Pra começar vou colocar uma receita Gourmet, é um "vinagrete". Vinagrete com aspas mesmo, por que na verdade vinagrete é um tipo de molho francês, que a gente se apoderou dele e fez a nossa boa e velha receita de acompanhamento de churrasco (e que na verdade é uma receita argentina hahahaha sem polêmicas hein?!). Mas isso é uma outra história, e ficará pra uma outra postagem...
A receita é bem parecida com o nosso vinagrete, leva tomate, cebola, azeite, ervas, sal, pimenta e...........mamão papaia!!! é isso aí, Vinagrete de mamão papaia!!! Vi alguma receita parecida alguma vez, não me lembro onde... lá vai como eu faço e sirvo essa receita... só uma observação, não me atenho muito a quantidades, vou colocar meio por cima mesmo, vão ajeitando hehehe:
para 4 pessoas
- mamão papaia, 2 ou 3
- uma caixa de tomate cereja (mais ou menos uns 250gr)
- cebola, umas quatro échalote, é a cebola pequena, aqui na região eles chamam de cebola pirulito.
- manjericão, bastante, pode usar salsinhabem picadinha junto também
- pimenta moida na hora (eu uso a branca, mas a do reino fica muito boa)
- sal
- azeite extra virgem
Corte o mamão e a cebola em cubinhos, e alguns tomates ao meio ( a proporção fica por sua conta). Misture tudo. Tempere com o sal e a pimenta e coloque folhas de manjericão. Regue com muito azeite (eu coloco quase 100ml !!!! praticamente uma marinada). Misture tudo.
Para servir, rasgue uma folha de alface, algumas de rúcula e coloque no meio do prato. Em volta arrume um bocado de agrião. E por cima ponha algumas colheres do vinagrete. Perfeito.
Da ultima vez que fiz essa receita eu servi junto uma mouse de kani-kama, quase uma terrine, receita do Chef Christophe Besse, um chef suiço bem bacana de São Paulo (restaurante All Seasons) , que me deu seu livro quando eu trabalhei na sua equipe em um festival.
Muito boa essa entrada, vale a pena fazer.
Desta última vez que servi assim (lá na casa do Wavá e da Alci) tomamos com um vinho da uva gewurztraminer da vinícula brasileira Salton, se não me engano de 2006. É um belo vinho para acompanhar esse prato, principalmente servido com o kani. É um vinho aromático, com uma acidez muito boa e na boca é delicioso. Vale a pena. Não vou fazer ainda esses papos de enochatos - "aromas de maça, pessego e flores" - hehehe é legal entender essas coisas, mas por enquanto não...... basta dizer que é um vinho muito bom, e pra esse nosso país quente, é um boa pedida. Sirva-o bem frio. Ah, acompanha muito bem pratos com frutos do mar e apimentados, tipo um frango indiano. Deixarei os por menores desse vinho para uma próxima postagem.
E aí, gostaram? postem seus comentários por favor!!!!!!
Aquele abraço e até a próxima
Carlos Henrique
7 comentários:
.me deu água na boca...hummmmmmmm...quero experimentar uai.... vc faz pra mim aí?beijos suplicantes
Vou experimentar.........sei que vou gostar !!!
Já te adicionei aos meus favoritos !
conheçe pate de camarão...fácil,barato,gostoso !
abraço Sueli do sul, bá tchê tu vai fazer sucesso !
Carlos Henrique...passa uma receita legal de mocaccino com cacau...existe ?
Só hoje tomei conhecimento do seu blog e já coloquei entre os meus favoritos. Vou visitá-lo sempre.Precisamos trocar receitas. Essa do vinagrete do mamão papaia eu vou experimentar. Beijos e visite o meu blog também. ele é mais literário mas costumo colocar lá algumas receitinhas também. nenhuma de gourmet, como a sua, mas, quem sabe? Essa semana experimentei uma receita de bacalhau cozido no leite, com purê de batatas e couve mineira que todos aprovaram. eu pego as chamadas receitas de gourmet e barbarizo. Beijos cozinheiros da Maria Olímpia
Carlos Henrique,gostei muito, principalmente da sugestão do vinho...amanhã vou procurar para experimentar no fim de semana.
Valeu!
Débora (Gralha Azul)
Hummm, adorei a idéia da mousse de kani com este vinagrete!! Na França, "uma" vinagrete (que é feminina lá) é a mistura de 3 porções de qualquer tipo de óleo, 1 porção de qualquer tipo de vinagre, sal e pimenta. O que se acrescenta dá o sabor principal e o nome à vinagrete. Foi mal, eu não quis intrometer demais, mas adoro trocar conhecimento. Vou experimentar a idéia!!! Sou amigo da sua prima Amana e foi ela quem me indicou o seu blog. Bacanérrimo!!! Serei visitante assíduo!! Abraços e parabéns pelas receitas e dicas.
é isso ai Jaime valeu de mais...sou cozinheiro amador e curioso profissional hehehehehe a idéia é essa, trocar ideia e ir fuchicando nos aromas e sabores dos prazeres à mesa heheehhe
aquele abraço, aguardo mais comentários e dicas.
Gourmet Glutão
Postar um comentário