Ja contei das trocas culinarias que faço por aqui. Ontem fizemos outra, mas ao organiza-la vimos que temos coisas em comum com o movimento Anti-Restaurante que cresce cada dia mais no mundo todo (principalmente nos EUA). A idéia é criar uma experiencia gastronomica que saia do "entro,faço meu pedido, como, pago, saio". Conhecer novas pessoas, participar da preparaçao ou do serviço da comida, e claro, comer bem estao no menu da experiencia anti-restaurante. Nos EUA tem gente que até ganha dinheiro com isso (nao se engane, alguns anti-restaurantes sao mais caros que "restaurantes de verdade"). Nao sei como funciona a regulamentaçao desses "restaurantes", pois eles seriam ilegais eu imagino. Mas no nosso caso, nos dividimos so o custo (comida + bebida) entre as pessoas que participam.
Como nos "enquadramos" no anti-restaurante, resolvemos convidar o maximo de pessoas (conhecidas por enquanto) possivel e selecionar aquelas que ainda nao participaram das nossas trocas culinarias anteriores.
Foi bem divertido. Fizemos um menu e uma decoraçao bem de outono mesmo, com produtos de época (agora é época de champignons :) ) e uma decoraçao feita de folhas secas, galhos, etc.
Vamos ao menu :
Mise en bouche : massa (fria) recheada com queijo de cabra fresco, tomate seco, ervas frescas, nozes e pimenta, servida sobre um espelho de vinagre de tomate.
Entrada, Trio de Champigons : uma sopa de cèpes (servida à la Bocuse, com massa folhada), polenta frita servida com uma tapenade de champignons (que esqueci o nome agora hehe depois coloco aqui o nome certinho), e champignon de paris recheado com Brillat Savarin afinado com trufas negras.
Prato : rôti de filet mignon de porco servido com seu "suco", cama de espinafres e legumes de outono, e cèpes na manteiga.
Sobremesa : mousse de chocolate ao leite servida em seu copo de chocolate amargo e coulis de cynorrhodon (uma frutinha de floresta, de outuno)
Junto com café e cha servimos esses chocolates com essas frutinhas que eu esqueci o nome (memoria boa hein ?!) hehehe
Enquanto o chocolate estava cristalizando... claro que tudo é feito "maison", tudo é caseiro.
As massas indo pra geladeira....ja bem recheadas.
Os copos de chocolate com a mousse, indo para a geladeira também.
Os champignons também :)
Olha que mesa bem decorada pela a Iara e a Ines.
Folhas para todos os lados :)
Tudo ficou muuuuito bom e podexa que eu vou passando as receitas aos pouquinhos.
Abraços
CH
ps : nao somos contra restaurantes :) mas é legal poder criar ou ter outras possibilidades
7 comentários:
Quero ser convidada pra essa troca culinária, uai...
Belíssimas fotos..e comida atraente e gostosa,tenho certeza..adorei a idéia e quero que a moda pegue aqui e ali....beijos não cozinheiros mas apreciadores.
como dizem os franceses por aqui : 'c'était un vrai régale' !!! A comida estava maravilhosa, a companhia tbm ... foi uma noite agradavel e apetitosa :)E eu .... me gabando : 'c'est mon copain !!!' rs
Poxa, nessa até eu fiquei com vontade...
Um abraço chefe ! E um abraço para o resto da "equipe do chefe" !
nossa carlos, alto nível esse jantar! vc e sua equipe deviam abrir um desses restaurantes aconchegantes e exclusivos que funcionam em casas ou apartamentos escondidos (não sei se aí tem isso, li sobre alguns em buenos aires), só mediante reserva e a divulgação é no boca-a-boca mesmo. só me avise com antecedência por favor, pra eu garantir a minha reserva!
ps: chegou a ver o curso no paul bocuse?
a idéia é quase essa :) mas nossos encontros sao bem aleatorios hehehe
passando por essas bandas, é so falar que a gente tenta marcar um anti-restaurante por aqui :)
abraços
CH
opa! então pode programar pro início do ano que vem que eu tô chegando depois do natal!!!
aliás, alguma encomenda do Brasil?
Postar um comentário