Mostrando postagens com marcador Restaurantes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Restaurantes. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Viagem 3 estrelas: BRAS !

 
 
AVISO : esse post sera longo :)
 
A historia da viagem também é longa, então vou resumir:
- Iara e eu nos casamos aqui na França ano passado...
- Nossos convidados nos deram de presente uma quantia (boa hehe) de dinheiro...
- Sem pestanejar, decidimos como investir esse dinheiro : fazendo um restaurante 3 estrelas Michelin...
 
Essa idéia veio se amadurecendo depois que a gente foi à um restaurante 2 estrelas no meu aniverssario do ano passado. Adoramos a experiencia de ir à um restaurante assim, com historia, menu criativo, otimo serviço, bons produtos e reconhecimento...
 
Resolvemos ir ao Bras. Mas Carlos, porque esse restaurante, ja que na França existem varios 3 estrelas ? Michel Bras foi o chef/proprietario do restaurante durante muitos anos. Ele passou a chefia do restaurante para seu filho, Sébastien Bras, em 2009, para poder se aposentar. A cozinha tanto de Michel quanto de Sébastien tem como base produtos de "terroir" e o bom preparo desses ingredientes. Além disso, o restaurante é uma empresa familiar: a primeira proprietaria (se bem me lembro) foi a mãe de Michel... Michel assumiu depois, e agora Sébastien toca a cozinha... além disso, as esposas de Michel e de Sébastein trabalham no restaurante igualmente...
 
Conheci Michel Bras atraves de alguns videos tirados de um DVD (Entre les Bras) que conta a historia da passagem do restaurante para Sébastien. Michel é uma figura muito humilde e sensivel. Seus pratos são cheios de historia e poesia. Eles remetem à sua infancia, assim como seu olhar sobre sua região. E o que mais me chamou a atenção: Michel nao fez cursos de cozinha, ou saiu fazendo o "tour" da França dentro de cozinhas de outros chefs.
 
Com a ideia de ir "chez Bras" ja definida, convidamos dois amigos nossos para compartilhar esse momento com a gente. Pierric et Inès são dois grandes amigos nossos. Eles compartilham com a gente esse "gostar" gastronomico e então toparam na hora, compartilhar também desse experiência com a gente. E la fomos nos....
 
O restaurante fica em uma região chamada Aubrac, pertinho de uma cidade chamada Laguiole. Essa região é muito conhecida pelas facas que faz, e também pelo o boi, da raça Aubrac (aqui na França, quase sempre o gado leva o nome da região de onde ele é tipico). O almoço no restaurante era no sabado, mas fomos na sexta para aproveitar a região... e passeamos no domingo também :)
 
A região lembra meu bom e velho Sul de Minas, com suas pequenas montanhas e pastos... O Aubrac é bem rual, cheio de fazendas, bois, pequenas cidades, etc... Ai nas fotos temos (grande) um panorama, com o "massif central" no fundo... no alto umas das estradinhas da região; uma foto "artistica" da cidade onde ficamos (La Terrisse); dois senhores bem simpaticos da cidadezinha; e o boi Aubrac :)
 
 
Pierric nos reservou um "gîte" (chalé) na cidade La Terrisse, que fica bem perto do restaurante (à uns 20 minutinhos). O chalé era muito bom : muito bonito, cheio de detalhes (a casa tem mais de 200 anos...) e muito aconchegante. Fora o preço, que foi bemm bacana...
A fachada; a Iara na lareira; uma vista da cozinha e da sala; da sala para a cozinha; e o jardim, que fica bem em frente... um otimo lugar, da vontade de ficar por la mais tempo, so para curtir...
 
 
Chegamos tarde na sexta (a cidade fica a 4 horas de Lyon). Fomos dormir assim que chegamos para curtir o dia seguinte com mais forças :)
 
Fomos então ao restaurante.

A entrada ja é linda, mas sem frescuras... no alto à esquerda, Iara e eu no portão (que é o da foto no alto, à direita). Na esquerda, o restaurante. Por ultimo, eu, na entradinha do restaurante...
 
 
A vista do lugar é "ridicula" hehehe Como da pra ver um pouco ai nas imagens de cima... o prédio é bem moderno, e simples ao mesmo tempo... de muito bom gosto.
 
Entramos e fomos levados a uma "sala de espera" :) Linda ! Sentamos todos em pequenas mesas, em volta de um tipo de forno, meio moderno... escolhemos nossos aperitivos, nossos menus e vinhos aqui mesmo, antes de entrar na sala do restaurante... E reparem na vista... é linda !
 
Iara e eu :); o "forno" no centro da sala; detalhe do menu de aperitivos na mesinha; A gente com os nossos amigos Inès e Pierric :) e um pedacinho da vista do lugar... Como aperitivo o Pierric tomou um "Fraîcheur de fleurs 'eau de sureau'" (uma infusão de vinho com a flor do sabugueiro... bom, foi essa a tradução que eu encontrei para sureau :)); a Iara tomou um "un kir, un peu, sans plus... la Guines et Guins de Laurent associée à un Gaillac perlé" (um kir com um licor especial de um tipo de cereja e vinho branco...); Inès e eu tomamos "Vin aux pelures d'orange" (tipo uma infusão de laranja e vinho branco com "bolinhas" hehehe). Tudo muito bom, e nos prepararam muito bem para a continuação do almoço...
 
 
Um pouco depois que nossos aperitivos chegaram na mesinha, vieram nossos primeiros deleites do dia:
 
Comentario geral: os sons da nossa mesa durante todo o almoço eram : hum, hummm, hummm, nossa, hummmm, humm, nossa, divin !, humm.... hehehe

Esquerda: coque-mouillettes (uma emulsão de ovos, bemmm cremosa, com uma erva chamada oseille, meio azedinha, bom demais !) servidos com uns pães de cerais (e curry) tostados ! Direita: tortinhas de cèpes (no Brasil a gente conhece como fungi... mas no BR eles são quase sempre secas... essas eram frescas). Otima maneira de começar o almoço... e estavamos so escolhendo o que comer e beber ainda :)
 
 
Observação: durante a semana liguei para o restaurante para confirmar a reserva. Inès e Pierric queriam também pedir um outro tipo de menu: um menu so de légumes. Iara e eu queriamos o menu Balade, que é o menu degustação... mas acontece que no Bras, esses dois menus so podem ser escolhidos se todos da mesa escolher o mesmo... Assim: se eu quiser o Balade e os outros três o légumes, a gente não pode pedir nem um nem outro... para poder desfrutar de um desses menus, todos da mesa tem que pedir o mesmo... Bom, liguei no restaurante falando que dois da mesa queriam um, e dois o outro, e falei que Pierric e Inès eram vegetarianos, e se podiamos assim desfrutar de dois menus diferentes na mesma mesa... ok, foi uma mentira vergonhosa, mas fazer o que ? Situações extremas requerem medidas extremas também hehehe A mulher que me atendeu foi super simpatica, disse que arrumariam uma solução com o maître da sala... mas ela conversou comigo meio que me despachando... Falamos bem rapido sobre o assunto. Na ida para o restaurante, ja no sabado, conseguimos convencer Pierric e Inès a pegarem o mesmo menu que a gente. Ficamos nos perguntando porém, se o restaurante iria lembrar da minha conversa no telefone e tals... pensamos: claro que não ! A mulher tinha mais coisa pra fazer, me despachou, e eles nem levariam em consideração... Mas não ... Eles se lembraram ! E o mais legal foi : assim que pedimos 4 menus iguais, o maître nos perguntou se estava tudo ok, se tinhamos alergias e se nossa escolha nos convinha... Falamos que sim.... Dois minutinhos depois ele volta e fala: Desculpem, mas eu esqueci de perguntar, é que no telefone vcs falaram que tinham 2 vegetarianos, e tals... ! Ficamos de cara ! Falamos que mudamos de amigos, e que estava tudo ok :) rs
 
Observação 2: Na hora de pedir o vinho ficamos um pouco sem saber o que pedir... por dois motivos principais: a carta de vinhos é enorme ! Parece um livro... o outro era financeiro mesmo... não dava para pedir nada sem ver o preço direito para não sairmos do orçamento :) Dai, veio o que nos deixou de cara pela a segunda vez. Pedimos a ajuda do sommelier, para assim não errarmos nas nossas escolhas de acompanhamento. Falamos que não bebiamos muito, e que talvez o melhor seria pedir meia garrafa, pois assim poderiamos harmonizar mais pratos com vinhos diferentes... O cara, no feeling total, sentiu que o negocio era o preço também (não tinhamos falado nada de preço para ele), e foi escolhendo otimas garrafas, sempre com os preços mais baixos... Em momento algum ele nos ofereceu os mais caros como opção, mas sim, garrafas com mais ou menos o mesmo valor, mas sempre falando das qualidades gustativas do vinho, e não do preço ! Top demais !
 

 
Sem mais delongas, fomos levados à sala:
A sala é simples, mas muito confortavel. As mesas e cadeiras são otimas ! e olha a vista !!! O mais legal é que tinhamos recadinhos, falando da tradição regional de começar e terminar a refeição com a mesma faca. A colher e o garfo eram trocados a cada novo prato. Na mesa tinha também um pão, bem fininho, da pra ver ali no fundo da foto... era um "papel" de anis e cominho... muito bom ! E para acompanhar, um pouco de creme fresco (Escondido ai na foto :) )
 
 
De cara, mais uma mise en bouche (um aperitivo): 
 
Uma torradinha, com alho poro, azeitonas pretas secas, ervas e cebola (bom, achamos que é cebola hehe). No potinho : um consommé (gelatinoso) de pato e emulsão de morue (bacalhau). A torrada é bem simples, mas foi talvez uma das coisas mais gostosas que ja comi na vida !
 
Entrada 1: o grande classico da casa o "aujourd'hui 'classique': le gargouillou de jeunes légumes; graines & herbes, lait de poule aux agrumes". O prato é feito de varios (uns 20) legumes, folhas e flores diferentes ! Ah sim, e um pedaço de presunto cru, regional ! Tudo de época ! Varios molhos acompanham o prato... destaque para a marmelada de cenoura com laranja ! Ah, e a infusão de leite com laranja !!! Esse prato foi de encher os olhos... cada "mordida" um gosto diferente ! O que mais me emocionou é que ele é um prato que nunca vai ter o mesmo gosto, mesmo sendo preparado com os mesmos ingredientes. Por que cada garfo pega uma combinação diferente de légumes e ervas... tudo feito à perfeição ! Essa entrada, foi literalmente de chorar ! Ah, e sim, Michel Bras esta aposentado, mas a maioria das ervas ai vem de seu jardim, ou de seus passeios na natureza, onde ele colhe tudo selvagem...
 
Entrada 2: "dit oreille de mer, l'ormeau poêlé au beurre demi-sel; quinoa aillé & un jus de laitue iodé; tout le printemps, érythones & silène". Un fruto do mar, bem estranho hehehe, servido com quinoa, um molho iodado de alface + ervas, folhas e flores.... Esse foi de chorar também : lindo, com um ponto de cozimento perfeito (não borrachudo), e acidez perfeito ! Do tipo que te lança para a continuação da refeição...

Esses dois pratos foram acompanhados por um vinho da Bourgogne:  Rully 1er Cru, 2009 do Domaine Vincent Dureuil-Janthal. Vinho branco bemmm redondo, otima escolha...

Entrada 3: "ni chaud - ni froid: le fois gras de canard grillé, relevé de cédrat mi-confit; fouace toastée à la fleur d'oranger; lentilles de la Planèze & moutarde". Fois gras grelhado, servido com lentilhas, folha de mostarda, folhas e com cédrat confit no sal. Cédrat é tipo uma lima... A combinação foi perfeita ! Nossa, o azedinho com a explosão do fois grass na boca ! E o fois gras não estava tão gorduroso... Nossa, sem base ! Foi de tirar o folego esse prato... E a letilha estava muito boa também !

Prato 1: "du Languedoc-Roussillon: l'asperge verte sautée à cru; une crème à l'avoine torréfiée & un jus aux truffes du pays". Aspargos salteados, um creme de aveia e um "molho" de trufas... noh ! O amarguinho do aspargo com a trufa... e a emulsão de aveia amarrando tudo ! Quase não nos falamos enquanto comiamos esse prato... e a trufa, ahh a trufa... perfeita, sem estar forte, so complementando os aspargos...
 
Esses dois pratos foram acompanhados por um vinho da Alsace: um Gewurztraminer, 2009, de Albert Mann. O lado de especiarias do Gewurzt caiu muito bem, principalmente com o fois gras... o perfume era de cair no chão hehehe Otimo vinho...
 
Prato 2: "agneau aveyronnais élevé sous la mère: le carré Allaiton rôti sur os & croûté au sésame; les oignons blanc au safran & valériane phu." Carré de cordeiro assado, com crosta de gergelim,  cebola confite ao açafrão... e um pouco de espinafre. Olha a cor da carne ! Perfeita ! E a crosta então ! A cebola... E nossa, o espinafre estava de outro mundo (sem a aguaceira, suculento, muito bom)....

Detalhe do cozimento da carne... quem cozinha sabe: fazer qualquer carne com o cozimento por igual por toda a carne, principalmente desse nivel (rosa) é dificil demais... ainda mais com carne assada na broche ! (um tipo de churrasqueira vertical, onde a carne fica rodando hehehe). Top, mas com força !
 
Ah sim, a Inès pediu com jeitinho para um dos maîtres, e eles preparou pra gente um Aligot (prato tipo da região: um purê de batatas com queijo Laguiole):
 
Vê ai se parece ser bom :)
 
Esses dois pratos foram acompanhados por um Bordeaux: Les Cruzelles, 2005, Lance-de-de Pomerol, Dennis Durantou. Um vinho menos redondo que os outros, mas os taninos dele acompanharam e muito bem a carne suculenta do carneiro !
 
 
Depois de tudo isso, a mesa de queijos !!!

 
 Nunca tivemos tanto prazer em comer queijos assim, entre os pratos salgados e a sobremesa ! Varios queijos regionais (destaque para o Laguiole e o Saint Nectaire) ... Ah sim, e uma geléia de figo e laranja para acompanhar e fechar com chave de ouro esse momento "fromage" !
 
Sobremesa 1: "sur une interprétation du coulant, originel de 81; le biscuit tiède de chocolat coulant, cru 'kacinkoa'; crème glacée aux céréales torréfiées, parfum de vadouvan". Esse é um classico da casa também: um "bolinho" de chocolate com o interior macio... acho que foi a unica "decepção" do almoço... eu esperava o classico, com o interior liquido... mas esse era uma interpretação, com o interior mais durinho, sem ser liquido... mas nossa, estava muito bom ! Balanço perfeito do chocolate, pois eles usam varios tipos de favas de cacao para chegar a um balanço bom...
 
Sobremesa 2: "les dernières de la Vayssière: l'endive poêlée-pochée au miel; peau de lait & pamplemousse". Uma ideia peculiar essa de servir endivia de sobremesa... eu gostei, pq é bem diferente... e ela não estava amarga.... ela é servida com o "papel" de caramelo... delicioso !
 
detalhes....
 
 
Essa sobremesa de endivia veio acompanhada desse potinho :
"comme une caresse: café/chocolat; avocat; anis". Uma das combinações mais legais : café e abacate ! Era um sorvete de abacate servido sobre uma emulsão de anis e um creme de café/chocolate ! De chorar e comer rezando ! hahahaha Bom demais !
 
No serviço dessas sobremesas tivemos um "problema". A chef da sala (esposa de Sébastien) foi embora. A partir dai sentimos o serviço meio corrido, não de "mandar" a gente embora, mas apressando as vindas dos pratos que ainda faltavam para serem servidos... O serviço também ficou mais descuidado, com pratos sendo retirados sem ordem, e serviço de agua meio desleixado...  Por exemplo, essa sobremesa era uma sobremesa à parte, nao deveria ter vindo junto com a endivia (segundo a ordem do menu)... E enquanto comiamos esse "combo de sobremesas", o garçom veio com o final, antes mesmo de começarmos à comer a ultima sobremesa :
 
"canailleries: des cornets garnis au gré de nos envies": Sorvetes ! Um melhor que o outro.... um otimo final... se tivesse tomado um pouco mais de tempo para ser servido... porque enquanto terminavamos nossas outras sobremesas, os sorvetes derretiam na mesa.... Achamos que foi meio corrido... O que foi uma pena... Mas nada que atrapalhasse nosso otimo momento vivido até ai !!! E claro, isso é so uma critica para não perder o habito, rs :)
 
Até em 3 estrelas vale a maxima : " é o olho do dono que engorda o gado"  :)
 
 
Acabamos de comer, e fomos convidados a tomar o café... voltamos para a salinha do começo....
 
Pedimos quatro cafés... dai vieram : Açucar (em esferas, bem legal) + um cubinho de açucar caramelizado com um licor de pêra + um licor de leite (com 3 sabores diferentes : café, morango e um outro que esqueci :)). Esse licor de leite (de café) foi uma das coisas mais gostosas que ja tomei na vida ! Macio, açucarado, mas sem ser doce... a textura esta na minha boca até hoje ! hehehe
Uma otima maneira de terminar o almoço.
 

Além de tudo isso, tivemos ainda outros prazeres :
 

Conhecemos o chef (Sébastien, à minha direita); visitamos a cozinha (as duas fotos - primeira a cozinha quente, e segunda a de sobremesas). E...

 

... O chef assinou meu livro de receitas do Bras (que me foi dado de presente pela a Marcia e o Marcelo, pouco antes de irmos viajar !!!!)
 
Ainda nos deram (depois que solicitamos :) ) as garrafas de vinho que tomamos + Uma copia do menu + Um presente: uma lata com biscoitos "gourmands" :)
 
Começamos nossos aperitivos 12h30 mais ou menos...
E quando saimos do restaurante ja eram quase 18h !!!
 
Conhecer o restaurante Bras foi uma experiencia emocionante. A cada prato nossos olhos enchiam de lagrimas (sem exagero :))... O chef é muito simpatico e atencioso, assim como todo o pessoal... Foram todos solicitos, e de uma simpatia sem tamanho.... Enquanto a esposa de Sébastien estava na sala, vimos o rigor de um restaurante como esse, onde o erro é inaceitavel. Dava para sentir e ver a pressão no rosto dela, e dos demais... mas mesmo assim, eles se deixam levar por nossas perguntas, comentarios e tudo mais... e ainda nos fizeram se sentir "em casa".
 
Mas Carlos, um restaurante desses é muito caro !!!  Talvez, mas vale cada centavo... Principalmente para quem se deixa levar pela comida, pelos pratos, pela ambiance, pelo prazer de servir, etc... E vê a emoção que pode se passar por tudo isso... E detalhe : Saimos satifeitos, e não empaturrados, mesmo tendo passado por um menu degustação de 10 pratos... 
 
Valeu, e valeu demais !
 
Agora é juntar dinheiro para voltar em uma outra época do ano, para degustar um outro cardapio :)
 
Abraços
 
CH 
 

 

domingo, 1 de julho de 2012

Restaurante Experimental Instituto Paul Bocuse


Almoçamos de novo no restaurante experimental do instituto Paul Bocuse ja tem tempo (em fevereiro). Eles mudaram a maneira de fazer reservas, e nunca mais conseguimos ir. Achei as fotos aqui e vi que ainda não tinha postado. Então vai ai, com um belo atraso :

Amuse-bouche : Vélouté de potiron muscade, crème mi-montée (um creme de abobora com creme de leite montado, mas nao em ponto de chatilly, um pouco menos). Bemmm bom.


Entradas :

eu comi : Langoutines rôtis à la plancha, puis laquées servies froides sur une mousseline d'avocat, segments d'agrumes, plumes d'endives et sauce cocktail pour accompagner (lagostins laqueados, servidos frios com um mousse de abacate, gomos de frutas citricas, endiveas e molho cocktail - o classico mayonnaise + ketchup + conhaque). Tava bom. 



A Iara comeu : Noix de coquilles Saint-Jacques en croûte de noisettes, salade de légumes croquants des maraîchers d'Ecully, vinaigrette à la betterave et huile de truffe (vieiras em crosta de avelas, salada de legumes crocantes, vinagrete de beterraba e azeite de trufas). Esse ja é um classico, segunda ou terceira vez que comemos, e muiiiito bom.



Pratos :

Um amigo nosso (o Pierric) comeu : Filet de pigeon sauce salmi parfumée au poivre de Tellichery, embeurrée de chou vert (filet de pombo com molho pefumado com pimenta de Tellichery, e repolho). Bemmmmmmm bom.


Não lembro quem comeu : Loup, dorade, rouget, rascasse et moules servis à la façon d'une "bouillabaisse", chapon et rouille pour accompagner (peixes e mexilhoes servidos com molho de peixe :) )


Acho que foi a Iara que comeu : Pavé de lieu jaune de ligne cuit côté peau, pommes paille, lentilles du Berry assaisonnées de chorizo (peixe cozido pela parte da pele, batata palha, lentilhas temperadas com chorizo).



Esse eu comi : autor de l'agneau : l'épaule en pastilla, confite aux épices orientales, la côte rôtie à la provençale, semoule aux fruits secs (em torno do cordeiro : paleta em pastilha, confitada às especiarias orientais, costela assada à provençal, e para acompanhar semoule aos frutos secos)



Esses pratos nos ja comemos das outras vezes que fomos no restaurante. Estavam bem bons.

Sobremesa :

Um mil folhas de chocolate (biscuit Joconde, mousse chocolate e laminas de chocolate e um coulis de manga).



Tudo bem bom.

Abraços

CH

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Restaurante : Chicago 30 - Uberlandia, MG.


Ando meio sem cozinhar coisas novas esses dias (fiz algumas coisas nesse final de semana, mas vou deixar pra postar na hora que tiver um pouco mais de tempo), e tenho me preparado para uma conferencia, e estou meio desatualizado com as coisas que fiz no Brasil, e.... bom, varios "es" ai hehehe

Em Uberlândia a gente foi ver uns amigos que tocam Jazz, la no Chigaco 30. Esse restaurante eu nao conhecia (acho que nao é do meu tempo). Chegando la, reconheci o maître, mas nao lembrava de onde. De repente, lembrei que ele era o marido da Eliane. Trabalhei com a Eliane em um restaurante em Uberlandia, e nos ficamos bem amigos. Perdi um pouco o contato com ela depois que sai do restaurante, e principalmente depois que vim pra ca. Mas la estava ela, 3 anos depois, chef do Chicago 30. Fiquei bem feliz, e foi otimo reencontra-la. A Eliane cozinha muito bem, além de ser uma simpatia. Gosto muito dela. 

Fomos em uma quinta feira, e o Chicago iria fechar (na parte da noite) no sabado. Entao, agora para poder experimentar os pratos da Eliane, so no almoço e em eventos que eles devem fazer de tempos em tempos. 

Vamos ao que comemos : 

Iara e eu dividimos o "Filet Joseph Esposito 'Joe Diamante". Medalhoes de filet mignon (envolvidos com bacon) ao molho de gorgonzola e acompanhado de risotto de brocolis. Uma observaçao. Logo apos pedirmos os pratos, a Iara foi dar uma canja com o pessoal que estava tocando. Essa canja durou muito tempo, os pratos ficaram prontos, mas acabamos nao comendo assim que eles sairam da cozinha. Tiveram que colocar na estufa, para nao esfriar. Isso prejudica um tanto bom a qualidade do prato...


Esse é a metade do prato de verdade :) a Eliane caprichou nessa metade pra mim :)

Bom vocês ja sabem o que eu sinto pelo o risotto acompanhando tudo. Nao gosto, mas em Uberlandia o povo gosta, entao risotto neles :) 

O risoto estava seco (mas como falei, a gente nao comeu o prato logo depois que ele saiu da cozinha), o tempo na estufa acabou atrapalhando o risotto nesse sentido.... mas o arroz estava muito cozido (em Uberlandia as pessoas nao comem risotto al dente, em restaurantes que eu trabalhei, ou fiz estagio, o risotto al dente sempre voltava pra cozinha pois "estava cru".... erro meu de nao pedir al dente também...mas, vamos aprender a comer direito ai Berlandia !!!).  No mais ele estava gostoso, passando um pouco na manteiga pro meu gosto, mas bem temperado, e nao estava salgado !! (nisso a Eliane é muito boa, tem uma mao muito boa pra sal, pimenta, etc). 

O filet estava no ponto certo. Ao ponto, e com louvor. O tempo que ele ficou parado na estufa (carne assim tem que ficar descansando o mesmo tempo que passou cozinhando, pois os sucos voltam ao lugar e a carne fica mais suculenta...pois se a gente come direto depois que fica pronto, ao cortar a carne, sai aquela "aguaiada", e a carne perde em suculendia) acabou ajudando. Mas o bacon estava quase cru (atençao, atençao, bacon cru é bem perigoso). O intuito do bacon é para ajudar a nao secar a carne, mas ele tem que cozinhar também.

O molho estava muito gostoso, bem leve e com o gosto do queijo bem suave também. 

Pontos positivos : o sal, do jeito que eu gosto. O molho estava bem gostoso e o ponto da carne (algo rarissimo em uberlandia).
Pontos negativos : o risotto muito cozido (mas em uberlandia o povo gosta assim) e o bacon cru. 

Mas no geral foi um otimo jantar. Pena que eles nao abrem mais à noite. 

Mas se você passar por la na hora do almoço, chame a Eliane, e pergunte os especiais do dia. Ela é muito simpatica... aproveite e mande um abraço por mim :) (é so falar que o Carlos que trabalhou com ela no Glass mandou um abraço :) )

é isso ai

Abraços

CH


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Restaurante : Liro Chef - Uberlândia.


Voltando às "resenhas" de restaurantes....

Liro Chef (http://www.lirochef.com.br/), em Uberlândia-MG.

Quando vim pra ca (em 2008) o Liro Chef era um restaurante bem pequeno, com uma comida que todo mundo falava que era boa (nao cheguei a ir nessa época). Agora em 2011 o restaurante esta enorme, inclusive com duas filiais. Acho bem bacana quando pequenos viram grandes. Parabens para o restaurante. Além disso, todo mundo me falava que a comida contitnuava muito boa, entao resolvi ir la com a Iara e minha mãe (na saida de um espetaculo de dança, la do Uai Q Dança :) ). 

Fazia bem pouco tempo que havia chegado ao Brasil, e os sabores da França estavam bem vivos no meu paladar. Acho que foi por isso que fique bemmmm decepcionado com o restaurante. A Iara achava que eu estava sendo muito exigente, falando "estamos no Brasil, em Uberlandia hein?! nao esquece". Mas comida boa é comida boa né ?!

Eu gostei muito do cardapio, com varias ideias e misturas legais (mas dai vem a neura brasileira de ter cardapios cheios de pratos, com uns 30 ou mais, se nao o restaurante é ruim.... é por isso que o povo nao gosta de comer aqui na França hehehe pq normalmente sao poucas as opçoes de pratos hehe).

Pedi uma carne com legumes e risoto de queijo (para falar a verdade nao me lembro do recheio da carne) :


O prato é bem servido, e pra quem esta acostumado com porçoes menores (mas suficientes), o negocio é meio assustador. Logo de cara ja vi o champignon em conserva (meu inimigo mortal, que me perseguiu ai no Brasil o tempo todo), legumes de saquinho (fora o brocolis, que estava bonito e bem cozido) e um risoto que parecia mais uma argamassa hehehe ainda nao entendi qual a fissura de Uberlandia (nao sei se nos outros lugares é assim) de acompanhar quase todos os pratos com  risotto. Eu adoro risotto, mas com tudo ? além do mais risotto em restaurante grande, e em lugares com tradiçao de respeito aos pratos bem duvidosa, é algo bem facil de dar errado (de secar,de ficar mal temperado, muita manteiga, pouco queijo e por ai vai). Além de nao ser tao barato (ai o povo coloca o arroz comum, dai é bravo). O meu por exemplo, estava ruim. Me esqueci que ai as pessoas nao perguntam o ponto da carne, ja fazem bem passado e pronto. A carne nao estava boa também. Erro meu de nao ter pedido ela mal passada. 

Tudo estava muito salgado (ok, meus parametros de sal aqui sao bem diferentes dos dai). O molho, assim como uma tradiçao ai em Uberlandia, provavelmente foi feito "aos montes", com litros d'agua, etc... aqui eles preferem "deglaçar" (aportuguesando verbo frances) a frigideira onde a carne foi cozida com um pouco de caldo (fundo) ou vinho. Isso preserva o sabor, da a textura e fica bemmmm melhor. 

Meu prato nao estava bom nao...vamos ao da Iara e da minha mae : peito de rango recheado com banana (adorei a ideia) e risoto de nada (nao lembro de q q era, so lembro que nao tinha gosto).


Uma otima ideia, com uma apresentaçao bem legal. Mas tudo salgado, e o raio do risoto de novo. Estava um pouco melhor que o meu, mas muito, muito salgado.

O antendimento foi otimo, com o garçon bem simpatico. O preço também é legal (pra quem gosta de muita comida e gosta tb de pagar pouco hehehe). A ambiencia ja nao é la essas coisas. Muito barulho, pessoas falando alto demais, meio desesperador....

Pela a falta (apesar que agora melhorou muito) de opçoes em Uberlândia, o Liro Chef é uma saida legal. Mas para comer uma comida assim, prefiro fazer em casa, que como melhor.

Abraços

CH

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ninkasi - Gratte-Ciel

Outro dia fomos ao Ninkasi de Villeurbanne, la no Gratte-Ciel. Estavamos por la fazendo compras e aproveitamos para comer. Eu sou muito resistente a essa casa Lyonesa. Por que ? pq é o atendimento mais porco que ja vi na minha vida... o povo nao sabe receber a gente e sao muito mal educados... pelo menos no Ninkasi do Gratte-Ciel.

O Ninkasi é conhecido pela sua cerveja "artesanal" (eles fabricam sua propia cerveja, mas dizem as mas linguas que eles compram os extratos das cervas, colocam agua e engarrafam... quer dizer, eles nao  fazem de verdade) e também pelos seus hamburgers e batatas fritas.

A cerva é "honesta", nao é a melhor que ja tomei na vida, mas nao é a pior também nao. Eles tem uma variedade boa de cerveja na pressao, o que é legal. Tomamos uma Triple nesse dia. Ele é bem fresca, "herbacia" e bem alcoolica 8,4 %, mas nao sentimos o alcool no sabor nem no aroma. O gosto é bem "ligeiro", nao ficando na boca durante muito tempo. Ela também nao tem muito creme, e o pouco que tem desaparece em segundos. Efim, uma cerveja mediana.

As famosas fritas sao nojentas (ok, nem tanto) hehehe moles, cheias de oleo, mal cortadas e as vezes queimadas. Nao consigo entender como o pessoal vai la so para comer batatas fritas... elas sao relativamente caras (4,5 a porçao média) e muito meia boca...


Essas fritas estavam melhores que as do Ninkasi que fica do lado da Opera, la no centro. 

O famoso hamburger é gostoso, ele tem um sistema muito interessante de composiçao, mas é caro e em muitos aspectos deixa a desejar. Funciona assim :

Voce escolhe o hamrburger pelo tamanho da carne (comemos o hamburger de 120g, mas tem varios). Todos os hamburgers sao iguais, so variam o peso da carne e o molho que você pode escolher (entre 3 escolhas) entao sempre vem : Pao, molho (entre 3 escolhas), carne (do peso que você escolher), alface, tomate e o Pao. O preço vai realmente variar de acordo com a carne (comemos o Big burger de 120g, pagamos 5,40... é o mais barato). Dai eles te dao uma lista de ingredientes e você coloca o que quiser dentro do seu sanduba, quer dizer, vc cria o seu "propio sabor". Mas claro, cada ingrediente suplementar é cobrado à parte, e é ai que o lanche fica caro.

A Iara comeu um Big Burger (120g de carne) + com molho de maionese, limao e basilico + alface + tomate + cebolas (0,70€) + emmental (0,70€) = 6,80€.

O sanduba vem assim, e vc acaba de monta-lo no na mesa.

Eu comi um big Burger (120g de carne) + com molho de maionese, limao e basilico + alface + tomate + bacon (0,70€) + fourme d'ambert (1€, esse é um queijo da "familia" do roquefort) = 7,1€.

Olha o estado do tomate e da salada... e o meu bacon ta meio cru né... mas a ideia do molho no potinho é legal...

Pontos positivos : o pao é muito bom e vem tostadinho... a carne vem cozida do jeito que quisermos, o que é bom... pq eu gosto de carne sangrando, e isso é um bom diferencial... o molho também nao é ruim, mas poderia ser melhor, mas nao compromete... tudo fica pronto rapido.

Pontos negativos : se vocês conseguirem achar o tomate nas fotos vocês ganham um premio hehehe eles colocam quase que so a pele, nao da nem pra chamar aquilo de tomate.... e a salada nao estava tao fresca.

Contando tudo que comemos e bebemos deu 25,20 €, o que é razoavel se pensarmos que estamos na França hehehe mas pelo tamanho do sanduba, e a quantidade de coisa que tem dentro fica bem caro.

No geral a carne e o pao salvam o sanduba. Mas o pessimo atendimento (da vontade de dar um tapa nas pessoas que te atendem) misturado com os pequenos problemas da salada, tomate, preço e etc nao me fazem voltar la tao cedo.


Iara na frente do Ninkasi que fica aqui :


Aquele Abraço

CH

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

L'Epicerie - Bistrot à Tartines


Dia 19 fomos dar umas voltas na cidade e aproveitar o tempo bom que fazia por aqui.

Dia bonito né ?! Atravessando o Saône.

Era também o segundo dia da Jornada Europeia do Patrimonio (varios prédios publicos ou lugares importantes ficam abertos à visitaçao do publico).
Iara na prefeitura.

Andamos bastante e no final do dia resolvemos comer na cidade mesmo. Fomos a um dos nossos lugares preferidos : L'Epicerie. Ja falei desse restaurante aqui (fomos la com a Fernanda e o Du).

O lugar é bem legal pq é barato, e as tartines (torradas) sao grandes e boas. O restaurante é pequeno, com algumas mesas do lado de fora e vive cheio. Achar lugar é meio na sorte. As tartines vao de 3 euros e pouco à 6,20. Tem também sobremesa... que sao tortas :)

A Iara pediu o de sempre hehehe : tartine de tomate, mozzarella e pesto.


Eu pedi uma de 3 queijos (cabra, mozzarella e roquefort). Tem a opçao de pedir com pedaços de pera também. é claro que eu pedi com pera.


Vale a pena pedir o ballzinho de salada, que pode ser "vestido" com 3 molhos diferentes. Dessa vez pedimos com vinagre de framboesa.

Sempre tomamos vinhos, que sao baratos e bons, mas dessa vez tomamos cerveja. Primeira e ultima hehehe eles servem a Fischer, uma cerveja da Alsace, bem ruim hehehe essa cervejaria é conhecida por fazer a Desperados (uma cerveja que mistura cerva e tequila), que pra mim é a pior cerveja que ja tomei na vida (até a Polar ganha hehehehe).


Fora a cerveja, estava tudo bem gostoso. Ah, comemos um bolo de chocolate, que estava bom de mais !!! nao deu nem tempo de tirar foto hehehehe

Saimos satisfeitos e o melhor é que ao pedir a conta ela nao te assusta.

A decoraçao é bem legal.

A L'Epicerie fica na 2, rue de la Monnaie 69002. Essa rua "cruza" a Mercière.



Olha o restaurante ai :

Eles nao tem site, mas no Twitter deles (?) tem esse link como sendo a web :

aquele abraço

CH

domingo, 12 de setembro de 2010

Jantar Intituto Paul Bocuse 2


Dia 8 fomos jantar novamente la na Cozinha Experimental do Instituto Paul Bocuse. Ja falei dela aqui.

Dessa vez fomos sozinhos, Iara e eu.

Essa semana era especial legumes, um super menu so com legumes. Entrada, Suite (segunda entrada), prato principal e sobremesa.

O menu foi o seguinte :

Entrées

Légumes tendres de saison servis en copeaux « crispy », olives « taggiascha »,

Œufs pochés… mélange de salade amère,

à la façon d’une « Niçoise »

(nao comemos esse, entao nao tiramos fotos... mas eram legumes da época, servido com azeitonas, ovo poché, salada verde...)


Soupe de légumes de nos paysans et poitrine de porc séchée

Liée d’un pistou génois

Crostini de pain toasté

(Esse era um minestrone, uma sopinha quente de legumes... eu comi esse... tava bem bom, bem simples, mas muito gostoso).



Il était une fois la tomate… servie dans tous ses états

(fora de série esse prato !!! foi a Iara que comeu... eram tomates feitos de varias maneiras... coulis, seco, crocante, sorvete de tomate !!!! bao de mais !!!!!!!!!!!!!!)


Suite

Tomate, courgette, pomme de terre farcies comme sur la Riviera

Salade de mesclun niçois, chapons légèrement frottés à l’ail

(a Iara comeu esse... legumes recheados e salada)


Nouveaux légumes tendres de saison

Cuisinés ensemble

Bouillon de cuisson légèrement vinaigré

(eu comi esse... legumes e frutas feitos na panela, quente, bom de mais !!! bem simples, mas muito bom)


Carottes, navets, fenouil, artichauts… préparés en cocotte de fonte

en prenant le temps qu’il faut

(esse a gente nao comeu e nem viu.... legumes cozidos lentamente)


Plat

Risotto « monte cato » aux tomates, girolles cuites et crues,

Salade de roquette

(A Iara estava doida pra comer esse, mas nao comeu hehehe um risoto com cogumelos, tomates, rucula)


Pâtes artisanales à la façon du « moulinier »

(maccarao cozido com a agua dos propios legumes !!! a Iara comeu esse, bem simples, e bem bom !!!)


Ravioli vert d’artichaut poché et œuf de caille mollet

(ahhh esse foi o meu prato !! bom de mais da conta... ravioli recheado com ovo de codorna, servido com alcachofras, e ainda "glaçado"....bom com força)

Dessert du jour

serviram um "baba au rhum"... nada especial, mas estava bem gostoso... a gente esperava algo mais apoteotico hehehehe mas teve bao)


o restaurante é bem pequeno, e da pra ver a cozinha logo ali ehehehe

No final, o estudante que nos acolheu nos convidou para conhecer a cozinha. Conversamos com o Chef e foi bem legal.

Agora é esperar fevereiro do ano que vem, que é quando recomeça a cozinha experimental.... ai ai

aquele abraço

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails