Mostrando postagens com marcador O que é que França tem ?. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador O que é que França tem ?. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rouen


Dia 15 de agosto fomos para Rouen, terra da Amélie, a francesa com quem a gente mora junto. Muito bonita a cidade, e principalmente a região da Normandie. Tudo muito bonito, colorido e cheio de vida. E muita historia pra contar...

Onde a Joana D'Arc foi queimada...

Logo na esquerda o auberge (restaurante + lugar pra dormir) mais velho da França.

viu ?!

A catedral em reforma... mesmo assim bem bonita.



As casas que vão cair :)

Rua Martainville, cheia de restaurantes :)

Vai cair :) 

 Claro fomos comer em um restaurante : La Walsheim (na rua dos restaurantes).

Amélie e seus pais... e eu :) bela decoração do restaurante...

Entradas :

Eu comi um tartare de pato defumado com maças e mayonnaise de calvados... bom demais, e a ideia é otima também...  

A Iara comeu um ovo em cocote com fois gras...

Pratos :
Eu : Um T-Bone de porco com molho de Neufchatel (um queijo da Normandia, bem bom) e um pûre de batatas

A Iara comeu um confit de pato com batatas fritas...
 Sobremesa :
Nos dois : Crepe com maças e sorvete de caramelo com sal

Bem bom, vale o jantar :)

Andando pela a Normandie, voilà : um igreja na arvore :)


Praia de Yport, bem bonita...

Comemos por la, mas esqueci de pegar o nome do restaurante... ele fica bem de frente a praia.

Entrada :

Comemos camarão com mayonnaise...

Prato
Eu comi moules frites (mariscos marinados com batatas fritas)

A Iara um pavé de salmão... 

Sobremesa :
Sorvete de limão com chantilly

Areia fina em Etretat :)

Bonito hein (nao o dia que tava bem feio hehe)

"Barrancos" em Fécamp

A Normandie nos fisgou... quem sabe não voltaremos la uma outra vez :) 

Abraços

CH

sábado, 18 de agosto de 2012

Muitas postagens / Saint-Genix-sur-Guiers


Opa, tenho um monte de postages pra fazer, devido aos acontecimentos dos ultimos dias. Entre outras coisas : duas viagens e um salmao defumado. Vou começar pela a primeira viagem : Saint-Genix-sur-Guiers.

Saint-Genix-sur-Guiers (na região da Savoie) é a cidade onde moram os pais de um amigo nosso, o Pierric. Nos fomos la em 2009 (eu acho) logo depois do natal. E desde então a gente tem combinado de ir comer no restaurante de uma prima dele. O restaurante não fica longe de Saint-Genix, entao o negocio era achar um dia pra ir ao restaurante e passar mias um ou dois dias na casa dos pais dele. Pronto, fomos no restaurante dia 10 de agosto, ficamos o final de semana em Saint-Genix e voltamos no dia 12 de noite. 

O que rolou : 

A vista do restaurante (que se chama l'Auberge du Puits).
 Entrada :
Eu comi uma salada de pato com pessegos.

A Iara comeu um coquetel de camarão 
 Pratos :
A Iara comeu peixe...

Eu comi um pâté en croûte, bem gostoso... (os acompanhamentos eram iguais, um tipo de soufflé de legumes, um gratinado de batatas e um tomate recheado... tudo bem bom, principalmente o gratinado)

Sobremesa :
Nos dois comemos uma mousse de chocolate branco com sorvetes de chocolate.

Tudo bem simples, mas muito gostoso. Valeu a pena ir conhecer o restaurante.

 Sabado e domingo na casa dos pais do Pierric :

Vista da sacada da casa (uma parte do jardim deles)

A casa vista da hortinha :)

No sabado fomos pegar mel na casa que era dos avos do Pierric (que fica bem pertinho)


A casa, bem antiga, muito legal...

Uma das vistas

Opa, bora pegar mel... mas nao tinha nada :(

A horta, cheia de legumes....

Ainda no sabado, fomos nos refrescar em um lago, perto também da casa deles...

Saint-Genix é especialmente conhecida pelo seu gâteau de Saint-Genix... uma especie de rosca (brioche) com pralines (amendoas revestidas de açucar)... ano passado escrevi sobre a melhor rosca do mundo aqui, mas o gâteau de Saint-Genix tomou o posto :)


Todo dia comemos um :) e é aqui que ele era feito :


Olha ele ai :
A praline da a crocancia, o açucar deixa tudo mais molhado, e a brioche, a maciez :)

Indo embora pra Lyon, no domingo a noite (eu, pai e mãe do Pierric, Pierric, Ines e Iara)


Foi um otimo final de semana !

Abraços

CH

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Meu aniversario 2012, Parte 1 : Restaurante 2 estrelas Michelin, La Mère Brazier


Opa !!

Hoje é meu aniversario !!! E pra comemorar, fomos ao restaurante Mère Brazier, um restaurante classico, importante para a gastronomia de Lyon, quiça do mundo. Foi o primeiro restaurante 3 estrelas Michelin... comandado por uma mulher :). Ele meio que "caiu ladeira abaixo" depois de uns anos, e perdeu suas estrelas. Mas desde 2008, o Chef (e proprietario) Mathieu Viannay recuperou duas estralas ja no seu primeiro ano à frente do restaurante. As receitas sao as classicas da casa (aberta em 1921), mas revisadas. A experiencia de comer em um restaurante desse porte, foi maravilhosa. O serviço perfeito, pratos maravilhos (e simples) e pessoal carismatico. O chef nos recebe na sala (nao conseguimos tirar fotos com ele, pois ele ja tinha ido embora). O mais legal é que restaurante (assim como a Opera, ou casa de concertos maiores) aqui na França, normalmente, nao é lugar "chic". Eles sao lugares mais "finos" mas nao necessariamente precisamos ir vestidos "pra casar" hehe como acontece no Brasil. O importante é estar à vontade e passar um bom momento.

 Ai vai o que comemos : 


Assim, do nada, enquanto tomavamos champagne :), chega uns "bolinhos" fritos de chorizo e um molho de pimentoes.

Un Veuve Clicquot pra começar :) 


Ai veio o amuse-bouche : 

Um salmao "meio cozido" com um molho frio de Oseille (uma erva meio acidulada, deliciosa !!!!)

Pra ir comendo, um paozinho com manteiga
A redonda, é manteiga com sal, a quadrada é com azeite e limao... sera que estava bom ?

A entrada da Iara :
Salada de camaroes, com legumes crocantes e vinaigrette de manga e wasabi

A minha entrada :
Jarret de porco (com salsinha)  geleificado, maionese com condimentos (sauce tartare) e saladas novas

O prato da Iara :
Peixe (chamado Maigre) , algas marinhas, um pure... bom, bem bom ! 
 O meu prato :
Tournedos de coelho, com umas castanhas, cogumelos e um molho bom demais.... esses "bolinhos" fritos, sao feitos da coxa confitada do coelho !!! bom com força !!! 

Uma vela pro meu aniversario :) ah, o que esta ai nessa foto e na proxima, é uma "pré sobremesa", nessa foto : uma madeleine com sorvete de queijo fresco (madeleine é um biscoitinho macio frances, especialidade da casa...), bom, bemmmm bom 

Gourmandises :) bem bom !!!

 Minha sobremesa : fiquei na duvida do que pedir, dai vi que tinha um soufflée. Pensei "ra ! tenho que experimentar um bom soufflée pelo menos uma vez na vida"....
...e vou te falar : perfeito !!!!

Sobremesa da Iara :
Um crocante de chocolate e whisky, com sorvete de gianduja... sera que estava bom ? :) 

Dai um cafézinho (nao sou muito de café, mas ali merecia :) )
Café com mais gourmandises : caramelo e nougat 

Na porta do restaurante...

A Iara me deu de aniversario um livro sobre a historia (e com receitas classicas) do restaurante ! 

Isso ai, uma experiencia gastronomica pra guardar  "bons souvenirs" :)

abraços

CH


ps: a parte 2 sera no sabado :) uma festa aqui em casa, tema : Festa Junina :)

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails