sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Torta de Banana

 
 
Opa !!
 
O tempo anda curto esses ultimos dias. O doc esta na reta final, e ando sem tempo para postar coisas por aqui.... vou tentar ir postando de forma aleatoria, bom, como sempre...
 
 
Outro dia a Renata perguntou se eu tinha alguma receita de torta de banana integral.... como não tinha, falei como eu faria.... e isso ficou na minha cabeça.
 
Outro dia comprei umas bananas, deixei madurando ali na cozinha e fui fazer uma torta de banana integral.
 
O que a  Renata estava procurando era uma torta que não ficasse seca... bom, olha ai a foto e me fala se a minha ficou seca :)
 
 
 Torta ja cortada, ja no prato, ja pra pança...
 
Como eu fiz :
 
Passo 1 : Primeiro fiz um caramelo - Xg de açucar misturado com a quantidade de açucar dividida por 2 (X/2) de agua (acho que foram 120g de açucar e 60g de agua). Dai é deixar ferver no fogo. Assim que formar um caramelo claro (ou escuro, voce escolhe) é so interromper o cozimento do açucar (colocar o fundo da panela em uma saladeira com agua e gelo). Deixe esfriar um pouco. Se ficar duro de mais, é so levar rapidinho ao fogo que solta de novo.
 
DICA : essa é a maneira para voce nunca mais errar o caramelo. Melhor ainda se voce tiver um termometro. Faça a mesma coisa que esta escrito ai em cima, dai quando o açucar/agua chegar à 156-165°C, voce tem um caramelo claro, pro escuro é 166-175 graus. Adios açucar queimado.... ainda faço um post sobre os graus do açucar e o que fazer com cada um....
 
Caramelo pronto (e um pouco mais frio) coloquei rodelas de banana (umas 5 bananas médias) e um naco de manteiga (uns 25g). Coloque no fogo baixo e va mexendo até as bananas ficarem no ponto que voce gosta (eu gosto de deixar metade derretida e metade mais durinha... pra ter uma bela calda de banana e bananas inteiras ao mesmo tempo). Claro, voce pode colocar ai canela em pau, etc. Eu não coloquei pq aqui em casa não tinha nada disso...
 
Deixe esfriar.
 
Passo 2: fiz uma massa brisée (ja passei a receita aqui). So tirei a farinha normal e coloquei a farinha integral. Ah sim, eu coloquei um pouco de canela e de 5 especiarias na massa também, so para dar um cheiro. Abri, coloquei em um circulo (meio improvisado, porque o que eu comprei é muito ruim... dai fiz um com papel aluminio... bom, funcionou, mas tenho que comprar um circulo melhor...). Da para colocar em uma forma de torta, so que com o circulo fica mais bonito :)
 
Fiz furinhos com um garfo e assei "em branco" (uns 15 ou 20 minutos com o forno à 180°C).
 
DICA : para assar em branco e a massa não cair, é so forrar a massa com um papel aluminio (ou papel manteiga) e colocar ai uns pesos (um tanto bom de feijão ja esta otimo). Dai é so levar ao forno. Assim que der a metade do tempo de cozimento eu gosto de tirar o "forro" (os feijões e o papel aluminio) e deixar assar tranquilamente, para a massa ficar bem durinha e crocante... isso se chama Assar em Branco (me corrija ai quem souber como essa técnica se chama em português... pq assar em branco é uma tradução livre do termo em francês).
 
Retirei do forno e deixei esfriar...
 
Tudo frio, é so "montar". Coloque o doce de banana dentro da massa assada e voilà! Basta voce colocar um cado de açucar de confeiteiro e de canela por cima e comer :) Eu levei ao forno rapidinho so para caramelizar o açucar... mas pode comer fria também...
 
Resumindo : massa de torta + compota de banana :)
 
Abraços
 
CH

3 comentários:

maria neusa guadalupe disse...

Maravilha....beijos diabéticos..rs

Adriano Vilhena disse...

Facílimo e deve ser maravilhoso, pois é de banana né meu caro!!!!!! muito bom... vou fazer e servir com sorvete!!! Grande abraço!!!

carlos henrique disse...

Facin né ?! "Poisé", e aqui eles so tem um tipo de banana... que nao é das melhores :) Deve ser legal tb misturar tipos diferentes de bananas, para cada uma "doar" seu melhor :)

Abraços

CH

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails