Mostrando postagens com marcador Falatorio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Falatorio. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pagina Virada e novo velho blog.

Fotinha de Lyon, so para matar a saudade.


Ola pessoal !

Depois de muito tempo sem postar nadica de nada, resolvi dar as caras por aqui. O negocio foi o seguinte :

Depois de 5 anos morando na França (você acompanharam as aventuras na terra do biquinho) voltamos, Iara e eu, para o Brasil (não quero fazer muito drama não, depois escrevo direitinho sobre esse nosso retorno). Chegamos aqui em Uberlândia dia 28 de outubro, e desde então estamos nos concentrando nas arrumações de nossa casa. Fiquei um pouco sem inspiração para postar, mas ela esta voltando, acompanhando varios projetos que quero desenvolver aqui no blog. Quero dar uma movimentada por aqui :). 

A primeira coisa é :

O Gourmet Glutão esta mudando de endereço :) os novos posts serão (por enquanto, até eu transformar o blog em .com :)) nesse endereço: http://gourmetglutao.wordpress.com/ 
Aos poucos estou passando as receitas do blogspot para la. Nao esquentem, o Gourmet Glutão do blogspot vai continuar existindo, mas sem mais atualizações. Vou postar também pelo menos uma vez por semana, de preferencia as quintas feiras (pra dar tempo de vc preparar o papa pro final de semana :)) então fiquem atentos :)

Por enquanto é so. Aguardo vocês la no wordpress agora. 

Ah sim, não se esqueçam de dar um joiinha e curtir a pagina no facebook, muita coisa rola por la :)

Aquele abraço, 

CH

ps: ainda estou com meu teclado francês, entao muitos acentos vão faltar, e no mais eu não gosto de acentuar as palavras :) mas voces ja estao acostumados com isso...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dr. Gourmet Glutão, por favor

Opa !

Ontem defendi meu doc, foi tudo bem, obtive meu doutorado com todas as "honras" e felicitações do juri :)

Entao, a partir de hj é : Dr. Gourmet Glutão, por favor :)

Espero poder ter mais tempo para me dedicar ao blog daqui para frente, vamos ver !

Grande Abraço !

CH

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A tal da maionese caseira...

Ola pessoal !
 
O tempo anda curto, mas achei um tempinho pra postar algo legal, e talvez util :)
 
Outro dia lembrei que no Br é proibida a venda de maionese caseira em lanchonetes e restaurantes... bom, em Minas é proibido...
 
Fiquei pensando o porque da proibiçao... procurei na internet, e achei a lei. Mas nesse documento ai, nao tem a justificativa, so q é proibido e pronto. "Se é proibido, nao é permitido né Arnaldo...". Pensei : acabou minha pesquisa aqui uai, ja q é proibido, e sem justificativa, nao da pra argumentar né... caçei mais um cadin e achei um artigo ou outro que falam que a proibiçao se baseia na utilizaçao do ovo cru, que pode "carregar" salmonela e tals... A anvisa mesmo coloca no seu documento sobre higiene o cuidado com o uso de ovo cru... outras cartilhas também falam e tals... o que faz parte da sabedoria popular também...
 
Eu fiz essa procura so pra confirmar isso mesmo, que é proibido o uso da maionese por causa do ovo cru. Na lei, essa ai que achei (se alguem achar outra com as justificativas e puder compartilhar, ia ser legal) nao fala nem mesmo quais sao os ingredientes da maionese... nem o que é maionese (so que é condimento).
 
O negocio é que a maionese é uma emulsao fria, e saber como isso funciona muda um monte de coisa: na pratica culinaria, e como consequencia, (talvez) no ambito legal...
 
Uma emulsao é uma mistura de uma parte aquosa com uma parte "gordurosa" (?) e um agente emulsificante... uma maionese é uma emulsao (normalmente) feita de "gema crua + vinagre + oléo + coisas para dar sabor". Nessa formula ai da maionese "classica" nos temos :
- fase aquosa : o vinagre, e a agua que tem na gema
- fase gordurosa, (ou seria oleosa ?): o oléo :)
- agente emulsificante : a lecithina da gema... e se vc usar mostarda, ela tb...
 
o papel do emulsificante é de "grudar" a agua e o oléo, ja que esses nao se misturam né...
 
Voltando para a lei, se a justificativa da proibiçao da maionese for que a danada leva ovo cru, é so cozinhar o ovo uai ! o ovo cozido nao perde as caracteristicas emulsificantes dele nao :) e voce nem precisa usar so a gema, pode usar o ovo todo !
 
Uma maneira bem legal de fazer isso é :
- faça ai um ovo mollet:
a maneira mais facil (nao é a melhor, mas é a mais simples) é : ferva um bom bocado de agua. Coloque ai um ovo (de preferencia que esteja em temperatura ambiente), assim que (re)levantar fervura, conte 6 minutos... pronto !
Ele fica assim o:
 
foto nao é minha, nem a preparaçao (é mais rapido pegar a foto na internet:)). Observaçao: se o ovo sair direto da geladeira, se tiver muita agua na panela, muitos ovos, etc. o tempo de preparo pode variar... tem que testar ai com o que voce tem pra saber qual o tempo de preparo...
 
 
A gema começa a coagular nesse ponto ai da foto (a coagulaçao da gema gira em torno de 65-70°C)... segundo a propria anvisa, o alimento é seguro para o consumo à 70-71°C (o que cria varios outros problemas, como o ponto da carne, que pode ser de 55°, 65°, etc... e mesmo para peixe, que o ideal para uma boa textura é 45°C e tals)...
 
Voltando para  receita: retire a casca do ovo... dai é mixa-lo (inteiro mesmo) com o vinagre... para terminar, é so ir colocando aos poucos o oléo e esta pronta a maionese :)
 
Essa "receita", nao so essa, mas pra qualquer emulsao ainda pode ganhar inovaçoes... a fase aquosa pode ser qualquer "agua" : caldo (de légumes, carne, etc.), suco, vinagre, e por ai vai.... o emulsificante tb: pode ser gelatina, mostarda, chocolate, até mesmo carne e outros vegetais (com emulsificantes outros que a lecithina).... mesma coisa para o oléo: azeite, oléo de nozes, de semente de uva, etc.. e claro, vc pode colocar o que quiser : alho, pimenta, mostarda, etc...
 
As variaçoes sao ilimitadas !!!
 
Uma maionese com ovo cru "dura" 24 na geladeira.... essa de ovo cozido pode ser guardada por uns 3 ou 5 dias.... 3 para ficar mais seguro né...
 
Outro motivo para a proibiçao é o fracionamento, e a reutilizaçao de bisnagas (e o que os clientes fazem com elas também e tals). Isso eu entendo, e tem que ser pensado mesmo. Mas da pra fazer. O negocio é fazer um punhado de maionese, e guardar na geladeira. Dai é so servir em potinhos pequenos para os clientes... pra servir na colher mesmo... se sobrar um pouco no potinho, dai tem q jogar fora. Esse "resto" pode até ser aproveitado, mas tem o risco de contaminaçao (a colher que encosta no sanduba, que foi mordido, manipulado e tals). Outra coisa é a vontade de reaproveitar o que nao é aproveitavel.  Bora respeitar o tempo de consumo das coisas que da tudo certo para todo mundo.
 
Espero que o post ajude em alguma coisa. O mais importante é: conhecendo um pouco de "teoria" da pra inovar, ou pelo menos personalizar nossas coisas :) O assunto da emulsao daria também um post maior, e mais cheio de coisas... quem sabe nao escrevo mais depois ?
 
Tenta ai e depois fala que que deu... compartilhe sua "maionese" especial com a gente também! Ah sim, o negocio é mudar o nome da preparaçao: no lugar de "maionese caseira", é colocar emulsao de X (poe ai o nome do oléo, do liquido, ou algo legal) :)
 
ah sim, nao esqueça de se juntar a nossa pagina no Facebook... é so curtir ai na direita, ou entrar pelo Facebook mesmo... quando fico sem tempo, acabo postando coisas por la.
  
Abraços
 
CH
 
ps: achei um projeto de lei meio mal escrito, e fiquei me perguntando se sao todos escritos assim... essa foi proposto pelo o Ratinho Jr lol, as partes que mais gostei foram essas:
 
 

"Quem não experimentou uma intoxicação alimentar e suspeitou

daquela maionese ou aquele ketchup da lanchonete preferida, mesmo com todo o
 
asseio de que se orgulha o proprietário? Naturalmente, o cliente desavisado,
depois de várias mordidas em seu lanche, passa o bico da bisnaga sobre o
sanduíche e nem imagina o que pode receber de quem usou antes ou que pode
deixar para o cliente seguinte.
 
(...)
 
Por fim, vale destacar que o presente projeto de lei encontra-se em

perfeita consonância com a tendência mundial, em especial nos países mais
avançados, de implantar ações voltadas para a completa erradicação de
quaisquer elementos ou situações que coloquem em risco a saúde da população."

 
Quais paises ? atraves de quais leis ? por exemplo, ninguem tem tentado parar a Monsanto de colocar veneno na mesa :) a lei estaria indo contra também a "tendencia mundial"  do aumento da procura, e do feitio, de produtos caseiros nos restaurantes... se leis sao escritas e aprovadas assim (o que imagino que nao, deve existir um cadin de pesquisa antes de aprovar e tals), estamos lascados ! :)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Feliz 2013 !!!


Feliz 2013 pra todo mundo !!!

E ai, passaram bem o Natal e o ano novo ?

Aqui passamos bem demais !!! Amigos, comida, bebidas e por ai vai.... Fotinhas :


Ameixas com bacon, pra começar bem o Natal


Escargots pra amigos brasileiros experimentarem...


Peru de Natal !

E ficaram de fora das fotos: arroz com castanha de caju, a salada verde, hamburgers de quinua (para os vegetarianos) e o recheio do peru (saucisses com marron) :)

Sobremesa : Bouche de Noel (recheada com  creme de avelãs) + casas de pão de épices + amendoas de chocolate + suspiros + marrons glacés :)

E pra passar o ano :



Salada verde intocada (quase) + salada de lentilhas + caldo de feijão e vaca atolada (pros franceses experimentarem) + torresmos :)



Pra adocicar o começo do ano : bolo de mousse de chocolate (chocolate ao leite e chocolate amargo + biscuit à la cuillère + sirop de franboesas e cobertura de chocolate branco :) Bemmm bom :) mas nao deu tempo de tirar foto do bolo cortado... sabe como é né?! hehehe

Receitas ? assim que o tempo deixar... começou a reta final do doc....

Abraços

e um otimo ano pra todo mundo !!

Dieta ? so ano que vem :)

CH






segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Casorio


Opa !! estou muito tempo sem dar noticias. Mas isso tem um motivo : Iara e eu nos casamos no sabado passado (dia 15) ! Dai estavamos enrolados com os preparativos do casorio. Mas boas noticias bloguisticas : eu fiz todos os quitutes da festa (que foi um pique nique... e a Iara fez toda a decoração :) ) ! Então, tenho varias receitas para passar nas proximas semanas....

Ai vão algumas fotos.


Quitutes

Saladas

Quiches

Queijos
   
Doces

O bolo :)

Lembranças :)

Até breve !

Abraços

CH

domingo, 2 de setembro de 2012

Cozinha mais ecologica


Acho que tirei da minha cabeça, ou dos papos que andei escutando sobre como cozinhar de maneira ecologica. Resumindo, o pessoal so falava de comprar alimentos biologicos (vindos de agricultura organica). Ok, ja é um boa coisa, mas nao é nem de perto a coisa mais facil de fazer (pequenas cidades as vezes não tem mercados com produtos organicos), mais barata, mais pratica, mais tudo.

Cozinhar de forma mais ecologica tem que ser visto de varios pontos de vista. Varios métodos para cozinhar alimentos de uma melhor maneira são poluentes. Por exemplo, cozinha a vacuo gasta muita energia e muito plastico. Cozimento a baixa temperatura também gasta muito gas, ou energia. Agua esta sempre sendo gasta na cozinha.

Para mim, o negocio é diminuir o buraco. Balancear um pouco as coisas. Você ficaria impressionado em como ser mais amigo do nosso ambiente na cozinha não é dificil, e nao depende so de comprar produtos organicos. O que muda mais nosso ambiente é o que nos fazemos no nosso dia à a dia, e comprar produtos organicos ainda nao faz parte de nossa cozinha diaria.

Preocupar com o ambiente nao é so reciclar ou comprar organicos. Outras coisas fazem parte, como reduzir consumo, aproveitar ao maximo as coisas, gerar renda para quem esta proximo, consumir de maneira consciente, e por ai vai...

Ai vão algumas astucias, simples, para ser mais camarada com o seu meio-ambiente.

Montando a cozinha :

Ja ficou batido esse, mas as pessoas nao costumam falar tanto. Compre eletrodomesticos que consumam menor energia. Ha uns 10 anos isso era moda, viamos na TV e tudo mais...

Fogão a gas ou placa élétrica ? aqui na França é comum fogões com placas de induçao e forno elétrico (ja embutido). Eles funcionam a base de eletricidade. No Brasil é mais comum o fogão e o forno à gas. Fiz uma pesquisa, e : o fogao, com placas de indução e forno eletricos sao mais economicos e ecologicos. Motivos : o gas natural é muito poluente, mata o que tem por perto (vejam um documentario bacana sobre isso, que se chama Gasland). Ok, as hidrelétricas não sao la essas coisas também não, mas mesmo sendo destrutivas, elas ajudam a fomentar a economia em algumas cidades. "Do males o menos pior" :). O fogao à gas desperdiça 50% de seu calor. Ou seja, 50% que "esta indo para a panela" esta ficando no ar. A indução esqueta somente a panela, e perde so uns 10% ou 20% de calor. Fora o botijao de gas, que polui com transporte, e para ser feito (e pode explodir hehehe). Para cozinhar, o forno eletrico ainda ganha de lavada do forno a gas : o eletrico distribui melhor o calor, deixando o cozimento mais igual (e mais rapido). O a gas, nao é tão preciso, e o calor se perde mais facilmente (e nao sendo igual em todos os lugares do forno). Aqui na França a eletricidade nao custa barato, mas mesmo assim vale mais ter o forno eletrico que o a gas (se o gas for encanado, do prédio, fica mais barato, mas se você precisar comprar botijão, você esta lascado). Mas acho que nunca vi fogão de indução no Br, provavelmente deve custar caro. E a energia em Minas Gerais (onde morava) é muito cara !!! Mas, em todos os pontos, tirando a CEMIG, o fogão de indução, com forno eletrico é mais negocio que o a gas.

Lavadora de louça, ou lavar à mão ? para pouca louça, as lavadoras mais modernas, sao muito mais economicas que lavar à mão... Mas so use com a lavadora cheia hein...

Vamos às compras : aqui, você pode fazer varias coisas

Produtos bio : para mim, produto organico é aquele que nao tem agrotoxico, respeita o ciclo da vida do alimento (seja legume, fruta, verdura ou animal), o produtor, os recursos hidricos, etc. Sabe quem faz isso, e mais barato que aquele que tem o selo "organico" ? o zé da esquina ! ou mesmo o seu jardim ! Compre produtos bio, mas pesquise as pequenas vendas perto da sua casa. Alguns pequenos produtores não usam quimicos nos seus cultivos. Eles são organicos, mas sem o selo, e assim custam mais barato. Aqui na França é facil achar gente assim... no Br eu ja nao sei...

Jardim : tem jardim em casa ? plante ai algumas coisas.... tem apartamento ? na internet tem um monte de tutorial de como ter uma hortinha em apartamento... a casa ganha em vida, e você economiza um pouco também :)

Alimentos de época : por Jaga, compre alimentos de época !! eles são mais gostosos, mais baratos, consomem menos energia para serem produzidos, armazenados e distribuidos. Muita gente fala : no Brasil temos tudo o tempo todo. Papo furado. Coma uma manga em julho e me fale que ela é a mesma que você come em janeiro (estou falando de manga de vedade, não aquelas Tommy e afins, que nao tem gosto de nada... são so bombadas...). Tente respeitar as épocas dos alimentos de sua região. Você vai comer melhor, mais barato, mais saudavel, e vai variar muito mais sua alimentação durante o ano...

Alimentos locais : no Brasil isso é dificil, sabe pq? porque a gente nao tem escolha ! como saber o que é local ou não, se isso não é indicado ? mas tente comprar banana na venda do Zé, e nao no Carrefour. Nada contra o supemercado, mas comprando do Zé, você deixa seu dinherio na sua cidade. O Zé cresce, e pode empregar o malando do seu cunhado hehehe piada infame... economia solidaria, é a economia que priveligia o local. O seu dinheiro fica onde deve ficar, os alimentos viajam menos para chegar à sua mesa, e todo mundo fica mais feliz.

Chegou em casa com as compras :

Lavar legumes : tente lavar em uma bacia com agua, e não em agua corrente. Dai, pegue a agua "suja" e jogue nas plantas :) nao use agua da torneira para isso... use a agua dos legumes.

Compostagem : tirou a casca dos legumes ? faça compostagem. Aqui na França tem sistemas para apartamentos. Nao cheira e é natural... esse é o mais complicado pra fazer eu acho. Tem que ter um pouco de espaço e paciencia para cuidar... eu coloco algumas cascas direto nas plantas :)

Aproveitar alimentos ao maximo : sabe o radiche ? as folhas verdinhas dele ? entao, otimo para fazer sopas... mesma coisa para a cenoura... varios caules que as pessoas nao costumam cozinhar (como o da couve flor, e do brocolis), sao otimos em sopa, ou mesmo cortados finamente e cozido com a parte mais classica :)

Modos de cozimento : para a cozinha de todo dia, privilegie o cozimento curto, como vapor, wok, ou panela pressao... guarde os maiores consumidores de energia para fazer algo mais especial :) se bem que um frango assado no meio da semana é bem bom...

Ovos : pegue as cascas, seque-as (no sol), quebre com a mão e coloque nas plantas. Elas agradecem.

Café e cha : igual. As folhas de cha, jogue nos pés das plantas. Mesma coisa com o café. Ou use a borra do café que sobrou para espantar formigas :)

Carne : reduzir o consumo de carne de vaca é uma boa. O modo como ela é feita hoje em dia é muito prejudicial ao ambiente, ao bolso e ao corpo. Aqui na França tenho muita sorte, pois os melhores açougues são os que vendem carne de vaca produzida de maneira mais ecologica. O animal vive bem solto, come coisas naturais, pasta, e vive seu ciclo de vida o mais naturalmente possivel... a diferença esta no sabor da carne !!! foi mal ai Brasil, mas a carne do Zebu, nosso gado preferido em Minas, é um lixo comparada com os gados de corte francês (não so por causa da qualidade da raça, mas também de como ele é cuidado). Principalmente os que são bem cuidados... claro, a carne assim custa mais caro, mas como consumimos menos carne de vaca, quando compramos, compramos uma carne boa...

Oleo na garrafa : classico. Nao jogue oleo na pia. Coloque em uma garrafa de plastico e jogue no lixo. Se sua cidade tiver pontos de recolhimento, é so deixar o oleo la. Ou, se conhecer alguem que faça sabao...

Aproveitamento de restos : sabe o que sobrou na geladeira ? existem varias maneiras de aproveitar tudo, de maneiras mais criativas que o mexidao de sabado a noite. Tem o cake, quiche, frittatas, etc... vou ver se passo as receitas, pq eu faço muito isso aqui em casa....

Sacos de lixo : dê preferencia para sacos biodegradaveis...

Produtos de limpeza : existem alguns que são menos poluentes... é pesquisar para saber.

Reciclar : embalagens plasticas, latas, etc... separe tudo e leve a um ponto de coleta...

Consumo : mais importante que reciclar, o negocio é consumir menos, e continuar reciclando...

Ai foram algumas dicas, você deve saber varias outras... deixe ai nos comentarios :)

Achei esse livro, mas nao li ainda. Vou ver se comando na amazon, e depois falo se é legal.

Não sei se deu pra ver, mas tudo isso não so ajuda o nosso ambiente, mas ajuda seu BOLSO !!! e hoje em dia, o bolso anda mais importante que a natureza... entao, da proxima vez que você lavar o legume na bacia com agua, e aguar as plantinhas com essa agua não pense "estou consumindo menos, e ajudando meu planeta". No lugar pense " Ha, a conta de agua vai vir mais barata esse mês". Mas se puder pensar das duas maneiras, melhor :)

Abraços

CH

domingo, 19 de agosto de 2012

Como Calcular Preço para Venda


Vendo aqui, acho que não costumo fazer posts que "ajudem" as pessoas a venderem coisas em casa (tipo bolinhos, biscoitos, essas coisas...). Dai, aproveitando que estou fazendo umas tabelas pra saber quanto vou gastar em compras (para jantares futuros), resolvi colocar tudo em "um lugar so". Estou criando uma planilha (pois não achei nenhuma na net que me agrade) para saber como calcular preço para vendas de coisas de comer. Normalmente os calculos diferem bastante (não se calcula um pão de mel para vender na faculdade da mesma maneira que se calcula um prato em um menu de restaurante). Mas a base é a mesma: saber quanto gasta no total (produtos, despesas fixas do mês), quanto quer ganhar (% de lucro), impostos (pra quem vende pão de mel, ou doces de forma informal, imagino que não tenha imposto em cima disso... quem souber me fale ai) e preço minimo de venda.

Outras coisas entram na equação também : desperdicio, quanto sobra, entre outras coisas.

Essa minha planilha é uma versão beta. Tenho que melhorar algumas coisas, mudar outras, acrescentar outras, etc. Mas ja compartilho com vocês. Me falem ai o que devo colocar, mudar, repensar, etc...

Para calcular despesas, peguei esse site. Gostei de como ele faz.

Para baixar minha planilha clique aqui.

O arquivo tem 3 folhas. Uma com o quadro (ja pronto para uso); uma outra descrevendo como a planilha funciona (é so clicar na casa e ler o que esta escrito); e uma terceira mostrando um exemplo. Acho que esta tudo bem explicado. Qualquer coisa é so perguntar.

Espero que ajude. Quem testar, me dê um retorno, para ver se funciona mesmo.

A gente vai se falando :)

Abraços

CH

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Meu aniversario 2012, Parte 1 : Restaurante 2 estrelas Michelin, La Mère Brazier


Opa !!

Hoje é meu aniversario !!! E pra comemorar, fomos ao restaurante Mère Brazier, um restaurante classico, importante para a gastronomia de Lyon, quiça do mundo. Foi o primeiro restaurante 3 estrelas Michelin... comandado por uma mulher :). Ele meio que "caiu ladeira abaixo" depois de uns anos, e perdeu suas estrelas. Mas desde 2008, o Chef (e proprietario) Mathieu Viannay recuperou duas estralas ja no seu primeiro ano à frente do restaurante. As receitas sao as classicas da casa (aberta em 1921), mas revisadas. A experiencia de comer em um restaurante desse porte, foi maravilhosa. O serviço perfeito, pratos maravilhos (e simples) e pessoal carismatico. O chef nos recebe na sala (nao conseguimos tirar fotos com ele, pois ele ja tinha ido embora). O mais legal é que restaurante (assim como a Opera, ou casa de concertos maiores) aqui na França, normalmente, nao é lugar "chic". Eles sao lugares mais "finos" mas nao necessariamente precisamos ir vestidos "pra casar" hehe como acontece no Brasil. O importante é estar à vontade e passar um bom momento.

 Ai vai o que comemos : 


Assim, do nada, enquanto tomavamos champagne :), chega uns "bolinhos" fritos de chorizo e um molho de pimentoes.

Un Veuve Clicquot pra começar :) 


Ai veio o amuse-bouche : 

Um salmao "meio cozido" com um molho frio de Oseille (uma erva meio acidulada, deliciosa !!!!)

Pra ir comendo, um paozinho com manteiga
A redonda, é manteiga com sal, a quadrada é com azeite e limao... sera que estava bom ?

A entrada da Iara :
Salada de camaroes, com legumes crocantes e vinaigrette de manga e wasabi

A minha entrada :
Jarret de porco (com salsinha)  geleificado, maionese com condimentos (sauce tartare) e saladas novas

O prato da Iara :
Peixe (chamado Maigre) , algas marinhas, um pure... bom, bem bom ! 
 O meu prato :
Tournedos de coelho, com umas castanhas, cogumelos e um molho bom demais.... esses "bolinhos" fritos, sao feitos da coxa confitada do coelho !!! bom com força !!! 

Uma vela pro meu aniversario :) ah, o que esta ai nessa foto e na proxima, é uma "pré sobremesa", nessa foto : uma madeleine com sorvete de queijo fresco (madeleine é um biscoitinho macio frances, especialidade da casa...), bom, bemmmm bom 

Gourmandises :) bem bom !!!

 Minha sobremesa : fiquei na duvida do que pedir, dai vi que tinha um soufflée. Pensei "ra ! tenho que experimentar um bom soufflée pelo menos uma vez na vida"....
...e vou te falar : perfeito !!!!

Sobremesa da Iara :
Um crocante de chocolate e whisky, com sorvete de gianduja... sera que estava bom ? :) 

Dai um cafézinho (nao sou muito de café, mas ali merecia :) )
Café com mais gourmandises : caramelo e nougat 

Na porta do restaurante...

A Iara me deu de aniversario um livro sobre a historia (e com receitas classicas) do restaurante ! 

Isso ai, uma experiencia gastronomica pra guardar  "bons souvenirs" :)

abraços

CH


ps: a parte 2 sera no sabado :) uma festa aqui em casa, tema : Festa Junina :)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Enrolando

Nossa, ja tem tempo que não posto nada.... mas é que o tempo anda apertado. Tenho até cozinhado, ido a restaurantes, mas tempo pra postar que é bom nada...

Vou colocar aqui algumas coisas que fiz e que os detalhes serão postados num futuro proximo, eu espero.


Logo que cheguei da Alemanha, fiz Bretzels :) bem bons

Um otimo bolo de cenoura

Um bar na Croix-Rousse, onde a gente compra frutos do mar numa barraca logo em frente, e pode se sentar e comer (e beber) tranquilamente.

Um bar à crêpe bem legal la na Croix-Rousse

Fiz um jantar com elementos de gastronomia molecular :)

CupCakes :)

O vicio da Iara (na verdade foi ela que fez os bolinhos, eu so fiquei de olho hehehe)

Um jantar rapido, pratico e indolor

Comidas legais, como pé de vitelo, salada de nariz de boi e lingua de boi :)

Mais um anti-restaurante

Hummm pascoa

Esse ja tem tempo, mais um restaurante experimental do Instituto Paul bocuse

Isso foi ano passado : jantamos num dos melhores restaurantes de comida tipica de Lyon antes que o restaurante fechasse (o senhor ai, chef e dono do lugar vendeu o restaurante para poder se aposentar)

Esse ai foi o resumão das aventuras culinarias por essas bandas.... mas faltaram os queijos, as cervejas...

Abraços

CH

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pausa no anti-restaurante : Porto.

No final de semana passado fomos para Porto. Fomos comemorar o aniversario da Iara :) e ao mesmo tempo fazer uma visita à minha prima Amana e seu marido, o Paulo. Foi bem legal :)

Claro, além de conversar fiado e matar a saudade, andamos pela a cidade e comemos delicias portuguesas !!!

Ai vai :



Queijadinhas !!!

Natinhas !!!!

Francesinha !! Um "podrão" Portugues :) 

E Rabanada !!!! 

Depois posto mais fotos :) essas sao as da minha maquina, tenho que pegar as que a Amana tirou...

Abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails