segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Restaurante : Chicago 30 - Uberlandia, MG.


Ando meio sem cozinhar coisas novas esses dias (fiz algumas coisas nesse final de semana, mas vou deixar pra postar na hora que tiver um pouco mais de tempo), e tenho me preparado para uma conferencia, e estou meio desatualizado com as coisas que fiz no Brasil, e.... bom, varios "es" ai hehehe

Em Uberlândia a gente foi ver uns amigos que tocam Jazz, la no Chigaco 30. Esse restaurante eu nao conhecia (acho que nao é do meu tempo). Chegando la, reconheci o maître, mas nao lembrava de onde. De repente, lembrei que ele era o marido da Eliane. Trabalhei com a Eliane em um restaurante em Uberlandia, e nos ficamos bem amigos. Perdi um pouco o contato com ela depois que sai do restaurante, e principalmente depois que vim pra ca. Mas la estava ela, 3 anos depois, chef do Chicago 30. Fiquei bem feliz, e foi otimo reencontra-la. A Eliane cozinha muito bem, além de ser uma simpatia. Gosto muito dela. 

Fomos em uma quinta feira, e o Chicago iria fechar (na parte da noite) no sabado. Entao, agora para poder experimentar os pratos da Eliane, so no almoço e em eventos que eles devem fazer de tempos em tempos. 

Vamos ao que comemos : 

Iara e eu dividimos o "Filet Joseph Esposito 'Joe Diamante". Medalhoes de filet mignon (envolvidos com bacon) ao molho de gorgonzola e acompanhado de risotto de brocolis. Uma observaçao. Logo apos pedirmos os pratos, a Iara foi dar uma canja com o pessoal que estava tocando. Essa canja durou muito tempo, os pratos ficaram prontos, mas acabamos nao comendo assim que eles sairam da cozinha. Tiveram que colocar na estufa, para nao esfriar. Isso prejudica um tanto bom a qualidade do prato...


Esse é a metade do prato de verdade :) a Eliane caprichou nessa metade pra mim :)

Bom vocês ja sabem o que eu sinto pelo o risotto acompanhando tudo. Nao gosto, mas em Uberlandia o povo gosta, entao risotto neles :) 

O risoto estava seco (mas como falei, a gente nao comeu o prato logo depois que ele saiu da cozinha), o tempo na estufa acabou atrapalhando o risotto nesse sentido.... mas o arroz estava muito cozido (em Uberlandia as pessoas nao comem risotto al dente, em restaurantes que eu trabalhei, ou fiz estagio, o risotto al dente sempre voltava pra cozinha pois "estava cru".... erro meu de nao pedir al dente também...mas, vamos aprender a comer direito ai Berlandia !!!).  No mais ele estava gostoso, passando um pouco na manteiga pro meu gosto, mas bem temperado, e nao estava salgado !! (nisso a Eliane é muito boa, tem uma mao muito boa pra sal, pimenta, etc). 

O filet estava no ponto certo. Ao ponto, e com louvor. O tempo que ele ficou parado na estufa (carne assim tem que ficar descansando o mesmo tempo que passou cozinhando, pois os sucos voltam ao lugar e a carne fica mais suculenta...pois se a gente come direto depois que fica pronto, ao cortar a carne, sai aquela "aguaiada", e a carne perde em suculendia) acabou ajudando. Mas o bacon estava quase cru (atençao, atençao, bacon cru é bem perigoso). O intuito do bacon é para ajudar a nao secar a carne, mas ele tem que cozinhar também.

O molho estava muito gostoso, bem leve e com o gosto do queijo bem suave também. 

Pontos positivos : o sal, do jeito que eu gosto. O molho estava bem gostoso e o ponto da carne (algo rarissimo em uberlandia).
Pontos negativos : o risotto muito cozido (mas em uberlandia o povo gosta assim) e o bacon cru. 

Mas no geral foi um otimo jantar. Pena que eles nao abrem mais à noite. 

Mas se você passar por la na hora do almoço, chame a Eliane, e pergunte os especiais do dia. Ela é muito simpatica... aproveite e mande um abraço por mim :) (é so falar que o Carlos que trabalhou com ela no Glass mandou um abraço :) )

é isso ai

Abraços

CH


5 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Que bom que vc voltou a postar comidas e observações..eu estava sentindo falta...a foto ficou bonita e a comida ,nem tanto,como vc disse...mas valeu pela participação da Iara no Jazz e pelo reencontro de sua amiga....beijos leitores e admiradores.

carlos henrique disse...

nao nao, a comida estava boa... dois detalhes negativos so.... bem melhor que o Liro Chef....

Delma disse...

Caique
Acredita que agora, além de não funcionar à noite, transformaram o Chicago 30 em Self Service no almoço?
Adorava a salada de lá, que agora não é mais a mesma. Que peninha!
Coisas de mercado. A fila anda e quem não acompanha....Porém perde charme, qualidade e outras cositas.
Bjs

Ester disse...

Incrível como todos seus posts sobre o "povo de Uberlândia" são iguais.
Detalhe que eu nem sou nativa de Uberlândia, mas morar na França tá te fazendo bem francesinho...Da próxima vez lembre-se e não saia pra comer fora por lá.

carlos henrique disse...

Ester,

desculpe a resposta tardia, quase um ano hehehe

quando fiz o curso de cozinha no SENAC em Uberlandia, as dicas profissionais eram quase sempre essas : "se for fazer o risotto em Uberlandia, faça assim... se for fazer fora daqui, faça de outra maneira"... e por ai foi, para quase todos os pratos populares em Uberlandia... E meus colegas que trabalhavam em restaurantes na época falavam a mesma coisa (para ponto de carne, molhos, doces, etc).

Cada cultura, ou mesmo cidade, tem sua maneira de comer, seus gostos... alguns são mais elaborados, ou mais aventureiros que outros... mas do meu tempo pra ca, melhorou muito... no meu tempo era macarrão e mexido (e risotto hehe) !

A resposta nao é nao sair para comer, e sim mostrar que existem alternativas para o que é feito ai...

Comer "fora" nao deveria somente ser "encher a barriga", ou vender, vender, vender... mas deveria sim ser uma experiencia gastronomica (boa pra quem cozinha e para quem come)...

Abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails