quarta-feira, 25 de julho de 2012

Meu aniversario 2012, Parte 2 : "Festa Junina"

Sabado reuni os amigos pra poder comemorar meu aniversario. O tema era festa junina :) mas como nao tivemos tempo de fazer a decoração e tals, resolvemos so fazer uns quitutes mesmo.

Liçoes : é dificil demais achar espiga de milho aqui em Lyon. Achei, na sorte, barquettes com duas espigas de milho no Carrefour... a 3 euros !!! comprei so 3 barquette (9 espigas) pra fazer pamonha :)

No menu : cachorro quente (porque fazer caldo nesse calorão não rola), pé de moleque, amendoim torrado, pipoca, canjica (com milho amarelo, porque quando a Iara comprou ai no Br o milho, nao tinha o milho branco) e curau (é, minha pamonha ficou liquida, dai resolvi fazer um curau) e a Iara fez um cupcake de milho :)

Cachorro quente :

Fiquei com preguiça e comprei molho de tomate pronto... mais umas salsichas (fervidas por uns 5 minutos antes de serem colocadas no molho), milho, ervilha e maionese (feita em casa... ja passei a receita aqui no blog).

Mas eu fiz o pão :)
Pão de cachorro quente e hamburger aqui na França são muito ruins (os que a gente compra em supermercado). Resolvi tentar uma receita (na verdade peguei varias na internet, misturei e fiz uma... mas ainda nao esta completamente do meu agrado não... mas ficou bemmm bom :) )

Ingredientes :

Solidos
380g farinha pra pão (é isso que eu talvez mude da proxima vez, nao sei ainda)
180g farinha de trigo (normal mesmo)
60g açucar
24g de leite em po
sal (uns 12g)
12g fermento (uns 2 sachets de fermento pra pão)

"Liquidos"
130g de agua
2 ovos
90g de manteiga (derretida)
150g de roux feita na agua (na verdade é um fermento ja iniciado, é so pegar 250g de agua, misturar com 50g de farinha e levar ao fogo. Va mexendo até virar um mingal e ja esta pronto).

Misture todos os ingredientes solidos em uma saladeira. Em outra saladeira, misture todos os ingredientes liquidos (menos os ovos). Coloque os ingredientes solidos nos liquidos, va misturando, e coloque os ovos. Misture até começar a formar a massa. Dai, coloque a massa no plano de trabalho e vai sovando (na receita de pão eu mostrei uma tecnica legal pra sovar). Assim que a massa ficar lisa, coloque-a em uma saladeira (com um pouquinho de farinha), cubra com um pano e deixe crescendo em um lugar fechado, sem corrente de ar (no armario por exemplo). 1h ou 1h30, até dobrar bem de tamanho. Depois de uma hora mais ou menos (ou quando ja estive dobrado de tamanho) coloque a massa na mesa de trabalho e divida em partes iguais (umas 15, tranquilamente). Cubra com um pano essas partes, para elas nao secarem, por uns 10 minutos. Pegue cada parte, "achate" mas não muito, e dê forma ao pão. Você pode fazer isso de duas maneiras : enrole a massa como se fosse um rolo mesmo, ou forme como se fosse uma baguette (como mostrei no video). Coloque os pães em uma forma (com um pouco de farinha), cubra com um pano e deixe crescer por uns 40 minutos (ou até eles inflarem bem). Pré-aqueça o forno à 180°C. Passe um pouco de ovo patito por cima dos paes e leve ao forno por uns 15 minutos.

DICA : assim que os paes sairem do forno, cubra-os com um pano. Assim você prende o vapor, eles vao ficar mais macios.



Pé de moleque :

250g de amendoim
1xic e 1/4 de açucar.
1 colher de manteiga
Meia lata de leite condensado

Misture o açucar, os amendoins e a manteiga. Levo ao fogo (médio) e va mexendo. Assim que virar um caramelo, e os amendoins estiverem bem cobertos por ele, coloque o leite condensado. Desligue o fogo. Va mexendo até chegar no ponto que você quiser (pra mim fica bom quando começa a soltar as beiradas). Espalhe em uma forma untada de manteiga e deixe esfriar um pouco. Faça os cortes com o doce ainda morno. Esfriou, destaque o que cortou e ta beleza.


Curau :
as 9 espigas de milho
240g de açucar (acho que coloquei bemmm menos, uns 150g)
pitada de sal
20ml de oleo (acho que colocarei manteiga da proxima vez.

Eu cortei o milho da espiga. Coloquei em um mixer e mixei tudo. Dai, passei na peneira, e fiquei so com o caldo do milho. Misturei nesse caldo o açucar e o oleo (e o sal). Levei ao fogo. Em bons 5 minutos em fogo médio ja fica na consistencia que eu gosto (nem muito duro, nem muito mole... dai é você que escolhe). Da pra comer quente ou frio :) com canela, claro.

A canjica (esqueci de tirar foto)

500g de milho de canjica
2 litros de leite (ou um pouco mais)
1 xic de açucar (acho que usei so meia)
amendoim (um punhado)
canela em pau (umas duas)
cravo (so um ta bom)

Deixe o milho de molho no leite durante a noite. No outro dia, escorra o milho (colocando o leite em que ele ficou de molho em uma panela). Coloque a canela em pau e o cravo (e uns amendoins) no leite e deixe ferver (em fogo baixo). Em outra panela faça um caramelo com o açucar. Coloque a canjica ai no caramelo. Vai grudar um pouco, e fazer umas bolas, nao tem problema nao. Agora, coloque duas conchas do leite ai no milho/caramelo. Va mexendo. Assim que o milho absorver um pouco do leite, coloque mais umas duas conchas (igual risotto). Va fazendo isso até ficar pronto. Mexa de tempos em tempos. Aqui em casa deve ter tomado umas 2h pra ficar pronto :) demora, mas fica bemmmmmmmmmmmmm bom, cremosa, nao tao doce, e no ponto que você queiser o milho (eu gosto dele mais durinho). Coloque um pouco de amendoim de tempos em tempos e um pouco mais no final.

coloco a receita dos cupcakes depois :)

êêêê parabens pra mim

é isso ai

abraços

CH

Um comentário:

maria neusa guadalupe disse...

EITA!Que ficou uma festa julhina porreta de boa,sô!Os franceses todos querem vir pra Minas..rsrs...beijos julhinos e alegres.

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails