Mostrando postagens com marcador Viagens. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Viagens. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de setembro de 2013

Roma - setembro 2013

 (aviso, post longo)

Do dia 3 ao dia 7 estivemos em Roma. Foi bem bacana, comemos muito, andamos muito, etc et tal. Ai vão algumas dicas e o que comemos.

Dicas gerais:
- compre o ticket de tres dias do metrô, vale muito a pena (16 euros por pessoa). Se comprar na Termini, fique esperto. Muita gente fica pedindo dinheiro perto das maquinas. Uma moça chegou até a nos atrapalhar a comprar, para que ela pudesse fazer toda a operação na maquina e "nos cobrar" por isso. Saimos de perto, pedimos para ela parar e compramos os tickets. Leve dinheiro trocado, pois as maquinas não aceitam notas de 50. Elas vão pedindo trocadinhos (20, 10, 5, etc.) e vão indicando no visor quais as notas você deve inserir, então fique atento !
- pagamos uma média de 12,70 euros por refeição (coloque ai nesse valor varios "gelatos", uma estripulia, café da manhã, almoço, alguns cafés da tarde, e jantar). Imagino que pode ficar mais barato :) As pastas giram em torno de 10 a 13 euros em lugares mais turisticos, e de 7,50 a 9 em lugares menos turisticos. Não tomamos muitos vinhos, fomos mais de agua mesmo. Um café da manha "normal" para duas pessoas (um café, um capuccino, dois cornetos - croissaint italiano) fica mais ou menos uns 3,70 para duas pessoas (perto do hotel onde ficamos).
- gelato é em copa !!!! nada de cone hein ?! As copas, até as menores, servem normalmente 2 sabores, ou 3 para as maiores.
- segundo varios guias, a agua em restaurante deveria ser de graça, mas pagamos 2 euros cada vez que pediamos uma garrafa de agua.
- existem varios pontos de agua na cidade, muitos mesmo. Então, va enchendo sua garrafinha para não ter que comprar agua, e aguentar os passeios em pé :)
-  do aeroporto para a estação Termini tem um ônibus, custa 5 euros do aeroporto para a cidade (estação Termini) e 4 da cidade (estação Termini) para o aeroporto. A "viagem" dura uns 45 minutos. Vale a pena.

Hotel:
Ficamos no Hotel Moscatello (Via Principe Eugenio, 51). Ele fica perto da estação (trem e metrô) Termini. O bairro fica um pouco longe das partes turisticas da cidade (uns 20 minutos a pé do Coliseu). Nòs gostamos de fazer tudo a pé (como fizemos em Veneza), mas logo no primeiro dia vimos que não ia rolar. Então compramos o ticket de três dias que falo ali em cima. O hotel fica bem pertinho da estação de metrô Vittorio Emanuele, o que é uma mão na roda. Tem um supermercado super perto também, além de cafés e bares para tomar o café da manhã. O hotel é bem bacaninha, com um pessoal legal que estava sempre disposto a ajudar. Eles deixam duas aguas com gas na galadeira do quarto, alem de dois cornetos - (croissants de pacotinho mesmo) na mesa do quarto. Da para passar na recepção e fazer um cafezin de maquina também, de graça. O ar condicionado deu uma salvada, porque estava muiiito quente. Ah sim, ele fica do lado de uma das gelaterias mais antigas da cidade :) O hotel tem internet wi-fi na area comum, mas não nos quartos. Gostamos do lugar, principalmente por causa do preço. Mas, na proxima vez vou procurar um hotel no bairro Prati. Adoramos esse bairro, e ja ja falo o porquê :)


Vai ai, na ordem, o que comemos:

Chegamos dia 3 depois do almoço. Fomos para o hotel, descansamos um pouco e fomos andar. Na mesma rua do hotel, na Via Principe Eugenio, no numero 65 fica uma das gelaterias mais antigas da cidade, a Fassi. Claro, ja fomos tomar um gelato la né.

O lugar é muito bacana, cheio de gente, barato e com um "mini museu" de equipamentos de confeitaria. O gelato é muito gostoso e barato (3 euros a copa grande). Esse ai foi o meu copo de gelato : chocolate amargo (bemmm bom), banana (um dos melhores da minha vida) e pistache (o gostinho de pistache torrado estava top). Essa gelateria fica aberta até mais tarde (meia noite). Não foi o melhor gelato que tomamos em Roma, mas estava muito bom. Mesmo se você não estiver hospedado la perto, vale conhecer.


Andamos bastante, e la pelas tantas queriamos sentar em um bar. A busca por esses lugares é sempre a mesma: evitar onde tem muitos turistas, e achar um lugar mais cheio, e principalmente pela a população local. Nada contra os lugares mais cheios de turistas, mas preferimos assim. Caimos nesse bar: o Bar S. Calisto.

No meio do bairro Trastevere (bem turistico e bonito), esse barzinho era o unico cheio na hora que passamos, e so tinha italiano, gente saindo do trabalho, moçada, e por ai vai. Tomamos uma celva e um spritz. O bar fica na Piazza San Calisto. Essa praça não estava indicada em nosso mapa. Achamos por acaso. O negocio é procurar pelo Arco San Calisto (que estava no mapa), ou pegar a Piazza Di Santa Maria como referência (a San Calisto fica so alguns metros para baixo).

A praça San Calisto é importante por um outro motivo também: o restaurante Paris (Piazza San Calisto, 7A). Não comemos nesse restaurante, que é vizinho do bar San Calisto, porque ainda não estavamos com fome. Mas ele foi bem recomendado pelo critico gastronomico Anthony Bourdain. Ja explico a importancia desse sujeito na nossa viagem para roma :)

Andamos, andamos e fomos comer em um restaurante que tinhamos visto na internet, o Le Mani in Pasta (Via dei Genovesi, 37). Muito bacana o lugar, mas nos não tinhamos reservado e a parte de cima do restaurante (super bacana) ja estava cheia. Nos perguntaram se queriamos ficar na parte de baixo, reservada para os fumantes. Fomos la ver como era. Estava vazia, e o garçon falou que não teria movimento, então que daria para sentar, e ninguem fumaria (povavelmente). Essa sala é mais feiinha, e tem um cheiro de cigarro. O cheiro não estava forte, então deu pra ficar. O que eu recomendo é reservar, porque o restaurante é muito bacana. Mas caso se encontre na mesma situação, e não queira ficar, na mesma rua, ou um pouco mais para frente (virando na esquina) existem varios restaurantes bacanas (cheios de italianos e pessoas locais também).

Comemos uma pasta com fungi porcini fresco. Estava bom demais !!!!! Essa massa não tem no menu. Ao ir embora, descobrimos que varias pessoas da parte de cima do restaurante estavam comendo pizza bianca, ou também conhecida como crostini (ou foccacia ainda), que também não estavam no menu. Pareciam estar bemmm boas. Ah, o restaurante oferece um copo de proseco :)

Voltamos para casa a pé (pela primeira e ultima vez hehehe), e claro paramos para tomar um sorvete na Fassi. Bem bons de novo :) Mas o erro foi não ter pedido no copo. A pessoa que estava nos servindo colocou direto no cone, o que não rola. Os gelatos sao muito bons, e o açucar da casquinha acaba atrapalhando a degustação.

Iara e os cornetos :)


Dia 4/09.

Café da manhã: do lado do hotel (na verdade do lado da sorveteria) achamos um café, o Just for You. Bom e barato. Com pessoas locais e poucos turistas... na verdade so vimos um casal de americanos no ultimo dia ...

Ai nosso café da manhã : dois croissants (chamados cornetos), um capuccino e um suco de laranja. Esses cornetos, foi dica de um blog que a Iara viu, de uma brasileira casada com um romano, que afirmava que o café da manhã tipico deles era corneto e capuccino ou café expresso :)


Andamos, andamos, andamos. Dai, fomos comer perto do Coliseu. Tinhamos achado um restaurante bacana na internet, bem pitoresco, mas estava fechado (ele fecha toda quarta). Ele se chama Il bocconcino e fica na Via Ostilia, 23. Acabamos comendo um pouco mais longe, no restaurante Navachia. Ele fica na Via Celimontana, não muito longe do Il bocconcino. Ele fica em uma esquina.


Comemos uma pizza bianca (uma foccacia) que estava bemmm boa. Dai o macarrão, com nomes alla alguma coisa, não estavam bons não. Uma pena. Pelo menos não pagamos caro. O engraçado é que do lado desse restaurante tem um outro, chamado Ai 3 Scalini (acho que o endereço é esse Via Panisperna 251). Quando passamos estava vazio (fomos comer cedo nesse dia). Mas quando saimos do restaurante e passamos na frente, ele estava com um bom movimento, e so de italianos ! Ele é um bocado mais caro (diferença de uns 3 euros para a pasta por exemplo), mas parecia melhor.... Bom, comemos barato ali perto do Coliseu, e uma boa foccacia, o que ja esta valendo... mas poderia ter sido melhor.

Depois de muito andar, mas muito mesmo, queriamos sentar e tomar um café. Numas "quebradas", ainda perto do Coliseu, achamos um barzinho bem bacana. Não me lembro o nome, mas fica na frente da faculdade de arquitetura, no departamento de estudos urbanos. A rua é muito bacana, bem pequena. O café parece meio que o lugar onde professores tomam café e coisa e tal. Não mudou nossa vida, nem o café, nem as doces, mas valeu pelo lugar bacana e o repouso.


Andando mais pra frente um pouquinho, chegando perto da estação de metro Cavour, tem um punhado de barzinhos bacanas. Por la encontramos mais um gelato:

O lugar chama Ciuri Ciuri, e depois descobrimos que é uma franquia. O gelato é muito gostoso e tem doces também. Valeu a parada (ja que não tinhamos anotado nenhum gelato ali por perto).


Depois de andar ainda mais, fomos para um lugar bem bacana na Roma profunda :) Roma profunda porque o lugar fica muito longe, em um centro mais residencial, onde passamos por algumas praças e estações de trem abandonadas, conjuntos habitacionais e por ai vai. O lugar chama Trattoria Il Timoniere. O restaurante fica na Via Francesco Orazio da Pernnabilli, 5. Esse lugar foi "aconselhado" pelo Anthony Bourdain (que eu comentai la em cima). Rapaz ! Ele ganhou varios pontos comigo !!! Que massa, que atendimento (ta certo que so tinha a gente no lugar hehe mas o patrão veio falar com a gente e tudo mais)... E a flor de abobrinha !!! Nuuu !! Vale o passeio, vale sair do centro, vale o desvio, vale demais !! Nos meses de agosto e setembro nao tem muita gente e não precisa reservar, mas tem que pagar em espécie. Mas a partir de outubro o bicho pega, entao o negocio é reservar antes de aparecer por la, porque é bemmm longe, e à partir de outubro eles voltam a aceitar os pagamentos com cartão. O lugar é meio escondido, mas não fique desencorajado, vale demais. Para voltar, passamos um "apertinho", pois não encontravamos a estação de metrô. E o lugar é meio "brabo", tipo, eu não adaria a pé em um lugar assim em São Paulo ou BH. Mas acredito que não tenha problema não, e que não deva acontecer nada não. Qualquer coisa, pegue um taxi até a estação de metro que não é tãoooo longe não.


Comemos pra abrir o apetite a Fiori di zucca (flor de abobrinha recheada com mozzarela, empanada e frita), a Iara comeu uma pasta alla matriciana e eu uma bela de uma pasta alla carbonara.

Dia 5/09.

Café da manhã no mesmo lugar, mas peguei um sandubinha. O lugar é cheio de sandubas, e eles parecem ser bons. O que eu peguei (de tomate, mozza e salada) estava bom.


Claro, gelato no meio da manha. Comemos no Giolitti, Via Uffici del Vicario, 40. Bom com força !! e varios sabores para escolher.  O lugar é bem movimentado, e não da pra sentar (nem na rua, um guardinha fica la retirando o pessoal). Como fica perto de varios lugares turisticos, fica facil de dar uma passada por la ! E vale muito a pena !!!

Andamos, andamos e andamos. Caimos perto da Piazza di Spagna. Perto dela existem milhares de restaurantes, e o unico que estavamos procurando estava fechado !!! O lugar chama Hostaria al 31, e fica na via delle carrozze, 31. Dizem que o lugar vende otimas pastas frescas. Uma pena ! Estavamos bem cansados, mas resolvemos sair da bagunça de turistas e caçar um restaurante ali por perto, mas mais com pessoas locais.  Ja caindo no chão de fome e de cansaço, achamos um rua bacaninha, e um restaurante cheio de italianos saindo do trabalho e indo la comer. Ele chama La luna d'oro, e fica na Via dei greci. Não mudou nossas vidas, mas comemos muito barato (7 euros o prato de pasta). Se pensarmos que ali é um lugar cheio de boutique e que tudo é meio caro, ja valeu prelo preço. Mas acredito que se andassemos um pouquinho mais pra frente achariamos algo mais bacana, com pratos mais tipicos, e baratos também. Mas valeu para ver o "come rapido" dos italianos. Logo na frente desse restaurante tem um lugar que vende sandubas, baratos e que parecem ser bons. Se não me engano era também uma franquia.
Comemos uma pasta com um "pesto" de tomates.

Anda, anda, anda e o que ? mais gelatos :) Esse foi top, muito bom mesmo. O lugar se chama Gelateria del Teatro. Ele fica na Via dei coronari, 65-66. Essa rua é bacana demais ! Da vontade de ficar so por ali. O movimento não é tão grande, ela é cheia de restaurantes e bares legais, e lojas divertidas !!! A rua é também muito bonita.

Aqui comemos dois sabores que foram top : framboesa e salvia, e outro de alecrim, mel e limão !!!


Andamos, andamos, andamos e paramos para num café. O lugar é bem bacana e se chama Sant Eustacchio il caffé. O café fica na Piazza Santeustacchio, 82, pertinho da Piazza Navona. Sentamos, e claro pagamos mais caro (as coisas custam 2,50 mais caros se a pessoa senta, nòs conferimos os menus :)). Tudo muito gostoso, num lugar bacana. O melhor é que deu pra esticar as pernas :)


café muito gostoso, com bons amarettis :)


Mais de tardinha foi nossa estripulia. O lugar se chama Salumeria Roscoli, e fica na Via dei Giubbonari, 21. O lugar é mais "fino", e cheio de produtos bacanas : queijos, presuntos, vinhos, etc. Eles ficam abertos "o dia todo", mas de 18h as 19h eles servem aperitivos, e depois abrem para o jantar. Tudo la é meio caro, mas nossa !!! bom com força !!! mesmo que não va comer por la, vale a passagem para dar uma olhada nos produtos. Da para comprar no balcão e comer fora também (o que pode acabar sendo mais barato). Esse lugar também foi "recomendado" pelo Anthony Bourdain também.

Comemos uns tomatinhos confits e uma boa mozzarella !!! e claro, um proseco :) Os pães estavam otimos também !

De noite comemos num lugar chamado La Matriciana, um restaurante super antigo e tals. Ele fica na Via del Viminale, 44, pertinho do metro republica. Estavamos muito cansados, e por isso acabamos não aproveitando a comida do lugar eu acho. Até esquecemos de tirar foto do restaurante.

Eu comi costelas de carneiro com batatas e a Iara uma pasta alla matriciana. O carneiro estava bom, mas com muita gordura, e a massa estava boa. Pagamos caro pelo que foi. Talvez se eu tivesse pedido uma massa teria sido melhor.


Dia 6/09.

Tomamos café no hotel, com guloseimas que compramos em uma doceria no dia anterior, a Bernasconi Pasticceria. Ela fica do lado, mas do lado mesmo, da Salumeria Roscoli (ali de cima).
Compramos uma especialidade Romana, a sfogliatella, um folhado com ricota, bom demais !!! e essa doceria faz o mesmo folhado, mas com chocolate :) Passando por perto, vale dar uma paradinha e provar esses doces por la. Além do mais os atendentes são muito simpaticos !

Depois de andar muito pela manhã (no museu do Vaticano e tals) comemos uma pizza, so pra abrir o apetite hehehe, na Alice Pizza (via delle Grazie, 7/9). Fica pertinho do vaticano e é uma otima pedida pra comer algo ali por aqueles cantos. A pizza é boa e barata.
Nham, pizza !

Andamos um bocado para achar o lugar para almoçar. Almoçamos na Trattoria Cacio e Pepe (Via Giuseppe Avezzana, 11), mais uma dica do Anthony Bourdain.  O restaurante fica fora de areas turisticas, inclusive vimos so italianos por ali !! O bairro é bem gostoso (o Prati), cheio de cafés, bares, restaurantes, gelaterias, etc. Comemos uma das marcas registradas de Roma, o Cacio e Pepe: uma pasta com pimenta do reino e queijo pecorino (e um cadin da agua do cozimento), e so ! Bom, mas bom com força !!! Até voltamos la de noite, para jantar :)
O lugar é bem pequeno, e ele espalha varias mesas na calçada (de noite é até engraçado, tem muita mesa). Na esquerda o tal do Cacio e Pepe.

Não muito longe, mas andando um cadinho fomos tomar um gelato na Al Settimo Gelo (Via Vodici, 21A). Os gelatos são feitos com produtos orgânicos, e o lugar é bemmm pequeno e bem legal. O sorvete estava bom demais !!! comi um de figo caramelizado com ricotta, nu !! e o de baunilha, de verdade, branco com os pontinhos da baunilha !!! a Iara comeu um de figo, cultivado por eles mesmos, que estava otimo também !!!!
O lugar é bem pequeno, e da pra ver as pessoas fazendo os gelatos

Andamos a tarde toda, e para dar um tchan, tomamos mais um gelato, claro. Fomos dessa vez na Gelarmony (via Marcantonio Colonna, 34), que ficava na direção de onde iamos jantar (na Trattoria Cacio e Pepe de novo hehehe). O lugar é meio bagunçado, mas o gelato é muito gostoso. Mas, parece que na Via dei Gracchi, uma rua que cruza a Marcantonio Colonna, não muito longe da Gelarmony, tem uma outra gelateria, chamada Gelateria dei Gracchi que é muito boa (dica do Antonhy Bourdain também, então deve ser boa).

Nham, bons sorvetes.

Indo em direção ao restaurante, no bairro so com italianos nòs vimos um café muito bacana na hora do almoço e resolvemos voltar de tarde, so pra tomar um cafézin mesmo e descansar. O lugar chama Faggiani (Via Giuseppe Ferrari, 23), e eles servem cafés, docinhos, mas também um buffet de canapés, celva e por ai vai. O lugar é muito bacana, o café e os docinhos (os folhados de ricotta) são otimos !! Os doces são um pouquinho caros, mas o resto é tranquilo.
Varias cadeiras para sentar de dentro e de fora. Ficamos por la quase uma hora hehehe pra poder recuperar as forças.


Jantamos na Trattoria Cacio e Pepe, e foi muito engraçado. Encontramos dois canadenses, que estavam comendo la (na masa ao lado da nossa), também por causa do Anthony Bourdain, e que de quebra estavam na Italia fazendo turismo gastronomico. Eles nos contaram que passaram uns 3 dias em Roma como "turistas normais", e que depois o negocio foi so comer em lugares bacanas :) meu sonho hehehehe E ainda iam para Chianti, para ficar em uma vinicula so de bobeira, comendo e bebendo !!! ai ai, um dia, um dia....

Depois do jantar, fomos tomar mais um gelato. A gelateria fica a dois passos do restaurante Cacio e Pepe, não me lembro mais o nome dela :) Os gelatos são bem bons (so pra variar).

Olha a gelateria ai. Do lado dela ainda tem uma pizzaria que estava bem movimentada na hora do almoço.

dia 07/09

Dia de ir embora. Tomamos café no mesmo barzinho, o Just for You, que fica do lado do hotel.

O barman estava inspirado, e estava fazendo desenhos, e escrevendo mensagens nos capuccinos :)

Voltamos pro hotel somente pra recuperar as bagagens. Fomos pra estação Termini para pegar o ônibus que nos levou até o aeroporto e nossa viagem chegou ao fim ! Retornamos saudosos de Roma para Lyon.

Foi uma viagem muito boa !

Espero que gostem das dicas.

Abraços

CH

sábado, 22 de junho de 2013

Veneza

aviso, post longo :)
Dia 16 de junho fomos para Veneza (ficamos até dia 19)... a cidade é linda, quente, e tudo mais... comemos bem (e mal), ai vai:

Dicas gerais:

- Comer em Veneza é caro, mas da pra achar coisas boas e mais baratas, é so ficar de olho e tentar evitar os pega turistas. Gastamos 17,50 euros por pessoa por refeiçao (almoço e jantar), ja que o café da manha estava no pacote do hotel...
- Acho que o ideal seria de nao ir para Veneza no fim da primavera ou no verao como fizemos. Estava um calor de matar :) derretemos...
- A cidade deu uma esvaziada boa na quarta, e no domingo tb...
- A cidade nao tem uma vida noturna movimentada e muita coisa fecha... o negocio é sair para jantar relativamente cedo, ali pelas 19h ou 20h... muitos bares bacanas de vinho e tals fecharam as 20h, o que nos pegou de surpresa... ok era segunda, mas foi bem dificil de achar lugar para comer depois das 21h30, 22h...
- Domingo muita coisa fecha também... andamos bastante no domingo, e repetimos alguns lugares na segunda, a diferença de movimento foi enorme... é so ficar ligado também.
- Tem lugares para tomar gelato para tudo quanto é lado, mas tudo muito mais ou menos. So pela cor dos sorvetes ja nao da vontade de comer. Tomamos em varios lugares, e acabamos achando so 3 com bons gelatos... um deles é uma rede de gelatos... falo deles ali em baixo :)
- Tem fontes de agua pela a cidade toda, o que é bemm pratico para refrescar e encher a garrafinha de agua... ah sim, a agua de torneira é potavel também.
- Uma bebida tipica de la é o Spritz: uma mistura de vinho branco, normalmente um prosecco, um alcool amargo mais forte, Campare ou Aperol, agua com gas, uma rodela ou 1/4 de laranja (ou limao) bastante gelo e as vezes um palito com uma azeitona. é bem bom e refrescante quando é bem feito, com produtos de qualidade... com Aperol é menos amargo :) tomamos um punhado desses, e o melhor foi o ultimo... falo dele ali em baixo :) ah sim, mesmo que nao esteja na carta de bebidas do bar, todos eles tem, é so pedir...
- Cuidado : o preço das coisas mudam se vc come sentado na mesa ou em pé no balcão... sentado costuma ser 4 vezes mais caro.
- muitos dos restaurantes cobram um couvert a parte para o serviço... mas nem sempre é o caso. Lemos que teriamos que dar 10% em gorjeta, mas quando fizemos as pessoas ficaram surpresas.... o negocio é ler no menu se o serviço esta incluso ou nao, e qual a porcentagem a mais que tem que pagar (chegamos a pagar 12%)... o couvert varia de 1,50 € a 5 € nos lugares que passamos...

Nossa vigem:

O hotel:


O hotel chama Locanda Salieri, e fica num lugar bem bacana. Foi relativamente barato, pensando que estavamos em Veneza e tudo la é fora do preço. Com café da manha, bem simples com suco, café, torradas, croissant, pao quente (1 por pessoa) e pessoal muito atencioso. O quarto era bacana, com um bom ar condicionado hehehe eu recomendo ! Ele fica tb um pouco longe da muvuca. Eu gostei da localização dele, bem perto da praça de Roma e da estaçao ferroviaria, num cantinho bem calmo e agradavel... ele acabou nos "forçando" a andar bastante pela a cidade, o que é sempre legal.

Ele fica aqui o:

No "A" ai :)
O endereço certinho é : 160 Fondamenta Minotto. Ele tem um restaurante também, onde os preços sao bacanas. Nao comemos la, mas deu vontade pelo menu e pelos preços. O café da manha é justamente nesse restaurante, no jardim anexo a sala.


Onde comemos :)



Chegamos num domingo, deixamos as mochilas no hotel (so poderiamos entrar depois das 14h) e fomos passear. Depois de andar um bocado, e ja com muita fome, paramos em qualquer lugar mais barato, so para acalmar a fome. Estavamos no Campo Santa Margherita. Esse campo tem bares e restaurantes (um monte) bem movimentados durante a semana, mas no domingo na hora do almoço estava meio "agarrado" de achar algo legal... vale a maxima de comer onde tem mais gente, e mais pessoas locais. Paramos num lugar chamado Orange. Nada de especial, mas o preço foi legal. Comemos uma focaccia, meio que fazendo um sandwiche com presunto, azeitona e muzzarela. E com batatas fritas... nada de mais mesmo, mas matou a fome hehehe


No domingo a noite fomos comer no Osteria al diavolo e l'acquasanta. O restaurante fica pertinho do Rialto, na Calle de la Madona, nao tem erro para achar o restaurante. Foi o lugar mais caro que comemos, mas o serviço foi muito bacana, o lugar é muito pitoresco, frequentado por habitantes locais e com uma otima cozinha. Tudo muito gostoso. O lugar é bacana e eu recomendo, mas a comida é cara e nao vem muito....

Comemos so pratos tipicos: Fegato alla Veneziana (figado à veneziana - figado de vitelo com cebolas), muito bom, servido com polenta. A Iara comeu a sèche (um tipo de lula pequena) cozida na tinta... com polenta tb... um pouco salgado, mas estava bom. De sobremesa comemos um tiramisu, que descobrimos que é uma sobremesa tipica da regiao tb :) Esse foi o melhor que comemos...


Na segunda almoçamos num lugar muito bom, a Trattoria da Gigio:

Cozinha tipica, bem boa, e barata. O restaurante fica no Cannaregio, na rua principal perto do Campo San Leonardo. Vale passar por la. Comemos so pratos tipicos também: Sarde in Saor (sardinha com cebolas confit, e aqui com uva-passa e pinoles) noh, bom com força ! Eu comi um Spaghetti alla vongole (em baixo a esquerda) e a Iara spaghetti alla busara (molho de tomate picante com lagostins). Tudo muito bom, com pontos de cozimento perfeitos... esse restaurante tem o "selo gourmetglutao" hehehehe


De tardinha "tomamos um lanche" num barzinho que nao peguei o nome, mas é facil: fica na Fondamenta Nani, na ponte S. Trovaso. Sao dois bares, um de frente pro outro...comemos e tomamos so em um, pq o outro fechou ali pelas 20 h...

Muitos estudantes, e italianos... bons lanches, e nada muito caro. Vale passar para refrescar e comer um sandubinha, ou outra coisa qualquer...


De noite, depois da peleja para achar coisas abertas, fomos achar restaurantes no Campo San Barnaba. Um lugar bem bacana, cheio de bares e restaurantes tb (e uma bela igreja).


Os preços sao bacanas (7 ou 8 euros por prato), mas vem muito pouco :). Mas estava gostoso... a Iara, a mae dela e o Du, comeram uma salada... e eu comi um risotto de funghi...


Na terça, fomos pros lados da San Marco. Cruzando a Rialto, deu uma fome, e lembrei dum restaurante que vi na internet: a Rosticceria Gilson, calle de la Bissa 5424, rua que cruza o Campo San Bartolomeo.

Tudo bom e barato, e com muita opçao: desde sandubas até pratos mesmo, montados na hora... tem tb um restaurante na parte de cima... eu curti bastante a mozzarela frita :) os sandubas sao gostosos, e custam 1,50 € ! Perto da muvuca, mas bem barato e numa ruela fora do movimento... vale a parada !


De noite, depois de andar pra caramba, estavamos mortos e fomos comer perto do hotel mesmo, numa pizzaria. O lugar parecia legal, falando que a pizza era caseira coisa e tal... as pizzas nao eram caras, mas as bebidas foram fora de base... o Spritz custa entre 3€ e 3,50€, la estava a 5€ ! E a pizza nao estava tao boa tb nao... a pizzaria fica na Fondamenta Tolentini, no Campo Dei Tolentini, se nao me engano (nao estou achando o nome do campo).

O pior de tudo é que essa pizzaria fica na frente de um bar que a gente estava querendo muito conhecer, que se chama Bacareto Da Lele, onde tudo (sandubas e cerva) é a 90 centavos !

O Bacareto Da Lele estava fechado para reforma :( mas fica ai a dica, deve ser muito bacana esse bar...


Na quarta fomos almoçar perto da San Marco. Tudo la é caro, entao saimos do movimento, e sentamos em um lugar com o preço melhorzinho. Comemos no Bar Trattoria Al Scalinetto da Renzo, na Calle del Dose. Estava mais ou menos barato... a comida nao estava ruim nao, mas imagino que tenha coisa melhor por perto, e com o mesmo preço...







A Sarde in Saor estava bem boa, um pouco mais simples que a outra, mas boa tb... o ravioli estava médio, sem muito interesse, e muito cozido... a lasagna estava boa... mas muito pouco em relaçao ao preço (média de 10 euros o prato).


De tarde, fomos tomar um café na praça San Marco, para fazer uma estripulia... mas la os preços sao fora de base.... comemos no Caffè Lavena, um dos varios cafés "chics" da praça... com orquestra e tudo mais. Iriamos sentar, mas nao dava, muito, mas muito caro... pra ter uma idéia: o café, em pé, como tomamos, era 1,10€. Sentado era 6€ ! Comemos um Tiramissu (bem mais ou menos, e muito doce): em pé 4€, sentado 12€ !
Colocaram merengue no tiramisu, dai ficou doce demais... mas o café estava muito bom.


Antes de ir para o aeroporto queriamos tomar nosso ultimo Spritz. Achamos um bar bem bacana, e como sempre nas nossas viagens, foi o melhor lugar !!! Esse leva o "selo gourmetglutao" hehehe que pena que nao estavamos com fome, e acabamos comendo so pra saber como seria hehehe foi de longe o melhor Spritz que tomamos, e o um otimo tiramisu.

O lugar se chama All Amarone. Ele fica numa rua pequena, e tem duas entradas, uma na Calle dei Sbianchesini, e outra na Calle Lunga Del Luganegher. Fica perto da ponte Rialto, do ladinho do Campo S. Aponal, e nao muito longe do Campo San Polo. O pior, foi que passamos perto quase todos os dias !!! O lugar tem otimos preços, uma carta de vinho muito bacana, com degustaçao e tudo mais... varios sandubinhas, doces, saladas, e por ai vai !! vale demais passar por la e tomar algo pra ficar de boa, ou para comer mesmo !

Outras coisas legais:

Gelatos:
Comemos muito gelatos (nao vou falar quantos hehehe), mas so 3 lugares merecem ser citados... o negocio é evitar os lugares com sorvetes de cores estranhas, lojas com neons, e muitas fotos estranhas dos produtos... mesmo na praça San Marco eles nao sao tao bons...

A primeira, "Il Doge" fica no Campo Santa Margherita, facin de achar (a sorveteria fica ao lado do restaurante Orange que eu falei ali em cima). O sorvete é gostoso e barato... atençao, normalmente sorvete no cone é mais barato... mas nem sempre...
A segunda é a Grom, uma franquia que tem pela a cidade toda. Os sorvetes sao muito bons. Ai vai a dica: normalmente, mesmo quando a gente pede o sorvete pequeno (piccolo), temos direito a dois sabores :)
A terceira foi a Ciccolateria Vizio Virtù, na Calle del Campaniel Detta Civran O Grimani. O lugar é uma chocolateria meio "chic"... os chocolates parecem ser muito bons, mas so tomamos sorvete la. Foi o mais caro, mas estava gostoso...


Outros lugares legais:

Nas fotos ai, la em cima a Iara numa das varias fontes de agua pela a cidade. Eu na frente da Giacomo Rizzo, na Calle San Giovanni Crisotomo. O lugar vende massas caseiras, frescas ou secas, molhos, trufas, e tudo mais... vale entrar. Nao fica longe da Rialto nao... seguindo, o mercado pertinho da Rialto também. A partir de terça feira ele fica aberto (fora final de semana, nao me lembro). Tudo fresco, preços bacanas e tudo mais ! Na proxima vez que for a Veneza, o negocio é alugar um apartamento (o que muita gente faz), so pro poder cozinhar essas belezuras :). As alcachofras ai na foto sao tipicas da regiao, mas nao achamos nenhum prato preparado com elas nos restaurantes que fomos... A ultima foto (direita em baixo) é da Drogueria Mascari, uma loja de especiarias bem antiga, que guarda o nome ainda de quando especiarias levavam o nome de droga :). Tem muito coisa bacana la. A loja fica na Ruga Dei Spezieri, pertinho do mercado de peixes e da Rialto.

Espero que as dicas sejam uteis quando voce for viajar pra Veneza.

Abraços

CH


Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails