sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

recheio de maça verde...

Bom, o Jaime comentou do uso de frutas que eu faço, então eu vou postar algumas receitas com frutas. Eu gosto muito de colocar fruta em quase tudo que eu faço hehehehe tudo fica bom, e a fruta da um charme a mais hehehehe
Essa receita é de uma truta recheada, nunca fiz com truta, por que aqui na região não acha truta fresca, mas eu fico imaginando como ficaria hehehehehe as vezes faço receitas sem nem provar, por que só de pensar ja da pa ver que fica bom hehehehe então ja fiz com dourado, mas da pra rechear tudo quanto há com esse recheio.......carne de porco, peixe, pizza, tudo tudo tudo..............é um recheio que eu gosto de mais


TRUTA RECHEADA COM MAÇÃ VERDE, DAMASCO, NOZES E UVAS PASSAS AO MOLHO DE PINHÃO

2 pessoas

INGREDIENTES

TRUTA RECHEADA
- 2 trutas limpas
- 2 maçãs verdes cortadas em “meia lua” nem finas nem grossas de mais
- 100g de damascos cortados em tiras
- 100g tomates secos cortados em tiras
- 100g nozes bem picadas
- 100g de uvas passas
- 100ml de vinho branco
- sal
- pimenta (branca ou do reino)
- 20g de parmesão ralado
- ervas
- cachaça para flambar ou conhaque
- 1 colher de sopa de manteiga
- cebola
- alho poró em tirinhas

MOLHO
- 200g de pinhões cozidos (em água com um pouco de sal), descascados e cortados em rodelas
- 1 cálice (cheio) de vinho branco
- sal
- pimenta (branca ou do reino)
- 50g de manteiga gelada

PREPARO

TRUTA
Deixe as maçãs, os damascos e as uvas passas de molho no vinho, reserve. Tempere as trutas com sal e pimenta. Coloque algumas ervas por dentro das trutas. Reserve. Em uma frigideira derreta a manteiga e coloque as maçãs, os damascos e as uvas passas ( que estavam no vinho, reserve um pouco do vinho), salteie. Flambe com a cachaça. Apague o fogo e coloque as nozes e por ultimo o parmesão. Acerte o sal e a pimenta. Recheie as trutas com esse recheio. Coloque as trutas sobre papel alumínio, regue com o restante do vinho e com um pouco de azeite, feche bem o papel, com cuidado para não vazar o recheio. Asse até ficarem macias e bem cozidas.

MOLHO
Coloque os pinhões e o vinho para apurar. Deixe reduzir um pouco dois terços. Coe. Volte ao fogo. Deixe apurar mais um pouco. Coloque a manteiga gelada e mexa bem. Acerte o sal e a pimenta.

FINALIZAÇÃO

Disponha a truta no prato e regue com o molho de pinhão. Sirva com batata sotée.

BATATAS SOTÉE

- batatas descascadas, cozidas e cortadas em cubos grandes.
- manteiga
- sal
- ervas muito bem picadas
- pimenta
- 2 canelas em pau

Derreta a manteiga e coloque a canela. Salteie as batatas, coloque as ervas, apure o sal e a pimenta. Essa eu aprendi com minha sogra hehehehe fica bem bom.

Vinho: Um sauvignon blanc novo seria uma experiencia bem legal, ou um chardonay com mais madeira seria muito bom também.

É isso ai, na próxima eu passo uma receita de rizoto de morangos com lascas de queijo parmentino.

Aquele abraço

CH

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Pescada

Esses dias eu comprei uns filés de pescada, e fiz algumas receitas legais, na verdade foram duas receitas legais..........tudo no vapor.........aí vai a primeira, que é só um jeito de fazer, que fica muito bom. Lá vai como eu fiz:

Ingredientes:

- dois filés de pescada
- um maço de brócolis
- sal
- pimenta branca moída na hora, ou do reino
- ervas (eu usei salvia e tomilho desidratados, por que não tinha fresco)
- azeite

Preparo:

Limpe o brócolis (corte um pouco o cabo, tire as folhas etc....tente deixar não muito grande nem muito pequeno.....se quiser que fique com uma cor bem verde é só tirar a pele dele, com uma faca....é só puxar apartir do cabinho). Tempere os filés com sal, pimenta e um fio de azeite.
Na grade da panela a vapor(a minha é uma grande e redonda, de uns 30cm de diâmetro, cheia de furinhos que encaixa na panela de baixo e com uma tampa) forre com brócolis, de modo que o vapor ainda continue passando, coloque as filés em cima dessa "cama de brócolis" e por último mais uma camada de brócolis. Reserve. Coloque água na panela, não precisa ser muita, e deixe ferver. Quando começar a supitar coloque as ervas na água, como se fosse fazer um chá. Encaixe a grade já com os brócolis e o peixe, regue com um fio de azeite e tampe deixando no vapor uns 15 ou 20 minutos. Pode jogar um salzinho por cima dos brócolis também. Daí é só servir. Fica muito bom.

A outra receita também é no vapor (faz menos sugeira hehehe e fica muito bom) lá vai:

Ingredientes:
- Dois filés de pescada
- sal
- pimenta branca moída, ou do reino
- noz moscada
- azeite
- ervas (eu usei tomilho e sálvia desidratadas de novo, por que não tinha fresco hehe)
- pimenta rosa
Molho
- duas colheres de sobremesa bem cheias de manteiga com sal
- páprica doce
- um (pode ser mais, eu usei só um) pêssego maduro descascado, sem caroço e cortado em cubos médios.

Preparo:

Tempere os filés com sal, pimenta, noz moscada ralada na hora e um fio de azeite. Reserve.
Na panela de vapor, coloque água e deixe ferver. Quando levantar fervura coloque as ervas e a pimenta rosa em infusão. Coloque a grade, os peixes e tampe. Deixe no vapor uns 10 ou 15 minutos (o tempo varia, tem que experimentar pra saber se já está bom).
Em uma frigideira, derreta a manteiga (com manteiga clarificada deve ser melhor, mas me deu preguiça de clarear hahaha clarificar é quando você derrete a manteiga e tira a espuma que sobe, ela fica menos gordurosa, mais leve e gostosa). Coloque a páprica e deixe-a "torrando um pouquinho", vá mexendo. Coloque os pedaçosde pêssego nessa manteiga. Coloque pimenta moída e um fiozinho de azeite. Deixe ferver um pouquinho. Vá amassando os pessêgos com a colher. Só isso. Nem precisa colocar sal, por que já tem na manteiga. Fica pronto em 5 minutos.
Na hora de servir, regue o filé com esse molho. Fica muuuuito bom, experimentem.

É isso ai, não tenho falado muito de vinhos por que tenho bebido poucos heheehehehe mas já já isso vai mudar.........tomara heheeheheh

Aquele abraço e tudo de bom pra todo mundo

Aguardo comentários.

CH

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

berinjela

Mais uma recieta com berinjela. Fiz uma hoje, foi meio de improviso, mas é uma coisa bem legal de se fazer. Vou colocar como eu fiz, mas da pra fazer com mais coisa, de várias maneiras e tudo vai ficar bem bom. Lá vai:

Ingredientes:

- berinjelas, quantas você quiser, eu usei duas.
- sementes de girassol
- azeite
- sal
- pimenta

Preparo

Bom, esse tipo de preparo tem um nome, mas eu não me lembro. É só colocar as berinjelas inteiras em um tabuleiro no forno. Quando começarem a murchar e a pele ficar parecendo uma casca, você tira do forno, corta ao meio e com uma colher raspa o interior. Fica só a pele, que pode jogar fora. Vai usar só o miolo assado mesmo. Pegue o miolo e pique bem. Ele vai estar meio molenga, e vai virar uma pasta. Daí você pode usar isso pra fazer mil e uma coisas. Bom, eu deixei esfriar, temperei com sal, pimenta e um bom fio de azeite e coloquei as sementes de girassol. Uma entradinha fria mesmo. Fica muito bom.

Da pra colocar muita coisa: cebola, azeitonas pretas, alcaparras..........da pra servir quente, frio, em cima do pão (como se fosse um canepé) e por ai vai...........

Espero que tenham gostado da dica.......

aquele abraço

CH

domingo, 13 de janeiro de 2008

medalhão com molho de limão siciliano

Uma vez fiz um medalhão aqui em casa com molho de limão que ficou bem bom também. É um molho bem ácido, diferente, mas que fica muito gostoso com a carne. Lá vai a receita.


MEDALHÃO AO MOLHO DE LIMÃO SICILIANO PICANTE E PIMENTA ROSA.
Para 2 pessoas

INGREDIENTES

MEDALHÕES
- uma peça de filet mignon
- sal
- pimenta (do reino, ou de sua preferência)
- azeite

Corte 4 medalhões da peça de filet mignon (de dois dedos de espessura cada). Tempere com sal e pimenta. Reserve.

MOLHO
- suco de 3 limões siciliano. Mais ou menos 130ml (150ml)
- bouquet (é só amarrar umas ervas com barbante) de ervas
- 1 folha de louro
- 1 cravo
- grãos de pimenta rosa (um tanto bom).

Leve ao fogo todos os ingredientes, deixe reduzir um terço. Bata tudo no liquidificador, menos o louro e o cravo e coe. Reserve.

- 200ml de creme de leite fresco.
- uma colher de sopa de cebola bem picadinha
- uma colher de manteiga
- sálvia mais ervars
- sal
- 1 colher de sopa de tabasco. Pode ser mais.
- uma colher de sopa de pimenta rosa e mais um tanto bom de novo hehehehe.

Grelhe os medalhões em um pouco de azeite. Retire os medalhões, coloque a colher de pimenta rosa no fundo que sobrou da carne e mexa, para aquece-las.
Na mesma frigideira derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente o limão reduzido anteriormente à cebola. Coloque o creme de leite. Abaixe o fogo (se precisar retire do fogo alguns instantes). Acrescente a sálvia e ervas (a gosto), sal, um tanto bom de pimenta rosa e o tabasco. Se precisar coloque um pouco de açúcar para abaixar a acidez.

FINALIZAÇÃO

Arrume no prato os medalhões e regue com o molho. Sirva com arroz branco ou alguma outra garnição.

Dica: eu não coloquei as quantidades de pimenta rosa, mas tome couidado: colocando muita pimenta ela rouba a cena dos outros ingredientes. E pode caprichar no tabasco, eu gosto de colocar umas duas colheres, pra poder sentir o gosto e o ardidinho hehehe

Se não quiser comprar o Tabasco, que dependendo do lugar é um pouco caro, você pode fazer o seu. Eu sempre faço o meu. É assim, sem quantidades, tem que fazer do seu gosto:

- vinagre ( eu já usei o de alcool, o de arroz e o de vinho branco. O de arroz fica melhor)
- sal a gosto
- pimenta dedo de moça

Eu uso umas 10 dedos de moça, mas retiro quase todas as sementes, deixo só um quarto delas. Corte a pimenta ao meio, pelo comprimento. Daí retire todas as sementes de um lado, e metade do outro lado. Faça isso com todas. Bom, se quiser mais forte não precisa tirar tanto e se quiser mais fraco tire mais. Corte em pedacinhos as pimentas e coloque no liquidificador junto com um cálice, mais ou menos, de vinagre. Salgue a gosto e bata. Experimente um pouquinho, estando do seu agrado hehehehe é só coar, e guardar em um vidro bem fechado. Dura muito tempo.


É isso aí, aguardo comentários.

Aquele abraço

CH

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Na correria.....

Uma receita que eu fiz hoje, para o almoço, na correria, mas ficou bem boa foi um macarrão com berinjela. Lá vai:

Ingredientes:
- Um pacote de macarrão (eu usei fettuccini), eu prefiro fazer a massa, da um pouquinho de trabalho, mas fica bem melhor, depois passo a receita
- Uma lata de polmarola................eu prefiro fazer o molho de tomate, que não tem nem como comparar com esses de latinha, mas como não podia demorar, usei esse mesmo.
- bacon, um tanto bom hehehe eu devo ter usado uns 200g cortados em cubos. Daí é só colocar em uma frigideira em fogo baixo e deixar "suando". Sepere o bacon dourado e guarde a gordura do bacon.
- meia berinjela grande, eu cortei a metade ao meio, para fazer uns triangulos bem finos.
- cebola bem picadinha
- alho bem picadinho
- sal, pimenta e ervas.

Preparo:

Ferva uns 2 litros de água em uma panela, e depois que a água ferver coloque um pouco de sal e ferva as berinjelas por uns 3 minutos nessa água. Escorra e dê um choque térmico nelas. Na frigideira em que o bacon foi "suado", e com a gordura que saiu dele, doure a cebola e o alho. Refogue a berinjela aí. Coloque os pedaços de bacon e misture. Despeje a lata de molho de tomate. Eu gosto de colocar pelo menos mais meia lata de água, mas pode colocar mais ou nem colocar. Arrume o sal e coloque pimenta e ervas. Em uma panela grande ferva uns 5 litros de água, coloque sal e cozinhe o macarrão al dente. Junte o molho ao macarrão ou sirva separado.

É isso ai. É rápido e prático, infelizmente acaba usando coisas industrializadas.....eu prefiro fazer tudo hehehe. Mas fica muito bom. Vale a pena.

Um vinho da uva Gammay, uma uva boa pra todas as horas hehehehe pode ser bom pra acompanhar esse prato.

Aquele abraço

CH

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Essa eu aprendi com o Ivo

Essa eu aprendi com o Ivo Faria, Chef do Vecchio Sogno de BH. É uma farofa de neston!!! muito boa.......é ótima para acompanhar carnes, churrasco, carneiro e tudo mais.

Lá vai

Ingredientes
- Uma lata de Neston
- cebola ( a gosto)
- alho (a gosto)
- ervas (tomilho e alecrim) retire só as folhinhas, junte tudo e pique bem picadinho
- sal e pimenta do reino
- azeite

Preparo

Na frigideira aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Coloque o neston e vá misturando. Você vai ver que vai ficando mais escuro, daí pode colocar as ervas, temperar e tá pronto.

Pode colocar pedacinhos de bacon, banana!!!!! hummmmmmmm com banana fica bom de mais.....

é isso..

aquele abraço

CH

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

mais uma

Lá vai mais uma receita que eu costumo fazer, é uma "lasanha" de legumes.
Arredondei as quantidades de abobrinhas e de berinjelas, pode ser mais, vai depender to tamando que você quer fazer.

LASANHA DE LEGUMES AO MOLHO DE TOMATE E MANJERICÃO

INGREDIENTES:

- 4 abobrinhas
- 2 berinjelas
- parmesão ralado
- mussarela ralada
- outro queijo de sua preferência (ou até mais)
- molho (grosso) de tomate (quase um purê)
- manjericão a gosto
- cebola
- alho
- azeite

PREPARO

Cortar em fatias finas a abobrinha e a berinjela pelo comprimento (ou em rodelas bem finas). Espalhar em cima das fatias uma mistura de açúcar e sal (duas medidas de açúcar para uma de sal). Deixar descansando 40 minutos. Isso vai desidratar os legumes. Aquecer um pouco de azeite, dourar um tanto bom de cebola e alho, e dar só uma puxadinha, uma passada rápida só para aquecer mesmo as fatias dos legumes. Temperar com sal e pimenta. Montar as camadas (molho, abobrinha, molho, queijo, berinjela, molho, queijo....). leve para gratinar.

FINALISAÇÃO

Servir com algumas folhas de manjericão por cima.

Dica, da pra colocar carne seca também, fica muito bom.

Fica bem bom e barato.

Aquele abraço e aguardo comentários.

Carlos Henrique

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

receita

Olá a todos...........esses dias não tenho cozinhado muito, na verdade não tenho feito nada hehehehe voltei de viagem e estou arrumando a bagunça aqui ainda, então vou mandar uma receita que eu fiz tem um tempo. Estava com uns Kiwis pra perder aqui em casa e resolvi usar. Lá vai:

SUPREME DE FRANGO AO MOLHO DE KIWI E PIMENTA BRANCA

INGREDIENTES

SUPREME
- 2 supremes de frango ( o filé maior do peito)
- sal
- pimenta branca moída na hora
- azeite o suficiente para grelhar

MOLHO
- 3 kiwis descascados e cortados em cubos médios
- 1 cálice de vinho branco seco
- bouquet de ervas (pegue umas ervas e amarre com barbante tudo junto)
- 2 colheres de sopa de creme de leite fresco
- cebola bem picadinha
- azeite
- sal
- pimenta branca moída na hora
- 1 colher de sopa de pimentas branca em grão (menos um pouco)

PREPARAÇÃO

MOLHO
Junte os kiwis, o vinho, o bouquet e leve ao fogo. Deixe reduzir a metade. Retire o bouquet e bata no liquidificador. Não precisa coar se não quiser (eu prefiro sem coar, pra ver os pedacinhos de kiwi). Doure um pouco de cebola em um fio de azeite. Acrescente a mistura de kiwis. Acerte o sal e a pimenta. Acrescente o creme de leite. Em uma frigideira deixe torrar um pouco a pimenta em grão, quando começar a pular junte ao molho.

SUPREME
Tempere os supremes com sal e pimenta moída. Grelhe-os em um pouco de azeite.

Sirva o frango com o molho.

Fica muito bom. Eu já fiz essa receita com peito de frango recheado e empanado.

vinho: um da uva Chardonay leve, ou um da uva Sauvignon Blanc bem frutado.

Aquele abraço


Carlos Henrique

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Pernil de carneiro

Bom, como disse antes, em Lavras eu fiz dois pernis de carneiro no churrasco de um amigo meu. Vou colocar aqui como eu fiz, prefiro fazer de outra maneira, de um dia pro outro(ou até dois dias) em uma marinada de vinho e por aí vai, mas ficou muito bom mesmo assim, na correria hehehehehe lá vai:

Ingredientes

- um pernil de carneiro limpo ( é só tirar o excesso de gordura e de sebo que fica na carne. Atrás do joelho do carneiro tem uma glândula que vale a pena tirar também. Dizem que a carne não fica tão boa quando é feita com essa glândula. Nem precisa cortar a carne pra tirar, com o dedo mesmo tira. Entre os musculos atrás do joelho do carneiro tem uma entrada é só enfiar o dedo lá e tirar, ela fica meio que revistida com gordura e tem uma cor meio beje. Ah, é bom denervar o pernil também. Ele semrpe encolhe naturalmente, mas se tirar o tendão e cortar os nervos perto da ponta, ele encolhe menos e fica mais bonito).
- azeite
- sal
- pimenta (essa foi especial. É uma preparação síria, esse meu amigo é de familia lá da terrinha, e essa receita foi passada pra ele pelo avô. Vou tentar conseguir a receita, e com a autorização desse amigo vejo se posso colocar aqui no blog)
- ervas (eu usei hortelã fresco e alecrim desidratado poque não tinha fresco)
- vários dentes de alho descascados
- bacon cortados em bastões (com carne e gordura)

Preparo

Em uma vasilha, coloque as ervas, pode cortar as folhas maiores, e muito azeite. Reserve.
Faça pequenos buracos no pernil (para caber um pedaço de bacon e um dente de alho). Faça um tanto bom. Com a mistura de ervas e azeite besunte bem o pernil, e vá esfregando a mão como se tivesse massageando mesmo. Cuide para que entre azeite nos buracos também. Salgue e coloque a pimenta esfregando do mesmo jeito. Coloque em cada buraco um bastãozinho de bacon e um dente de alho (pode cortar o dente de alho para caber). Faça isso em todo o pernil (nos dois lados hehehe). Deixe descançar. Coloque o pernil em uma forma e passe papel aluminio por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. O legal é assar em forno baixo mesmo, leva umas 3 horas ou mais, depende do tamanho do pernil e do forno. A cada 40 minutos ou uma hora, destampe o pernil e regue com a gordura que escorrer. Tampe de novo e leve ao forno novamente. Repita isso até o prenil ficar assado. Daí tire o papel aluminio e deixe dourando por uns 15 minutos.

Bom, estou vendo se faço um pernil por esses dias, daí passo mais outra receita.

Aquele abraço.

Ah, um belo vinho da uva Syrah vai muito bem com esse prato. Syrah e carneiro fazer um belo casamento hehehe

Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails