sábado, 18 de junho de 2011

Hamburger de Frango do Caique.


Ai vai a receita (para duas pessoas) do Hamburger de Frango :

- 1 peito de frango cortado em cubos 
- uma cebola pequena cortada em 4
- uma cenoura pequena corta em rodelas
- ervas (eu usei basilico dessa vez)
- pimenta (a que você gostar)
- sal
- azeite
- um cadin de mostarda (meio à gosto, eu usei uma colher de café)
- um pouquinho de vinagre (ou limao)
- um ovo
- champignons de paris cortados em fatias (eu uso o fresco, mas no Br é dificil de achar fresco... com o de conserva deve ficar bom também... mas acho que com shitake pode ficar bom)
- presunto cru cortado em cubos (aqui na França é barato mas ai no Br é caro... entao use bacon mesmo, cortado em cubinhos... a quantidade é à gosto tb)
- um bom queijo cortado em pedaços grandes (eu usei um gruyère) 

Para empanar :

- farinha de trigo 
- um ovo batido
- farinha de rosca

Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite. Coloque ai os champignons e o presunto cru (ou bacon). Nao precisa ficar mexendo nao. Assim que tudo ficar cozido, esta bom. Deixe esfriar um pouco.

Em um liquidificador, coloque a cebola, a cenoura e as ervas. Bata um pouco. Coloque ai o frango em cubos, um pouco de azeite, a mostarda, a pimenta, o vinagre (ou limao) e o ovo. Bata até ficar parecer uma pasta (nem mole nem dura hehe).

Coloque em um prato a "pasta" de frango + os champignons/presunto. 

Assim.

Dai é so misturar tudo com uma colher e moldar os hamburgers. Se estiver muito mole, coloque um pouquinho de farinha (mas so um pouco).

Eu faço assim : divido em 4 partes iguais antes de começar a moldar. Coloco um pouco de farinha na minha mao, pego uma das 4 partes e moldo (um disco mais ou menos grande e espesso). Dai para ficar mais facil de dar forma, passo farinha nesse primeiro disco todo. 

Coloque entao um pedaço de queijo no centro desse disco. Pegue mais uma das 4 partes da massa e cubra o queijo. Assim : 




E passe farinha de trigo, para fechar tudo.


Agora é passar no ovo batido.


E na farinha de rosca.


Pronto. Coloque em um prato, passe um filme plastico e leve à geladeira por algumas horas. Assim, o hamburger nao vai perder a forma na hora de "frita-lo". Nesse ponto você pode congelar também e usar depois.



Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga e um pouco de azeite (nao precisa ser muito, uns 50g de manteiga mais umas 6 colheres de sopa de azeite esta bom). Assim que estiver bem quente, coloque os hamburgers ai.

Doure de um lado, depois doure do outro. Tipo uns 3 minutos de cada lado. Repita a operaçao (mais 3 minutos de cada lado).



Reserve. Você pode fazer isso um pouco antes, nao tem problema, pq depois a gente vai levar ao forno.

Agora eu faço assim :

Coloco fatias de bacon (ja cozidas e bem crocantes) por cima do hamburger. E, por cima, duas fatias de queijo. é so levar ao forno (180°C), por uns 5 ou 10 minutos (na verdade até o queijo ficar bem derretido) e esta pronto.

Da para mudar tb. Colocar uma boa linguiça defuma ai junto com o bacon e tals.

Derreteu, esta no ponto.

Agora é so montar o sanduba. Eu coloco maionese (caseira, claro) dentro da parte de cima do pao, dai coloco duas fatias de tomate e duas folhas de alface (parte um).... coloco o hamburger/bacon/queijo na parte de baixo do pao... dai "fecho" com a parte um hehe parece complicado, mas na verdade eu monto o sanduba partindo da parte de cima... so isso hehehe


Bemmmm bom ! Esse é top... com a mesma receita você fazer nuggets tb :) e ao invés de comer "pintinho amassado" do supermercado, você estara comendo um super nugget caseiro... com o tempeiro que vc quiser.... e sabendo o que tem dentro :)

Abraços

CH

3 comentários:

natalia - rj disse...

Fiquei com uma dúvida Caique... o frango e a cenoura vão crus para o liquidificador?

carlos henrique disse...

Sim sim, tudo que vai pro liquidificador vai cru... é por isso que eu nao coloco alho, pq se nao poderia ficar com um gosto muito forte...

abraços

CH

maria neusa guadalupe disse...

aiaiaiai..muito simples hein..rs...e deliciosos....beijos tietes.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails