que é um pouco desagradavel na hora de comer...
 
- eu vou colocando aos poucos as pêras para que eu tenha varias texturas diferentes: as que coloquei no começo estavam quase totalmente "derretidas", e as do final ainda cruas e crocantes... se tiver tempo, faça um chips de pêra, fica mais bonito, e bem gostoso... eu nao tive tempo :) depois passo como fazer...
 
- retirar os "filets" de laranja é facil, mas exige uma técnica "suprema" :) : é so descascar a laranja, tipo para fazer feijoada... tirando a casca e a pele branca também.... passe a ponta da faca entre os gomos, meio na diagonal, voltada para o centro da laranja... va retirando assim os gomos.... você pode corta-los em cubos ou deixa-los assim mesmo...
 
- eu gosto do contraste de temperaturas, texturas e sabores para "elaborar" um prato: a laranja da uma acidez, o que contribui para quebrar um pouco o "doce" da pêra... o gongorzola também... ela também é servida fria, o que contrasta com o "quente-pelando" do arroz... as avelãs proporcionam uma crocancia, e o seu "torrado" amarra tudo junto :) o tomate... o tomate é frescura mesmo :) eu gosto da untuosidade dele na verdade :)
 
Quando for colocar sua criatividade ai para funcionar, na hora de criar um prato no olho, pense nisso tudo ai também... :)
 
Abraços
 
CH
 


Nenhum comentário:

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails