quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Behind The Anti-Restaurante 11/11/11 : Prato


Pra terminar os pratos do Anti-Restaurante do 11/11/11 (ja vamos ter outro dia 14/01/12), ai vai a receita do prato. 

Ingredientes  : 

- filet mignon de porco (a receita "original" seria com filet mignon bovino mesmo, mas a 55 euros o kilo a gente desanimou....)
- legumes da estação (usamos navet amarelo e panais) cortados em cubinhos 
- espinafre, desfolhado e limpo ( trabalhar com espinafre consome tempo...  desfolhar, limpar na agua, tirar as nervuras maiores toma um tempo danado)
- sal grosso
- sal, 
- azeite
- manteiga
- pimenta
- o caldo de porco que reduzimos nas outras receitas (que usamos para fazer a polenta e a sopa).

Preparo : 

Pré aqueça o forno à uns 50°C (o minimo do seu forno... mesmo que no Brasil esteja escrito 180°C, os fornos nao fazem isso nunca hehehe). Envolva a carne com bastante sal grosso (foi uma astucia que o Pierric aprendeu em um curso e que aplicamos aqui). Retire o maximo de sal que conseguir e lave a carne em agua corrente. Em uma frigideira bem quente (com um pouco de azeite), sele a carne por todos os lados (coisa rapida mesmo, para ela nao cozinhar, so selar por fora e tomar uma corzinha). Coloque-a em uma forma e leve ao forno. Tendo um termometro o negocio fica mais facil. Coloque o termometro no centro da carne e deixe cozinhando pour umas 2 ou 3 horas. Até chegar à 61°C no centro da carne. Ela estara cozida (nao aquele cinza escuro da carne de porco, mas mais claro, meio rosado até) e suculenta.

Branqueie os espinafres: coloque agua pra ferver. ponha um pouco de sal. Ferveu, coloque as folhas de espinafre ai e conte 2 minutos. Retire da agua e leve diretamente para uma bacia com agua bem gelada (coloque até gelo na agua). Menos de um minuto, retire os espinafres dessa agua fria, escorra bem (apertando mesmo) e depois corte em pequenos pedaços. Reserve. 

Minutos antes da carne ficar pronta prepare os legumes em cubos: em uma frigideira coloque um pouco de manteiga, ou azeite. Coloque os legumes ai e va mexendo de tempos em tempos (fogo médio pra baixo). Ficou cozido, coloque sal e pimenta. 

Em outra frigideira coloque um pouco de manteiga, ou azeite, e coloque os espinafres ja cortados. Esquentou, sal e pimente neles. 

Prontinho. Facil, mas toma tempo. 

Servimos tudo isso com um pouco do caldo reduzido e alguns fungi, ja hidratados e puxados na manteiga, que haviam sobrado das utilizações anteriores.

Abraços

CH

2 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Maravilha..preciso de tomar aulas com vcs...em janeiro vou cozinhar pra mim...aiai...beijos desajeitados.

Iara Fonseca Schmidt disse...

Ja estou com agua na boca pro proximo !!! Esse meninos estão ficando "afiados" nesse negocio gente !!! rs

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails