sexta-feira, 18 de junho de 2010

Férias !!!! Historia 1 : Jantar Instituto Paul Bocuse


a gente na frente do instituto (a foto do castelo nao ficou boa nao, por isso coloquei so essa hehee)

Ahhh, férias, coisa boa né ?! Ja peço desculpas agora por nao postar nada em quase um mês...estava de férias e viagei muito por essas bandas... e ainda por cima, a Fernanda e o Du (a mae da Iara e o marido dela) estavam aqui com a gente !!! dai ja viu né ?! viajamos bastante, vimos coisas lindas e comemos coisas maravilhosas !!!!!!!!!!! quase uma viagem gourmet hehehe entao tenho coisas para escrever pra vocês por pelo menos uns 2 meses... nem sei por onde começar, ai ai... vou tentar misturar nosso roteiro de viagem (aproveito e dou umas dicas) e as coisas boas que vimos na França e na Italia. Tô achando que vou começar de traz pra frente hehehe ou por cidade ? sei la... bom, vamos começar por ontem entao, por que esta mais fresco na cuca...

Ja tem um tempo, nossos amigos Mirelle e Leo foram no restaurante experimental dos alunos do 3 ano de curso de gastronomia do Instituto Paul Bocuse (uma baita escola de culinaria aqui da França). No mês passado a Mirelle nos enviou um e-mail com novas datas de abertura desse restaurante. Liguei e reservei pra ontem (dia 17/06). Rapaz....a Fernanda e o Du ficaram de cara, e nos (Iara e eu) mais ainda hehe

A proposta do restaurante é muito legal. Você chega, eles te mostram o menu, que tem : um "amuse bouche" (um tira gosto hehehe) + entrada (2 opçoes) + prato (4 opçoes) + sobremesa do dia.. ah + agua + vinho + pao + café (ou cha)... tudo isso por 20 euros !!! ridiculamente barato pra comer uma comida desse nivel de qualidade (e quantidade), e ainda beber bons vinhos !!! Uma coisa que eu gostei de mais é o conceito : tem o menu e as "opçoes", por que na verdade você nao pode escolher o que vai comer, é o chef que olha pra sua cara e decide por você !!! no começo do jantar a gente fala se tem alergia ou algo que nao come, e depois ja era...chegou o prato tem que comer, no maximo trocar com o vizinho da mesa. Outra coisa legal é que é pra pouca gente, 20 pessoas no maximo, e nao é "chic", é bem informal... Tudo é feito la mesmo pelos alunos.

Agora pra vocês passarem mal ai heheeh as fotos e o menu :


Mise en bouche (tiragosto hehe)
Soupe de petits pois servie froid/Yaourt de brebis, copeaux de jeunes légumes
Sopa de ervilha servida fria, com yogurte de brebis (um tipo de queijo feito de leite de ovelha) e legumes jovens (e ainda uma torradinha amanteigada), vai ser bao !!!!!!!!!!!!!!

Entrada 1
Belles asperges vertes gratinées au parmesan, olives noires taggiascha, échalotes confites
Aspargos gratinados com parmesao, azeitonas pretas, échalotes (cebola pequena hehe em Udia eles chamam de cebola pirulito) caramelisadas...mas ainda tinha tutano (so um) e trufas de verao. Fora essas telhas de parmesao...bao de mais !!!!!

Entrada 2
Filets de rougets cuits à l'unilatéral servis sur une tartine aux saveurs du sud
Filé de rouget (um peixe) cozido unilateralmente e servido em cima de uma torrada com "um patê" de legumes, mas tinha ainda umas pimentas e ervas.. bom com força !!!!!!!!!!!!

Prato 1
Dos de cabillaud salé par nos soins, pomme de terre écrasée à la fourchette, pimientos del piquillos et jus de persil
Bacalhau servido com batatas amassadas e pimentas espanholas com molho de salsinha (algo assim) heheeh nao experimentei esse, tava longe na mesa hehehehe

Prato 2
L'épaule d'agneau en pastillha, confite aux épices orientales, la côte rôtie à la provençale
Paleta de carneiro em pastillha, legumes caramelisados com condimentos orientais, e lombo de carneiro (no Brasil eles chamam isso de carret) assado à provençal. Bom de mais !!!! isso ai era servido ainda com :

Semoule aux fruits secs
couscous com frutas secas

Prato 3
Jarret de veau braisé au four, puis glacé à blond, Gnocchi de pomme de terre, blancs de blettes fondants, les verts comme des épinards, jus/sauce tomaté
Jarret de vitelo (nao sei qual a equivalencia de Jarret em portugues), Gnocchi de batata, Blettes (é um legume com uma parte verde e outra branca, que sao cozidas separadamente, nao sei a equivalencia em portugues hehe), o branco ficava em baixo, dai vinha o pure de tomate, mais um branco em cima, e depois o verde bem fininho por cima. Bom de mais !!!!!!!!!!!!!!!!! a carne derretia na boca !!!

Prato 4
Lotte, dorade, rouget, rascasse et moules servis façon "bouillabaisse", chapon et rouille pour accompagner
Varios peixes e mexilhoes servidos à "bouillabaisse" (uma maneira de fazer uma sopa de peixes no sul), o chapon me disseram que uma especia de ave, mas eles tiraram, pq quem comeu nao come carne...mas esse acompanhamento continua um mistério hehehehe os peixes estavam muito bons !!!


Sobremesa do dia
Uma torta de suspiro e sorve, vou contar as camadas, de baixo pra cima : suspiro, sorvete de baunilha, suspiro, sorvete de framboesa, chantilly e frutas... bao de mais !!!!!!!!


Da pra imaginar como a gente saiu de la né ? prontos pra reservar pra julho hehehehe vai ser bao comer bem assim....

Essa foi a cereja em cima do bolo nessa visita da Fernanda e do Du aqui na zoropa. Mas vamos ver o que fazemos hoje ainda hehehe

aquele abraço

CH

6 comentários:

Mirelle Matias disse...

Ahhhh parace que os pratos de vcs estavam bem mais interessantes do que no dia que nos fomos!!! Que bom que gostou da dica e aproveitaram bem!beijos

Mauricio disse...

Putz, e eu não sabia da existência deste restaurante quando estava por ai...

carlos henrique disse...

Ah, o Mauricio me atualizou aqui no msn, rouille = é uma espécie de pirão alaranjado feito com peixes do mediterrâneo. Voilà.

CH

maria neusa guadalupe disse...

Maravilhaaaaaaaa..e barato,eu achei..adorei tudo que leva frutas secas....que venham mais aventuras como essa...beijos deliciados!

Iara Fonseca Schmidt disse...

Ai ai ... têve bom demais esse jantar

Mal posso esperar pelo próximo ...hehehe.... tá aí a dica viu mor ? rsrs

Anônimo disse...

My God!!! To aqui com a boca cheia d´agua. To quase pedindo pra me incluirem na reserva de julho.
Acho tão lindo esses pratos!!!
Saudades
Luciana(Prima)

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails