segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Linguado

Bom, arrumei um tempinho e vou postar hoje uma receita que ainda não fiz, mas que ja está no papel, deve ficar bem boa. Mistura um pouco de culinária japonesa (que eu gosto de mais)....lá vai:

LINGUADO SOBRE CAMA DE ASPARGOS E BROCOLIS

(para duas pessoas)

INGREDIENTES

- 400g de filé de linguado (pode ser mais, tem que dar um tanto bom pra cada pessoa)

- suco de meio limão (vai no olho também, não pode ser muito não)

- 1 maço cebolinha

- 8 aspargos sem a casca e 8 com casca (é só tirar a pele verde)

- 1 maço de brócolis

- sal

- pimenta

- 4 colheres de sopa manteiga

- ervas (tomilho, manjericão)

- azeite

PREPARO

Corte o linguado em cubinhos. Coloque o limão, sal, um bom fio de azeite, pimenta (pode tirar a pimenta) e um pouco de cebolinha picada fina. Misture e reserve na geladeira. É isso ai, vai cru mesmo. O limão cozinha de leve o peixe.

Branqueie o brócolis, os aspargos e algumas cebolinhas inteiras ( é só ferver uma água, e colocar um parte de sal para duas de açucar -uma colher de café por exemplo. O sal é pra realçar o sabor e o açucar para realçar a cor). Corte as pontas dos aspargos (só pra ficar tudo igual, mas da pra deixar a ponta, fica bonito também), e corte-os em dois. Junte quatro pedaços dos aspargos e amarre nas pontas com a cebolinha branqueada, formando oito “travesseiros”. Derreta a manteiga (pode clarificar se quiser) e acrescente as ervas bem picadas.

FINALISAÇÃO

Em um prato disponha 4 “travesseiros” de aspargos, pra montar tipo uma cama. Monte cada um de uma cor, ou intercale as cores, vai da imaginação. Regue com a manteiga. Em seguida coloque alguns brócolis por cima, fazendo a parte de cima da “cama”. Dê mais uma regada com a manteiga. Por cima dos brócolis coloque o linguado reservado. Se quiser dê mais uma regada com a manteiga de ervas.

Sirva com arroz com ervilha (ou qualquer outra guarnição hehehe). Decore com uma flor de gengibre em conserva.

GENGIBRE EM CONSERVA.

Lamine o gengibre. Faça um molho com meia xícara de tempero para suchi (da marca tozan de preferência, ou misture 10% de vinagre de arroz para 90% de vinagre de álcool), meia xícara de açúcar refinado, uma colher de sopa rasa de sal e uma colher rasa de café de glutamato. Leve esse molho ao fogo só até derreter o açúcar, uns 50 segundos. Deixe o gengibre de um dia para o outro nessa mistura. Para montar a flor bastas ir intercalando o gengibre laminado, deitado para um lado, para outro, assim tampando os “buracos”, até formar a flor.


Esse molho de vinagre se chama molho Sú, que é o que tempera o arroz usado na cozinha japonesa.

Vai ai a dica, quem fizer a receita manda um comentario de como foi o resultado.

Aquele abraço

CH

Um comentário:

Anônimo disse...

..que bom que vc voltou a postar essas receitas gostosas...beijos de boas vindas da maria neusa

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails