sexta-feira, 23 de maio de 2008

mais filet de porco


Esse final de semana me deu uma baita vontade de comer filet de porco de novo. Comprei e fiz uma receita bem legal. Ai vai. Não fiz medalhão dessa vez. Fiz outro corte, o chateaubriand. Fica maior que o medalhão, tem algumas maneiras de fazer o corte. Eu corto um medalhão um pouco maior (tem que levar em conta que o filet do porco é bem menor que o filet do boi), uns três dedos. Depois, coloco ele em pé e amasso hehehe isso ai. Pode colocar um plástico por cima e amassar com martelo ou com a mão mesmo. Eu prefiro com a mão, por que daí não fere tanto a carne. Eu gosto assim por que fica maior e mais suculento, do que só cortar um "bife" mais grosso hehehe. Essa receita tem o lado bom de só usar uma panela e uma fôrma, bom de mais.... não tem tanta coisa pra lavar depois hehehehe É isso, ai vamos a receita:

Chateaubriand de Filet de Porco, com molho de caqui servido com abobora recheada com farofa de banana.

Ingredientes (para duas pessoas)

- Dois chateaubrinds de filet de porco
- uma abobora italiana média, daquelas compridas e tal. Corte-a ao meio, e com um boleador retire o miolo. Cuidado para não furar a casca. Eu não tiro tudo, deixo um pouco ainda, só o suficiente para conseguir rechea-la depois. Reserve um pouco desse miolo, corte bem pequeno.
- neston, isso ai, não sei se ja passei essa receita, aprendi com o Ivo Faria, fazer farofa usando neston, fica bem bom.
- banana caturra, ou a que você gostar mais, umas duas cortadas em cubinhos
- uns 8 dentes de alho
- umas duas colheres de sopa de cebola bem picadinha
- uns dois caquis grandes e maduros.
- vinho branco, eu usei cachaça, mas da um gosto bem forte, acho que com o vinho ficaria melhor.
- manteiga, umas duas colheres de sopa
- azeite para grelhar
- ervas, eu usei tomilho
- sal e pimenta

Em uma frigideira média e um pouco mais alta, grelhe em um pouco de azeite a carne já temperada com sal e pimenta. Grelhe de um lado, quando começar a sair "o suco" da carne do outro lado, vire, espere um pouquinho e pronto. Reserve na fôrma. Na mesma frigideira, coloque a manteiga pra derreter, aproveitando o "fundo" que a carne deixou. Refogue o alho (bom, eu só descasco, viro a faca e amasso o alho, não corto, gosto dele inteiro. No maximo corto na metade se estiver grande de mais). Depois de refogado coloque a banana e um pouco da polpa da abobora, não coloque de mais por que se não, não da para rechear depois hehehe, refogue, desligue o fogo e coloque o neston, tanto você achar que baste. Coloque as ervas, apure o sal e a pimenta. Recheie as duas metades da abobora. Coloque na mesma fôrma dos filets, regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido. O tempo varia, mas uns 10 minutos são suficientes para a carne ficar bem passada, mas suculenta (ninguem vai querer comer carne de porco mal passada por favor) e a abobora cozida e crocante.
Enquanto isso, usando a mesma frigideira, doure a cebola, e coloque os caquis esmagados (eu não corto com a faca não, esmago com a mão mesmo). Refogue rapidamente e coloque o vinho (ou a cachaça). Deixe apurar. Coloque sal, pimente e as ervas. É o tempo da carne e da abobrinha ficarem prontas. Talvez até mais rápido.
Daí é só montar o prato. Eu reservei alguns gomos do caqui para decorar, e com o boleador fiz uma bolinha, quando tirei o miolo da abobora.

Bom, não comemos com um vinho, mas deixa pra próxima hehehe

Aquele abraço

CH

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Momento glutão

Agora um momento glutão. Para ver o jogo que passou nos ultimos finais de semana eu fiz dois petiscos, vou colocar só o segundo aqui. É um frango empanado a minha moda hehehehe lá vai:


Ingredientes:


- 1kg de coxinha da asa
- uma cenoura grande, cortada em rodelas
- 3 talos de salsão, cortado em rodelas
- talos de salsinha (ou pode usar tudo se você quiser)
- duas cebolas pequenas, mas não tanto hehehehe só cortada em quatro
- uns 5 dentes de alho, descascados
- eu usei um resto de sálvia que tinha aqui em casa também
- uns 4 cravos
- duas folhas de louro
- meio talo de alho poró, cortado fino
- dois tomates, sem sementes cortados em tiras
- sal
- tabasco, aquela pimenta mexicana, se não tiver use a pimenta alguma de sua preferencia. Da pra fazer um "tabasco" genérico, no fim da receita eu ensino.
- páprika doce
- vinho branco, ou não hehehe eu usei por que tinha um vinho aberto que ja estava fazendo aniversário na minha geladeira.

Preparo

Tempere o frango com sal, tabasco, páprika doce e com o vinho. Se quiser corte uns 3 dentes de alho e tempere com eles também. Deixe uma meia hora pra tomar gosto.
Em uma panela, dê uma grelhada no frango, bem rápida e adicione todo o resto dos ingredientes: cebola, alho, cenoura, salsão, alho poró, tomate, talo da salsinha, sálvia, cravo, louro; coloque água só até tampar e deixe cozinhando, até a carne começar a querer soltar do osso.





Na foto ainda não tinha colocado água.





Depois de cozido, é hora de empanar e fritar, aí vai como eu empano:



-Farinha de trigo

- Ovo batido


-Farinha de rosca (agora vai um segredo, pra ficar crocante, é só colocar azeite ou óleo na farinha de rosca, até ficar parecendo uma areia molhada, que da formato quando você aperta na mão, mas que se desmancha também)



Passe as coxinhas na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.





























Bom, não deu nem tempo de tirar foto depois de frito hehehe essa ai é só do frango depois de empanar.

Aí vão algumas dicas:

Tabasco: pegue algumas pimentas dedo de moça, corte ao meio e retire as sementes, deixe apenas um quarto de semente em cada pimenta. Faça isso com umas 10 pimentas, ou menos, vai depender, vai no olho. Coloque no liquidificador e bata com vinagre (pode ser de arroz) e sal. Vá experimentando pra ver o que falta.

Canja: com o que sobrou na panela, depois de cozinhar as coxinhas, faça uma canja. Bata tudo no liquidificador, coe e leve ao fogo de novo. Quando ferver vai subir a gordura, retire com uma colher. Coloque água se estiver muito forte. Pode colocar frango desfiado pra dar um tchan heheehehe fica muito bom. De uma olhada no sal e na pimenta também.

Empanar: essa eu nunca fiz, mas deve ficar legal. Faça uma farinha com Corn Flakes, ou esmigalhe só. Depois de passar pela farinha de rosca passe pelo ovo e por essa farinha, ou pelas migalhas de sereal de milho (sem açucar!!! hehehe) e frite normalmente. Diz que fica bem crocante.
outra boa pra empanar é colocar parmesão junto com a farinha de rosca. Daí é só fritar normalmente. Essa eu nunca fiz também, mas deve ficar bom de mais.

é isso, aquele abraço

filet mignon de porco



Olá pessoal, no feriado do dia primeiro, fiz uma receita muito legal. É com filet mignon de porco. Uma carne muito boa e barata, que quase ninguem compra. Paguei 6 reais o kilo. Bom, pra receita eu usei o filet mignon, arroz branco, maxixe e um molho de geléia de pimenta, com base de abacaxi. Lá vai:

para 4 pessoas

Ingredientes:


Carne


- 1kg de filet mignon de porco. Limpe e corte em medalhões


- sal e pimenta


- noz moscada


- azeite, ou oleo para grelhar




Molho


- uma cebola, daquelas pequenas, picadinha


- geléia de pimenta, eu usei umas 4 colheres de sopas bem cheias


- vinho tinto, devo ter usado um cálice cheio


- sal

Maxixe


- uma bandeija, devia ter uns 10 maxixes


- cebola, das pequenas, bem picadinha


- alho bem picado


Arroz branco para acompanhar


Preparo

Carne:


Tempere a carne com sal, pimenta e a noz moscada e deixe uns 10 minutos pra tomar gosto. Grelhe de todos os lados. Coloque os medalhões em uma fôrma e leve ao forno. Carne de porco tem que ser bem passada, se não, não rola. Uns 10 ou 15 minutos no forno ja bastam.




Molho:


Doure a cebola e coloque a geléia. Deixe derreter só um pouco e ja coloque o vinho. Mexa e deixe reduzir um pouco, quando não estiver sentindo mais cheiro de álcool ja está bom. Prove e acerte o sal.



Maxixe:


O maxixe parece um pepino, mas só que é menor e cheio de espinhos. Retire os espihos da pele, pode descascar ou só raspa-los. Eu descasco, tomando cuidado para não tirar mais que a pele. Corte em rodelas. Aqui você pode escolher em come-los cru, como uma salada, refogar, fazer fafora e etc. Eu dourei uma cebola, alho e refoguei um pouco. Sal e pimenta.




Sirva com arroz branco, ou com a guarnição que preferir.




É isso, aquele abraço.


















Da uma olhada ai

Related Posts with Thumbnails